O jogador Willis Gibson, de apenas 13 anos de idade, foi a primeira pessoa a finalizar o jogo Tetris desde o lançamento de sua versão original – em 1984. Ele vive em Stillwater (Oklahoma, nos Estados Unidos) e conseguiu a proeza ainda no fim de 2023, no dia 21 de dezembro. No que milhares pararam no nível 29, ele alcançou o nível 157 e fez a tela congelar ao atingir 999999 pontos – o limite do software.
Ao finalizar, ele mal podia acreditar na sua conquista e afirmou que “não sentia os dedos”. Vale notar que este tipo de feito só foi obtido antes através da inteligência artificial, o que traz ainda mais méritos à criança. Ele jogava de forma competitiva desde o ano de 2021, participando de torneios sob o nome de “Blue Scuti” e mesmo sendo fora de sua época, revelou que descobriu a experiência através do YouTube.
O maior jogador de Tetris
A mãe do jovem, Karin Cox, investiu no desejo de jogar Tetris e comprou um RetroN – qual tem o mesmo hardware do antigo console da Nintendo e também adquiriu um televisor de tubo, auxiliando a ter uma experiência similar ao que era vista nos anos 80. Em uma semana, Willis já passava 20 horas no jogo.
E, apesar de masterizar um dos maiores ícones do mundo dos games, ele não pensa em investir em títulos mais recentes. “Eu não gosto dos jogos mais novos na mesma proporção que os games antigos”.
Outro aspecto interessante é que ele já participou de diversos campeonatos, ficando em terceiro lugar no Classic Tetris World Championship – em outubro de 2023. A somatória dos prêmios que já levou para casa é de US$3.000 e, pelo visto, ele não deve parar tão cedo.
Um dos pontos mais curiosos é de que o criador da experiência, Alexey Pajitnov, não se pronunciou oficialmente sobre o feito de Willis até o momento que este texto foi escrito. No máximo, compartilharam a conquista dele nas redes sociais oficiais da franquia.