A febre dos “boomer shooters” parece não ter fim e Graven busca resgatar os bons tempos de Heretic e Hexen. O título de fantasia sombria mistura FPS, feitiçaria e uma atmosfera macabra e já está disponível em Acesso Antecipado.
O jogo traz a assinatura da antológica 3D Realms (dos inesquecíveis Duke Nukem 3D, o Shadow Warrior original e o recente Ion Fury). Aqui, a empresa volta a atuar como produtora, dividindo a função com a também veterana 1C Entertainment. A Slipgate Ironworks cuidou do desenvolvimento do jogo, adicionando mais esse título retrô a um catálogo que já contava com os remakes de Rise of the Triad e Kingpin.
A trama de Graven dá o tom soturno da jogabilidade. De acordo com a sinopse oficial, o jogador irá “rasgar através de terrores sobrenaturais desencadeados por seitas heréticas e pecadores dementes como um sacerdote desgraçado da Ordem Ortogonal”. Traído por sua própria ordem e injustamente exilado, o protagonista receba uma missão do Criador: exterminar a corrupção do mundo.
A partir daí, o herói involuntário chega ferido em uma região pantanosa castigada por um praga. Ele traz somente a roupa do corpo, uma moeda, um cajado mágico e seu diário. Cabe ao jogador de Graven explorar os arredores, decifrar enigmas, conversar com os nativos e, claro, encarar as ameaças mais cabulosas desse mundo. Ao todo, serão mais de 30 tipos de criaturas variadas em seu caminho.
A grande sacada de Graven é oferecer ao jogador um universo imersivo, mais parecido com o dos RPGs, com soluções para os obstáculos que vão além de matar tudo que se encontra. Com uma ampla gama de feitiços, será possível encontrar áreas secretas ou liberar a criatividade para destruir seus inimigos.
Por enquanto, Graven está disponível apenas em Acesso Antecipado para PC (via Steam, Epic Games Store, GOG e outras lojas digitais). O lançamento da versão completa deverá acontecer em 2022, quando o jogo chegará também para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Switch.