Regras da versão Monotype de Pokémon Sword:
- Só pode capturar Pokémon do tipo FOGO ou que evoluam/se transformem para ele de forma definitiva (ex.: Eevee e Rotom) – Darmanitan de Galar não se encaixa nestas categorias, logo ficará de fora;
- Só pode capturar UM Pokémon de cada espécie e seguirá as normas do Nuzlocke – chegando ao 0 de HP, ele será descartado;
- Não serão capturadas criaturas lendárias e só serão utilizadas em pontos obrigatórios da história (como o confronto nos momentos finais da aventura);
- O estilo de batalha é alterado para “set” nas configurações;
- Se todo o time for derrotado, a run Monotype será encerrada em definitivo.
Após confrontar e vencer Opal, ela me acompanha de volta a Hammerlocke para continuar minha viagem em busca de todas as insígnias de Pokémon Sword. O próximo objetivo seria o ginásio de Circhester, localizado um pouco mais ao norte do mapa de Galar.
No entanto, Bede está em meu caminho novamente e acreditei que ele fosse pedir uma revanche – principalmente depois de ter sido expulso da Liga e continuar remoendo este fato. Porém, para a minha surpresa, Opal se encanta com o estilo e desenvoltura do jovem rapaz e o leva com ela, buscando nele um sucessor.
O caos Pokémon e a rota para o desafio
Mais problemas surgem em meu caminho, como um estrondo forte e o surgimento de diversos Power Spots pela região. Eles são responsáveis por invocar o Dynamax/Gigantamax, o que representa um grande risco para a sociedade. Imagine Pokémon gigantes andando por vários lugares diferentes, mesmo aqueles sem um potencial destrutivo em sua natureza.
Para a minha sorte, não seria um problema que entregariam nas mãos de uma criança. Leon e Sonia assumem a resolução do caso, para que eu e Hop possamos seguir viagem sem maiores dores de cabeça. E falando nele, adivinha quem apareceu para me desafiar a um novo combate e ser humilhado mais uma vez? Pois é, fico até triste de esfregar a cara deles tantas vezes no chão jogo atrás de jogo…mas o que posso fazer?
Nem preciso dizer que a vitória foi esmagadora, mas afinal de contas, o que ele esperava? Contra meu time de fogo, ele ainda teve a coragem de levar dois Pokémon do tipo grama ao combate: Trevenant e Rillaboom. Como se já não estivesse satisfeito, resolvi treinar um pouco mais na Wild Area e acabei me deparando com um Heatmor, que logo foi capturado.
Mesmo com um time já completo, contando com Cinderace, Centiskorch, Coalossal, Salazzle, Torkoal e Lampent, os Pokémon de fogo – ao contrário do tipo água ou diversos outros – é bem limitado e melhor ter demais do que faltar, não é? Principalmente neste estágio para o final. Então o sétimo foi colocado nas Box, para eu treinar em momentos mais oportunos no futuro – já que ele não apresenta vantagens de ter um tipo adicional.
Com a Rota 8 aberta, voltei ao rumo comum e passei por diversos treinadores e Pokémon diferentes pelo meu caminho. Entre os desafios é chegar a Circhester sem encarar nada de forma indesejada no caminho, já que as ruínas são mega apertadas e tem vários monstros que vão atrás de você.
Um destaque deles é Falinks, do tipo Lutador, que pode ser encontrado exclusivamente nesta área. Ele não faz parte de nossa campanha Monotype, mas caso esteja jogando e queira um – é justamente ali que encontrará.
Bem-vindos a Circhester
Não é um caminho tão longo até Circhester, o que é compensado pelo tamanho maior da cidade em relação às demais. Lojas, casas em que pode entrar e interagir, dois hotéis, restaurante, sauna a céu aberto e uma grande praça em seu centro, atividades é o que não faltarão para quem deseja respirar um pouco de tantas batalhas seguidas.
No hotel eu me deparei com uma série de eventos, como o escritório da Game Freak – estúdio que desenvolveu Pokémon, para os desavisados – e também um curioso caso de sumiço de alimentos em que eu ajudo o detetive Howses a desvendar. É uma das “side quests” mais divertidas do game, não que tenham muitas, mas ao menos é uma daquelas que ficam na memória.
Após realizar todas as coisas possíveis dentro do meu limite em Pokémon Sword, eu tive que parar e reavaliar minha equipe. A última vez que enfrentei uma oponente que tinha vantagem de tipos sobre o meu, dois de meus monstrinhos foram de Equipe Rocket: Ninetales e Flareon – o que é uma grande perda, diga-se de passagem.
Então, estava na hora de levar meu time ao potencial máximo e não digo isso apenas em relação aos níveis. Em posse de uma Dusk Stone, eu resolvi evoluir logo meu Lampent para Chandelure – uma verdadeira força a ser reconhecida e cuja combinação de tipos pode me salvar de várias situações. Claro, caso eu saiba usar com sabedoria.
Vs. Gordie
Entrando no ginásio de Circhester está um dos desafios mais complicados de toda a experiência: é um grande terreno em que você percorre com um detector de armadilhas. Parece simples, quando ele vibra, você precisa mudar de direção porque senão cairá e voltará ao início. Porém, seu uso é bem complexo e pega muitos desprevenidos.
Já de frente a Gordie, acabou a brincadeira e precisava encarar o desafio com máxima seriedade. Por isso Torkoal estava na dianteira, possuindo a maior defesa de minha equipe e permitindo que me preparasse caso viesse algo mais difícil de confrontar. E assim foi, com ele superando desafios como Barbaracle, Shuckle e Stonjourner em sequência – graças a movimentos como Magnitude inclusos.
Falando em Magnitude, essa seria minha arma contra o Coalossal de Gordie, mas com o HP baixo de Torkoal e sua baixa velocidade não via esperanças do Pokémon segurar as pontas. Troquei para o meu próprio Coalossal e usei a estratégia de “aguente firme”. Nenhum movimento do monstro oponente, mesmo em sua forma Gigantamax, é superefetivo no meu, muito pelo contrário, o que ajudou a passar as três rodadas de seu uso.
Quando ele ficou menor, chegou a minha vez de elevar meu monstro para a sua forma Dynamax e derrubar de vez meu oponente – me saindo vitorioso de mais um ginásio Pokémon e recebendo a sua insígnia. Meu próximo passo seria seguir para Spikemuth, mas Sonia me parou logo na saída pedindo para se reunir com ela e Hop no restaurante da cidade. Pelo visto, teremos mais um avanço nos estudos sobre os dois heróis vindo aí.