Após diversos rumores, a Sony finalmente está fazendo um movimento curioso dentro da indústria e está contratando diversos profissionais que podem ajudá-la a oferecer um serviço de cloud gaming. No momento eles estão contratando 22 profissionais da área, com a descrição de “desenvolver e entregar nossa visão estratégica para streaming de jogos em nuvem no PlayStation”.
Eles inclusive admitem que isso será o foco da indústria no futuro. “Cloud Gaming está no caminho de se tornar a maior parte do mercado de jogos eletrônicos”. Em 2021 a companhia também buscava por um arquiteto de hardware para a sua estrutura de servidores, trabalhando em conjunto com a nuvem e machine learning.
Uma nova equipe na Sony
A maioria das vagas está sendo encaminhada para Aliso Viejo, na Califórnia. Lá é onde ficava o Gaikai, o pioneiro de cloud gaming que a Sony trabalhou na década passada. A equipe se chamará “Future Technology Group” e não há uma previsão para iniciarem os projetos. Eles também revelaram que usarão as redes Kubernetes e Amazon AWS.
O que mais chama a atenção nisso tudo é a presença de Mark Cerny no projeto, o responsável pelo desenvolvimento do PS4 e do PlayStation 5 que registrou diversas patentes entre 2022 e 2023 sobre Cloud Gaming. Mais detalhes devem ser divulgados no futuro, conforme avançarem nas contratações e na tecnologia também.