Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition chegou para trazer ainda mais fluidez e beleza para as nossas ilhas. O clima paradisíaco e charmoso ganhou melhorias e novidades que aproveitam as capacidades do novo console, incluindo até suas funções de mouse. E o melhor é que isso chega em paralelo às enxurradas de novidades da versão 3.0 do game, que está disponível para ambos os consoles de forma gratuita.
Convenhamos que de bobo Tom Nook não tem nada e, para mostrar que está longe de se acomodar com a ilha, ele encontrou novas formas de empreender para lucrar horrores. Desta vez, trazendo um Hotel que vai deixar sua ilha no centro das atenções de qualquer Airbnb. Mas, para receber tantas visitas, o lugar precisa ser turístico, então nada de deixar aquele monte de objetos jogados na praia. Agora, se emprego é o que você quer, o Hotel já está contratando e, veja pelo lado bom: é pertinho de casa.

Uma ilha que se tornou turística
No início, Animal Crossing: New Horizons propôs uma fuga, um isolamento numa ilha, uma proposta que surpreendeu a todos os fãs da franquia com tantas novidades. E, apesar de alguns percalços, o início da vida nesta pequena ilha foi realmente maravilhoso: aos poucos, os eventos sazonais, as parcerias de marcas e outras franquias foram enriquecendo e dando características únicas para cada cantinho deste lugar, e o isolamento deu lugar a um verdadeiro ponto de encontro online e local.
As pesquisas contribuíram para enriquecer nosso museu e, conseguimos até mergulhar para ampliar nossa enciclopédia. Com o tempo, as visitas trouxeram esculturas e quadros famosos do mundo externo, ainda que alguns possam ser falsos. Ganhamos tempo para um belo café e até seguimos para uma rotina de trabalho com o Happy Home Paradise. Mas é a comunidade de ilhados que segue dando vida e muitos motivos para cuidar com todo carinho deste lugar.
A época em que o jogo foi lançado ajudou no engajamento, é fato, mas dali em diante a comunidade seguiu crescendo e, graças à possibilidade de criar designs, não há limites para a criatividade dos villagers. Disso surgiram tantas ideias de construções, brincadeiras, gincanas (até festa junina acontece dentro do jogo). Então, o que mais poderia ser adicionado? A resposta vem nesta atualização 3.0 e, claro, nos adendos exclusivos para o Nintendo Switch 2.

Veja, é impossível falar das funcionalidades presentes na versão do Switch 2 sem mencionar essas atualizações, já que elas são gigantes. Além disso, o próprio Hotel e todas as outras características se beneficiam das capacidades do novo console. Vale notar que, para desbloquear essa nova empreitada do Hotel, será necessário progredir sua ilha até que você receba a visita do famoso K.K. Slider. Aqui, você vai atuar como um designer de interiores, ou seja, é um pouco mais isolado do que vimos no HHP, e o foco está em preparar os quartos para os futuros hóspedes.
Os quartos podem possuir temas específicos, como praia, Japão, tecnologia, entre muitos outros. Para dar aquele empurrãozinho, você terá alguns dos novos itens decorativos à disposição, mas também é possível utilizar os objetos pessoais que possuir. A tarefa não é tão complicada afinal, a esta altura, todos já estão mais do que acostumados com as ferramentas e opções, não é mesmo?
A novidade fica por conta do modo mouse no Nintendo Switch 2. Com ele, você pode usar o cursor para se movimentar pelo espaço e organizar os itens ao seu gosto; é possível selecionar várias coisas clicando e arrastando. A experiência neste modo não apenas facilita a movimentação como deixa a dinâmica mais fluida, e é impressionante como funciona bem apoiando na perna. Só resta soltar a criatividade e imaginar cenários dignos de hospedagem.

