Skip to main content

Com o lançamento de Alan Wake II se aproximando, as configurações de hardware recomendadas da versão de PC enfim foram reveladas e os resultados são desanimadores. Nem mesmo um computador da NASA está conseguindo rodar o jogo no ultra, com resolução em 2160p, 60fps e ray tracing ativado.

Utilizando a última pesquisa de hardware da Steam (publicada em setembro), o usuário do Reddit Surnunu apurou que somente 7,15% dos usuários da plataforma conseguiriam rodar o jogo em alta qualidade. Um detalhe: ele usou as configurações máximas de base, mas reforça que o game só consegue atingir os 1080p e 60fps nessas condições, ou seja: nem uma super máquina consegue fazer o título rodar em 2160p.

Para alcançar a qualidade máxima de 2160p e 60fps, a Remedy recomenda placas de vídeo RTX 4070 ou RX 7800XT com apoio do DLSS/FSR2; contudo, a resolução ficaria no 1080p e não na que está sendo mencionada. Já o 1080p teoricamente consegue ser alcançado por uma GeForce RTX 3070 ou uma Radeon RX 6700 XT, mas o resultado é ainda mais catrastrófico: o jogo acaba rodando em 540p nessas condições.

Segundo a Remedy, os requisitos técnicos estão altos porque somente dessa forma os jogadores poderão usufruir de toda a experiência cinematográfica proposta pelo jogo. Vale ressaltar que, a princípio, Alan Wake II nem teria suporte para 60fps nos consoles, priorizando apenas o visual. O estúdio acabou voltando atrás nessa decisão após algum tempo.

Alan Wake II chega para PS5, Xbox Series e PC na próxima sexta, 27 de outubro. Para quem for jogar a vesão de PC, é melhor já ir se preparando!