Skip to main content

Parece que temos um Sherlock Holmes aqui… mas será que o maior detetive de todos os tempos conseguiria escapar das garras do horror cósmico dos mitos de Cthulhu? Essa é a proposta da desenvolvedora Frogwares para o próximo título da sua franquia. Sherlock Holmes: The Awakened vai mostrar o personagem clássico da literatura investigando um mistério que vai muito além da compreensão humana e lutando para manter sua sanidade intacta. O título é o remake de um jogo de 2006 e está chegando em fevereiro de 2023, para Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC.

Segundo a descrição oficial, “um culto obcecado por Deus Antigo está fazendo movimentos nas sombras para trazer uma profecia que altera o mundo e cabe à jovem dupla de detetives estragar seus planos”. O jogo original marcou a estreia da desenvolvedora Frogwares com os personagens de Holmes e Watson e sua história também funcionava como uma espécie de origem. Segundo o estúdio, os eventos assustadores dessa aventura ajudaram a moldar a personalidade dos dois para todo o sempre.

Sherlock Holmes: The Awakened é dedicado aos sobreviventes da guerra na Ucrânia

A Frogwares foi fundada em 2000 em Kiev, capital da Ucrânia. Desde a invasão russa ao país, no início desse ano, os trabalhos se complicaram na empresa. Sherlock Holmes: The Awakened chegou a ser adiado por tempo indefinido e corria o risco de não ser finalizado, apesar da campanha de financiamento coletivo no Kickstarter. Felizmente, a Epic Games arrecadou fundos para ajudar desenvolvedores de jogos e refugiados a se alocarem fora da Ucrânia e a Frogwares conseguiu transferir parte de suas operações.

No trailer de Sherlock Holmes: The Awakened, o estúdio explica que alguns de seus 90 funcionários ainda estão na linha de frente para repelir os invasores, enquanto outros tantos estão ajudando em trabalhos voluntários. A empresa aproveitou o momento para agradecer a todos que contribuíram, seja financeiramente ou simplesmente com mensagens de apoio, para manter a Frogwares funcionando. Por causa de tudo isso, o jogo é dedicado ao povo ucraniano e seus amigos.