Turistando em Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition
Com quartos bem decorados, obviamente não vão faltar visitas, então esteja preparado para ver rostinhos diferentes quase todos os dias. E eles não vão se limitar aos quartos: você poderá encontrá-los perambulando por aí. Com mais quartos, mais gente vai surgindo, o que ajuda a manter a ilha viva e movimentada. Se já era encantador ver nossos vizinhos explorando, imagine com personagens variados percorrendo tudo aquilo que você construiu. Sério, é muito satisfatório e acaba com uma das maiores dores que eu mesmo tinha.
Está aí uma chance de ver o café do museu brilhar, já que, para quem não se conecta com frequência no online, o lugar fica praticamente parado. Quem sabe assim veremos mais movimento ali e em todos os outros espaços. Aliás, você também pode personalizar dois manequins no saguão do hotel com sugestões de roupas para hóspedes e amigos online, assim, você pode personalizar essa comunidade de turistas.

Agora, hóspedes que vamos querer como vizinhos, sem dúvidas, vêm da série The Legend of Zelda e de Splatoon. Através de Amiibos, você tem a chance de tê-los como residentes inéditos, o que é bem legal. Sério, Mineru é fofa demais! A colaboração também traz itens decorativos incríveis! Neste caso, também há itens da linha LEGO, que podem mudar todo o visual da sua ilha.
As decorações dos quartos vão te recompensar com tickets que podem ser trocados por itens na loja de souvenirs do Hotel (ou seja, mais uma vez, nada de bells pelo seu tão suado trabalho). Um jeito de acelerar os ganhos é produzir objetos para o Kapp’n em frente ao Hotel, ele também oferece passeios de barco até ilhas aleatórias. O ticket dá a chance de comprar novas coleções de decoração e, na categoria especial, você vai encontrar itens bastante nostálgicos: os consoles clássicos da Nintendo que, vejam só, funcionam e te permitem jogar alguns títulos selecionados.

Os consoles e jogos incluídos são: Clu Clu Land (Famicom), Ice Hockey (Famicom Disk System), Dr. Mario (Game Boy), Ice Climber (NES), F-Zero (Super NES e Super Famicom) e, por fim, Panel de Pon (Super Famicom). Ok, é uma forma de relembrar algo que vimos no primeiro título da franquia, lá no GameCube. No entanto, aqui é necessário ter uma assinatura online para jogar. O requisito é chato, mas ainda assim é muito cativante e dá vontade de ter mais jogos e consoles inclusos. Quem dera um Nintendo 64, GameCube ou Wii, imaginem.
Caso você não possua uma assinatura ativa, os pequenos aparelhos tornam-se apenas decorativos. Aliás, há outras novidades que também só vão funcionar com a assinatura. A expansão dos sonhos da Luna, por exemplo, se mantém online, obviamente, mas traz muito mais novidades.

Os sonhos serão verdades, o futuro já começou
Antes, ao dormir, você podia visitar ilhas como se estivesse realmente sonhando com lugares belos, bem decorados, mas intocáveis. De repente, você acordava e voltava à sua única realidade: sua ilha. Na versão 3.0 de Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition (o que também vale para a versão de Switch 1), os sonhos de muitos fãs se realizaram: agora podemos criar novas ilhas do zero, do jeito que quisermos. E, para ficar melhor, podemos compartilhar esse sonho com os amigos, onde dá para trabalhar em conjunto, modificando a ilha com construções e decorações, o que vira uma bagunça divertida.
Se você compartilha o Switch com algum familiar, sabe que ambos vivem na mesma ilha. Com os sonhos expandidos, agora cada morador pode ter até três ilhas diferentes, montadas ao seu gosto, podendo até convidar residentes da vida real (que fazem parte da sua ilha) e modificar o clima. É uma boa solução para todos que pediram essa independência, ainda que em um formato de sonho, ou seja, há um percurso até chegar de fato ao seu lugar.

