Durante o tribunal entre a Federal Trade Commission e a Microsoft, Jim Ryan – responsável pela PlayStation – afirmou que não enxerga a exclusividade de Starfield como “anti-competitiva”. Ele até afirma que não gosta deste tipo de abordagem, mas que não tinha reclamações a fazer sobre o novo jogo da Bethesda não fazer parte do ecossistema dos consoles que trabalham.
O seu problema começa quando os estúdios Xbox tentam se aproximar da Activision, tentando abocanhar os lucros de franquias como Crash Bandicoot e Call of Duty. Ainda que Phil Spencer e os demais executivos da corporação tenham afirmado que continuarão levando estas obras para o PlayStation e para a Nintendo, isso não impede o responsável da Sony Interactive Entertainment de continuar tentando interrompê-los.
A persistência de Jim Ryan
A compra da Microsoft sobre a Activision está a mais de um ano parada justamente pelos esforços de Jim Ryan, que se reuniu com diversos órgãos regulamentadores para tentar impedir a aquisição. Neste tempo, a PlayStation adquiriu diversos outros estúdios como a Bungie e a Firewalk Studios – seguindo para novas implementações no mercado enquanto tenta barrar uma das maiores de seus rivais.