Performance e produtividade é o foco de quem busca atualizar o PC com um SSD. E é também preciso garantir o seu melhor funcionamento, acompanhando a saúde do drive e as atualizações com o Kingston SSD Manager (KSM). O software monitora a saúde do SSD instalado no seu computador e garante que os firmwares estejam funcionando perfeitamente.
“O firmware é a linguagem de programação do hardware, como a BIOS da placa-mãe que gerencia as aplicações de hardware sem intervenção humana. Por isso, é importante checar se tem alguma atualização disponível, pois isso pode trazer melhorias de performance, gestão energética e até compatibilidade”, explica Iuri Santos, gerente de tecnologia da Kingston Brasil.
O KSM confere a vida útil do SSD, mostra se a segurança está ativada e qual o nível, e garante o monitoramento do SSD através da evolução de uso ou por ferramentas de segurança do drive. “O ideal é que verifique o KSM ao menos uma vez ao mês para checar se está tudo certo”, explica Iuri. Em SSDs com criptografia como o KC600, o KSM consegue também destruir a criptografia e seus dados, permitindo resetar o dispositivo de forma segura.
O Kingston SSD Manager ainda permite que o usuário acompanhe a vida útil do drive. “O KSM irá sinalizar quando o SSD estiver com um desgaste avançado, algo que pouquíssimas pessoas irão testemunhar. Nesse momento, ainda que seja necessário realizar a troca de SSD para gravação de novos dados, o antigo ainda será útil para leitura de backup. Ou seja, não se perde o produto, apenas se dará uma outra funcionalidade para o SSD”, ensina Iuri.