Seja na ilha real ou nas ilhas Slumber Island, no Nintendo Switch 2 agora é possível convidar até 12 amigos online (em vez de 8, como é no Switch 1) para colaborar e se divertir juntos. Também dá para usar o GameChat e os recursos de câmera, isso proporciona uma experiência mais animada com as reações de cada jogador. São funcionalidades que reforçam a interação online, facilitam a comunicação e tornam o jogo ainda mais divertido. Vale lembrar que testei uma webcam genérica e funcionou muito bem, fica a dica.
Um novo jeito de encontrar seus villagers
Outro objeto muito divertido, porém desafiador é o megafone, com ele você pode localizar aqueles vizinhos escondidos no mapa. Usando o microfone embutido do Nintendo Switch 2 você realmente pode chamá-los e, se a sua pronuncia estiver afiada, vai encontrá-los. No entanto, foi difícil localizar exatamente quem eu gostaria, na maioria das vezes, um ou outro aleatório respondeu ao meu chamado.
Dando continuidade às novidades de Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition, o modo mouse também pode ser utilizado para desenhar designs, seja para bandeiras, roupas e até para o quadro de avisos da prefeitura. Mas, para um canhoto como eu, a tarefa não foi nada fácil, já que o mouse que podemos utilizar é o direito. Se existe alguma configuração para usar o Joy-Con esquerdo, alguém me avisa, por favor.

O jogo está repleto de novidades. As novas coleções, parcerias e personagens trazem uma nova vida para a ilha e ajudam aqueles que jogam desde o lançamento de Animal Crossing: New Horizons, mas também cativam novos jogadores, que vão encontrar um universo imenso de coisas para fazer dentro de uma ilha. E, para os veteranos, ainda temos o Resetti, que ajuda a limpar parte da ilha que você quer renovar, podendo remover plantas, decorações e designs. É um ótimo jeito de reforçar esse recomeço.
Uma outra ação simples, mas que faz muita diferença, são os pulinhos e movimentos laterais fixos ao pressionar o botão L. Isso ajuda demais em atividades rotineiras. No Nintendo Switch 2, ainda contamos com um visual renovado em 4K na TV e 1080p no modo portátil. Ainda que seja em 30 fps, dá para notar que o visual encantador fica ainda mais charmoso, convidativo e, sem dúvidas, de encher os olhos. O desempenho também melhorou: o carregamento inicial e entre cenas foi reduzido, mas sinto que ainda poderia ser mais rápido, ainda mais depois de ver as capacidades que o Switch 2 alcança.

Isolando as novidades que chegam na versão de Nintendo Switch 2, há muitos acertos que fazem jus às novas capacidades. Porém, é realmente triste que o Happy Home Paradise não esteja incluso no pacote. Ou seja, quem comprar diretamente esta versão, ou o pacote de melhorias (caso possua a versão de Switch 1), ainda terá que desembolsar pelo DLC.
Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition veio para mostrar que a série tem muito a oferecer. Ainda que tenha sido lançado em 2020, quase seis anos depois o suporte continua e consegue surpreender de muitas formas, atendendo pedidos dos fãs, trazendo novidades de forma gratuita e, no final, renovando a atenção da comunidade, além de atrair novos jogadores. Não há motivos para voltar à cidade quando a ilha ainda é um lugar maravilhoso para estar.
Prós:
🔺Versão 3.0 é abarrotado de novidades e é gratuito
🔺Versão 3.0 também disponível no Switch 1
🔺Continua lindo e, no Switch 2, é ainda mais charmoso
🔺As parcerias com as franquias da Nintendo são incríveis
🔺É divertido trabalhar para o Hotel e rende visitas todos os dias
🔺Câmera e GameChat melhoram a comunicação na jogatina online
🔺Modo mouse torna a dinâmica mais fluida
🔺Novas ilhas dos sonhos são uma verdadeira realização
Contras:
🔻Happy Home Paradise ainda é um DLC pago à parte
🔻Jogar nos consoles clássicos requer assinatura online
🔻Mouse para designs não considera os canhotos
Ficha Técnica:
Lançamento: 15/01/2026
Desenvolvedora: Nintendo
Distribuidora: Nintendo
Plataformas: Switch 2


