Skip to main content

Como criar ovos de Pokémon

A criação de ovos não é uma novidade de Sword e Shield e todos que já buscaram o 100% de sua pokédex nos demais títulos já devem estar bem familiarizados. Basicamente, ao invés de depender da sorte de encontrar um Pokémon específico mais de uma vez, você pode “criar” um novo através de um ovo.

O primeiro passo é ir até uma enfermaria. Existem duas no jogo: uma na Rota 5 e outra na Wild Area (localizada na região Bridge Field). Lá, você deve deixar dois Pokémon do mesmo tipo e com sexo oposto (um macho e uma fêmea) para que eles produzam um ovo daquela mesma espécie. Esse pode ser um processo bem demorado sem um Oval Charm, pois é preciso que os dois Pokémon estejam bem entrosados para produzir um ovo.

Felizmente, existe uma coisa que facilita bastante: você não precisa ter um Pokémon de cada sexo para fazer seus ovos, basta ter um Ditto. Os Dittos são encontrados na Wild Area e, quando o deixamos na enfermaria com outro Pokémon, ele o clona, criando um ovo em um piscar de olhos. É possível clonar qualquer criatura com um Ditto, exceto os lendários e míticos. Então lembre-se: na hora de criar um ovo, além do Oval Charm, é essencial ter um Ditto!

Você sabe que seus Pokémon fizeram um ovo quando a NPC da enfermaria colocar a mão no queixo (como mostrado na imagem acima). Para chocá-los, basta deixar o ovo na sua party e ficar andando até ele chocar. Com a ajuda da bicicleta não demora muito, mas colocando um Pokémon de fogo em primeiro lugar na sua party (como um Rolycoly ou um Chandelure) faz com que eles choquem ainda mais rápido, levando de 2 a 3 minutos para cada ovo.

Aumentando a amizade com seus Pokémon

Existem vários Pokémon que só evoluem quando estão com seu nível de amizade no máximo. Geralmente, esse seria um processo demorado, mas existem alternativas para acelerar esse processo. Você aumenta seu elo com um Pokémon ao deixá-lo na sua party, usá-lo em batalha, brincando com ele ou o alimentando.

A melhor maneira de aumentar rapidamente a amizade de seus Pokémon é acampando. No seu acampamento, você pode chamar cada monstrinho individualmente e conversar com ele, além de brincar. Tudo isso aumenta o nível de afeição dele por você, mas o que realmente ajuda a subir bem rápido é cozinhar para eles.

Você pode usar as berries que encontrar explorando para cozinhar diversos tipos de curries. Não importa qual tipo for, basta jogar o minigame de cozinhar algumas vezes para alcançar o nível máximo de amizade muito mais rápido que o normal. Certifique-se de que o Pokémon que você deseja evoluir esteja equipado com o Soothe Bell, pois esse item facilita consideravelmente a tarefa.

Infelizmente, não existe um jeito prático de conferir o nível de amizade de um Pokémon. O único método é indo até Hammerlocke, na primeira casa à direita da entrada (no mesmo lugar onde você consegue o Soothe Bell) e falando com um garotinho que mora lá. Ele vai pedir para você escolher um Pokémon e então vai falar como está seu nível de amizade com ele. Quando ele disser “Oh wow, you’re best buddies! I can tell you’re so happy to be together!”, então o nível de amizade já está no máximo. Qualquer mensagem diferente dessa significa que você precisa continuar mimando seu Pokémon até que ele alcance o nível máximo.

Wild Area

A Wild Area é uma das novidades de Pokémon Sword e Shield. Trata-se de uma vasta área selvagem focada exclusivamente em exploração, onde podemos encontrar diversos tipos de Pokémon e capturá-los. Porém, neste jogo as mudanças climáticas são um fator decisivo na caça aos Pokémon e o clima define que tipo de criatura vai aparecer nos matinhos da Wild Area.

Essa região é dividida em várias partes e cada uma apresenta um clima diferente com Pokémon diferentes. Existem três climas que só são liberados após concluir a história principal, que são Snowstorm (tempestade de neve), Sandstorm (tempestade de areia) e Heavy Fog (neblina densa). Sendo assim, esses climas só ficam disponíveis após derrotar Leon na Liga, assim como novos Pokémon que antes não apareciam, então deixe para completar sua pokédex após terminar a história (você só poderá capturar todo tipo de Pokémon após ter todas as oito insignias, então é perda de tempo ficar tentando antes disso).

A mudança de clima aparenta ser aleatória, mas na verdade ela é definida pelo dia em que estamos. Sendo assim, é possível “trapacear” e forçar o jogo a trazer o clima que você deseja mudando a data do seu console. Isso facilita muito quando você está procurando alguns Pokémon específicos que só aparecem com certos climas. Confira as datas que você deve colocar para forçar cada clima:

  • Normal Weather: 1 de maio
  • Overcast: 1 de março
  • Raining: 1 de outubro
  • Thunderstorm: 1 de novembro
  • Snowing: 1 de dezembro
  • Intense Sun: 1 de julho
  • Snowstorm: 1 de fevereiro (pós-game)
  • Sandstorm: 1 de abril (pós-game)
  • Heavy Fog: 1 de junho (pós-game)

Você nem precisa fechar o jogo para fazer isso. Basta ir nas configurações do console, alterar a data e as mudanças já aparecerão de imediato. Apenas certifique-se de não estar conectado no modo online do jogo.

