Skip to main content

A última atualização de sistema do Xbox Series trouxe uma surpresa desagradável para os usuários. Ao tentar usar um controle ou qualquer acessório que não foi fabricado pela Microsoft, os jogadores estão recebendo o código de erro 0x82d60002, anunciando que esses produtos serão bloqueados e se tornarão inutilizáveis no console.

O erro vem acompanhado da seguinte mensagem: “Um acessório conectado não está autorizado. Utilizar acessórios não autorizados compromete sua experiência nos jogos. Em razão disso, o acessório não autorizado será bloqueado em 12/11/2023”. Sendo assim, os jogadores terão apenas duas semanas para continuar usando seus produtos não licenciados.

Mensagem de erro que está circulando as redes sociais

A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente a respeito desta medida, mas já circulam rumores de que essa decisão parte de uma iniciativa que lançará uma nova linha de acessórios oficiais para o Xbox Series. Outra teoria envolve o combate à pirataria, mas este bloqueio acaba afetando muitas empresas que produzem acessórios de qualidade, como é o caso dos controles de arcade utilizados em jogos de luta, por exemplo.

Até que a situação seja regularizada, muitos fabricantes de acessórios third-party já confirmaram que seus produtos serão bloqueados a partir do dia 12 de novembro. Alguns usuários de Xbox Series também estão relatando um mal funcionamento de seus itens após a última atualização, então a medida pode estar afetando o desempenho dos acessórios desde já.

A Microsoft tomou algumas decisões polêmicas na última semana. Além desta limitação do tipo de hardware utilizado em seus consoles, recentemente ela também aumentou o preço do Xbox Series S no Brasil, o que gerou grande revolta na comunidade.