A indústria de jogos eletrônicos tem suas lendas de bastidores e seus mitos e poucos superam Beyond Good & Evil 2. Como história de perseverança, ele acaba de superar o recorde de Duke Nukem Forever em tempo em desenvolvimento. Já dá pra fazer piada? Será que ele será minimamente bom quando for lançado ou irá repetir a decepção do jogo de tiro? A Ubisoft anualmente jura que a continuação não foi cancelada e segue em produção, então só podemos esperar por enquanto.
Em números precisos, Duke Nukem Forever foi anunciado em 1997 e foi lançado 5156 dias depois, em 2011. Não valeu a espera. Por outro lado, entre o primeiro trailer de Beyond Good & Evil 2 e hoje, já se passaram 5237 dias. Nesse meio tempo, a continuação passou por um reboot na ideia original, trocou de motor gráfico e perdeu a figura de Michel Ancel, criador do primeiro jogo e responsável por essa sequência, que decidiu se aposentar.
Beyond Good & Evil 2 não é o jogo mais antigo em produção
Embora Duke Nukem Forever tenha se tornado uma espécie de referência quando se fala em jogos atrasados e detenha o recorde no Guiness, nem ele nem o título da Ubisoft podem ser considerados os jogos mais longos em desenvolvimento. Metroid Dread, para ficar em um exemplo bastante conhecido, foi mencionado originalmente em 2005 e lançado somente em 2021. Na zona dos pouco conhecidos, o jogo finlandês UnReal World iniciou seu desenvolvimento em 1990 e só foi lançado em 2016.
Entretanto, se estendermos as regras para títulos que ainda não foram lançados (como Beyond Good & Evil 2), a lista de esquecidos no churrasco também tem nomes famosos. Half-Life 2: Episode Three foi prometido em 2006 e dezesseis anos depois continua supostamente em desenvolvimento na Valve.