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Pode pousar a nave e remover o capacete. No dia 5 de agosto, os servidores de EVE: Valkyrie serão desligados, os perfis de mídia social do jogo serão desativados e até o site oficial deixará de existir. Segundo a desenvolvedora CCP, responsável pela franquia espacial, a decisão foi tomada para focar em outros projetos da empresa. Por enquanto, não há detalhes se o modo solo do jogo continuará disponível para os jogadores, mas o comunicado deixa claro que seu suporte será encerrado.

“Pilotos intrépidos – todas as coisas boas chegam ao fim, mesmo para as Valquírias imortais”, informa a CCP em seu aviso. Ironicamente, o jogo gira em torno de uma elite de pilotos que atingiu a imortalidade. A empresa continua: “estamos incrivelmente orgulhosos do que realizamos (…) e queremos estender nosso profundo apreço a todos os nossos jogadores pelo apoio durante todo o ciclo de vida do jogo. É uma honra fazer parte de uma comunidade tão dedicada”.

EVE: Valkyrie foi pioneiro em Realidade Virtual

Falando em honra, o título de combate espacial foi o primeiríssimo jogo lançado para o Oculus Rift, inaugurando a promessa dos títulos de Realidade Virtual. A plataforma ainda não decolou como se imaginava e agora perde um de seus mais impressionantes exemplos de suas possibilidades. Ambientado no mesmo universo de EVE Online, o jogo focado em ação levou o MMORPG para novos horizontes.

EVE: Valkyrie nasceu como EVE:VR, um projeto pessoal de alguns profissionais da CCP em seu tempo livre. Uma demo do jogo foi exibida em uma convenção para fãs em 2013 e conquistou a audiência. A desenvolvedora deu sinal verde para a criação de um jogo completo, com uma equipe de 24 profissionais, que reescreveram o código-fonte para Unreal 4. O jogo chegou aos jogadores em 2016, inaugurando o Oculus Rift e saindo meses depois para o PlayStation VR.