A Microsoft abandonou de vez o nome Xbox Live, mudando o serviço online das suas plataformas para Xbox Network. A mudança foi abrupta e a empresa nem se deu ao trabalho de avisar os fãs, que tomaram um susto ao ver a nova nomenclatura. A intenção dela é simples: diferenciar a utilização de suas redes da assinatura Xbox Live Gold, que permite a aquisição de vários jogos de forma gratuita mensalmente e acesso aos títulos online dentro de suas plataformas.
A empresa se pronunciou sobre a troca, alertando que isso será de forma definitiva. “A atualização da linguagem tem o intuito de distinguir a nossa rede subjacente com o serviço pago. Porém, não haverão mudanças programadas que afetem a experiência dos usuários em nossas redes”.
Dashboard no longer refers to it as Xbox Live pic.twitter.com/nVf0BQ9ABl
— EvilBoris (@EvilBoris) March 20, 2021
A mudança já foi vista pelos fãs, que postaram em suas redes sociais o novo nome aparecendo em seu Xbox, por exemplo. Porém, a Microsoft é bem clara quanto à troca. “Xbox Network se refere à rede online das plataformas, que incluem o Xbox 360, Xbox One e Xbox Series, quais foram atualizados dentro do Contrato de Serviços“. Agora só temos de nos acostumar.
Esta não é a única mudança realizada em nomes de redes que houve nos últimos tempos. A Electronic Arts também alterou o nome da Origin nos PCs, chamando de EA Desktop App a partir de setembro de 2020. Além disso, a Ubisoft também resolveu fazer uma mudança e o Uplay e a Ubisoft Club se transformaram na Ubisoft Connect. A Blizzard tentou o mesmo com a Battle.net, mas mudou de ideia e o nome é mantido até os dias atuais.