A franquia Gears of War completou 16 anos de seu lançamento inicial na segunda-feira (7) e a Netflix soltou uma notícia bombástica: adaptações estão à caminho no serviço de streaming. A produtora uniu forças com o estúdio Coalition, atual responsável pelos jogos, para criar um longa-metragem em live-action do universo do jogo e também uma série animada para o público adulto. Além disso, a Netflix revelou que o projeto pode se estender, uma vez que existe “potencial para mais histórias”.
O primeiro Gears of War foi lançado para o Xbox 360 em 7 de novembro de 2006 e praticamente inaugurou um gênero. De lá pra cá foram cinco jogos da série principal, três jogos derivados, três séries em quadrinhos pela DC Comics, oito livros e até uma versão de tabuleiro. A franquia foi desenvolvida pela Epic Games, sob o comando de Cliff Bleszinski, que estiveram envolvidos no desenvolvimento dos três primeiros jogos. A partir de 2014, a Microsoft compra os direitos da marca e o desenvolvimento passa a ser feito pelo estúdio Coalition, formado por ex-integrantes da equipe original.
Gears of War nos cinemas é sonho antigo
Por enquanto, não há mais nenhum outro detalhe sobre as adaptações. A Netflix anunciou e saiu correndo. O que se sabe é que a franquia de jogos estava na mira de Hollywood de longa data. Em 2009, o diretor Len Wiseman, dos filmes Anjos da Noite e de Duro de Matar 4.0, estava à frente de levar Gears of War para os cinemas. O roteiro estava sendo escrito por Wiseman e Chris Morgan, responsável pelos roteiros de O Procurado e Velozes e Furiosos. O diretor visualizava o projeto como uma trilogia que seria “basicamente, uma versão barra-pesada de Senhor dos Anéis”.
O ator Dave Bautista, conhecido por ser o Drax no Universo Cinematográfico da Marvel tentou por anos garantir o papel principal na adaptação. A semelhança física com Marcus Fenix ajudava bastante nesse sonho. Infelizmente, a produção naufragou diante dos altos custos envolvidos. Bautista acabou participando da franquia, mas por outros caminhos.