Sua agenda do ano que vem vai ganhar a primeira anotação: a E3 2023 já está garantida para a segunda semana de junho, no Centro de Convenções em Los Angeles. O evento que não aconteceu nem presencialmente nem online em 2022 e chegou a ser considerado extinto por especialistas está de volta com força total no próximo ano. O anúncio da ressurreição foi realizado pela Entertainment Software Association (ESA), responsável pela feira, com bastante antecedência dessa vez.
De acordo com o comunicado, o comando do evento não poderia estar em melhores mãos. Em 2023, a produtora ReedPop promete entregar uma autêntica celebração da indústria dos jogos eletrônicos. A ReedPop é especializada em feiras de larga escala, focadas no público, e responde pelo sucesso de eventos como a PAX, New York Comic Con e Star Wars Celebration. Lance Fensterman, presidente da produtora, está empolgado: “com o apoio e o endosso da ESA, vamos construir um evento de classe mundial para servir a indústria global de jogos”.
Como vai ser essa E3 2023?
Em 2022, as produtoras de jogos conseguiram sobreviver sem um evento unificado em junho. Diversas empresas (como Microsoft, Sony e Devolver) seguiram sua programação normal com apresentações lotadas de anúncios para os consumidores, enquanto outras produtoras se aliaram em eventos diversificados. A grande pergunta que fica agora é se ainda existe espaço para uma E3 no cenário. Mesmo antes da pandemia, o evento estava atravessando uma espécie de crise de identidade e o êxodo de grandes produtoras.
De acordo com a ESA, “a E3 2023 receberá de volta editores, desenvolvedores, jornalistas, criadores de conteúdo, fabricantes, compradores e licenciadores. O evento também destacará vitrines digitais e apresentará componentes de consumo em pessoa”. Essa mistura de virtual com presencial certamente terá um forte valor simbólico para a comunidade, afinal, apesar de todas as críticas, a E3 segue sendo a grande festa dos jogos eletrônicos e permaneceu ausente fisicamente por três anos seguidos.