A The Pokémon Company foi acusada, durante o último fim de semana, de ameaçar retirar os co-hosts do programa Nintendo Minute por jogarem o Modo Nuzlocke em uma de suas transmissões. De acordo com Kit Ellis e Krysta Yang, os executivos não ficaram nada felizes por jogarem uma modalidade criada por fãs e quase foram eliminados do programa de criadores. Eles afirmam que foi dito a eles que “consideram no mesmo nível de usar ROMs hackeadas”.
Para esclarecer o problema, a empresa se pronunciou ao afirmar que não tem consequência alguma com criadores usando as regras para desenvolver conteúdo sobre o título. “Não temos problema algum com fãs e influencers jogarem com o Modo Nuzlocke”, afirmaram para Joe Merrick do site Serebii. O próprio Merrick afirmou também que apesar da afirmação dos apresentadores, até hoje, não viu ninguém sendo retirado por fazer isso desde a sua popularização há alguns anos.
Controvérsia na The Pokémon Company
Vale lembrar que o Nintendo Minute era um programa oficial da Big N e nem tudo parece ser tão preto e branco assim. Partindo para o campo do “achismo”, enxergo facilmente a The Pokémon Company realmente se opondo à utilização de um modo criado por fãs para mostrar algo relacionado aos seus games nos canais principais. Considerando que até hoje a companhia não integrou isso oficialmente aos jogos, como Coromon e Nexomon fazem, há de se acreditar que não são tão a favor assim.