Nesse guia você verá o tempo todo termos como “Rolling Fields (Normal Weather)” ou “Giant’s Cap (Overcast)”. Trata-se do local onde o Pokémon aparece e do clima em questão. A Wild Area é dividida em vários locais diferentes (basta acessar o mapa para ver onde está cada um) e os Pokémon podem aparecer tanto aleatoriamente na grama como vagando pelo cenário. Tentamos deixar o mais específico possível, mas basta seguir as orientações de local e clima para ter sucesso nas capturas.

Digging Duo

Na Wild Area você também encontrará o Digging Duo, dois escavadores que ficam próximos da enfermaria. Esses NPCs podem encontrar itens caso você pague 500W para um deles, porém o número de itens obtidos e o item em si são completamente aleatórios.

Primeiramente, você obtém watts interagindo com as crateras que emitem luzes espalhadas pela Wild Area. Uma cratera iluminada em vermelho te garante até 300W, mas as que contém batalhas com Pokémon “dynamaxizados” (as que emitem um feixe de luz vermelha até o céu) podem te garantir até 2000W. Basta interagir com a cratera para ganhar os watts, nem precisa enfrentar o Pokémon presente nela.

Cada irmão é especializado em um tipo de item. Ambos podem encontrar uma série de itens iguais, mas existem alguns específicos que são exclusivos de cada um. A diferença é que o irmão da esquerda tem mais chances de encontrar itens raros, mas não consegue acumular muitos de uma vez, enquanto o da direita consegue encontrar mais itens, mas geralmente são mais comuns.

De uma maneira simplificada: o irmão da esquerda encontra itens mais importantes, mas é raridade que ele consiga achar vários de uma vez (cinco já é um milagre), enquanto o da direita encontra mais de 10 com facilidade, mas são itens mais banais. Ainda assim, ambos lhe serão úteis: o da esquerda será necessário para encontrar fósseis de Pokémon antigos enquanto o da direita é útil para adquirir pedras de evolução.

Um local alternativo para conseguir pedras de evolução é em uma pequena ilha chamada Lake of Outrage, no canto superior esquerdo da Wild Area. Lá existe um círculo de pedras e atrás de cada uma você encontra uma pedra de evolução, mas é necessário esperar um tempo para poder coletar mais (e nem sempre todas respawnam). Esse local só é acessível após obter o upgrade que permite sua bicicleta andar sobre as águas.

Max Raid Battles e Pokémon Gigantamax

Pokémon Sword e Shield introduziu os Pokémon gigantamax e com eles as Max Raid Battles. Naqueles mesmos feixes de luz onde ganhamos watts também encontramos batalhas, a maioria contra Pokémon comuns em sua forma dynamax – ou seja, eles ficam gigantes e mais fortes, mas continuam com as mesmas habilidades de antes.

Pokémon gigantamax são mais raros e diferentes dos dynamax, pois eles mudam de forma ao ficarem gigantes, despertando novas habilidades e atingindo seu verdadeiro potencial. Podemos dizer que todo Pokémon é dynamax, mas apenas alguns são gigantamax. Atualmente o jogo conta com 24 Pokémon gigantamax, mas o número tende a aumentar, pois sempre aparecem novos em eventos com duração limitada (os novos DLCs também trarão novos gigantamax).

Nesse guia incluímos as formas gigantamax, mas elas são opcionais e não contam como entradas únicas na pokédex (porém atualizam as informações do Pokémon em questão). Vale lembrar que em toda batalha na Raid, seja contra um Pokémon gigantamax ou não, você só terá uma única chance de capturá-lo. Primeiro, você e mais três jogadores (ou BOTs) devem zerar a vida do oponente para enfraquecê-lo. Após isso, caso ele escape da pokébola, você terá que tentar a sorte em outra batalha.

Aquele X vermelho indica que o Pokémon é gigantamax.

Esse fator pode ser algo bem frustrante, principalmente porque é muito difícil encontrar alguns gigantamax e eles são bem difíceis de capturar. A única estratégia possível é tentar capturá-los usando uma Dusk Ball, que pode triplicar as chances de captura em Raids (mas eles ainda podem escapar, precisa ter sorte mesmo). Por vezes você pode se deparar com alguns gigantamax shiny, que são ainda mais raros e possuem apenas 8% de chance de captura (isso já considerando que você usará uma Dusk Ball), mas nesse caso pode valer a pena usar a Master Ball que você ganha após terminar a história.

Max Raid Battles também são úteis para capturar Pokémon que são mais difíceis de encontrar explorando, assim como alguns que só evoluem através de trocas, te poupando um grande esforço. O recomendado é jogar sempre conectado na rede e de olho nas Raids que outros jogadores encontram, pois sempre aparece alguma coisa interessante.

Agora que você já sabe tudo que precisa para completar sua pokédex, confira o passo a passo de onde encontrar e como evoluir cada Pokémon.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10