O climão está no ar. A produtora Square Enix anunciou em março que não iria descontinuar Babylon’s Fall. Porém, seis meses depois, as vendas foram suspensas e foi anunciado o desligamento dos servidores para fevereiro do ano que vem. Atsushi Inaba, CEO da PlatinumGames, desenvolvedora responsável pelo jogo, resolveu soltar o verbo, pedir desculpas, compartilhar a decepção dos fãs e meio que lançar a braba pra cima da Square-Enix.
O executivo reconhece que “essa conclusão infeliz pode ter sido algo que desencadeou alguma decepção, talvez até raiva, para nossos fãs e jogadores dedicados”. E completou: “qualquer decepção que possamos ter causado por nossa base de fãs é algo que sentimos muito (…). Fornecer qualquer sentimento além de prazer e diversão em nossas criações para os jogadores é algo com que não estamos muito felizes como desenvolvedores”.
Babylon’s Fall teria sofrido interferência da Square Enix
O que se comenta nos bastidores é que a PlatinumGames queria uma direção para Babylon’s Fall, mas a produtora Square Enix insistiu na introdução de elementos de jogo como serviço. Esses componentes foram criados e administrados pela produtora. O resultado não teria agradado nem aos jogadores, nem aos profissionais da PlatinumGames. Diplomaticamente, Inaba não chega a apontar dedos, mas insinua que título poderia ter tido um desfecho diferente se o estúdio tivesse controle total da obra.
Nas palavras do CEO do estúdio, todos os elementos de um jogo “precisam estar fortemente conectados internamente e precisam ser vistos, valorizados e valorizados pelas mesmas pessoas, na mesma equipe, na mesma empresa”. Ele também mencionou outro cenário para Babylon’s Fall: “se hipoteticamente fôssemos fazer tudo por conta própria para desenvolver o jogo, com controle total, se falhássemos, seria 100% por nossa conta e, se tivéssemos sucesso, seria basicamente por nossa conta”.