Skip to main content

Confesso que desde que foi anunciado a data de lançamento de Elden Ring: Shadow of the Erdtree, tenho, literalmente, contado os dias. Bem, ele chegou. A DLC está entre nós e preciso dizer que ainda estou digerindo tudo que joguei. O conteúdo extra é enorme e absolutamente incrível. Eu me perguntava se a FromSoftware conseguiria superar o que eles criaram com o jogo base e posso afirmar agora que, sim, na maior parte dos aspectos em que podemos comparar.

Preciso deixar claro que entrei no Reino das Sombras, a nova região, em meu NG+5 (ou 6, não lembro), portanto cheguei lá no nível 250, com uma tonelada de equipamentos e bastante forte. Ainda não se sabe o quanto a DLC escalona com NG+, mas posso afirmar que os inimigos lá batem forte. Falarei mais sobre níveis adiante.


Se você já está por dentro da história de Elden Ring, saiba que os acontecimentos de Shadow of the Erdtree se passam em paralelo com a história principal, segundo o próprio Hidetaka Miyazaki. Mas, como de costume em jogos do estúdio, teremos que esperar especialistas de lore para explicarem a história para nós.

Resumindo o que entendi: Marika prendeu Messmer no Reino das Sombras por motivos sombrios. Lá, ele se revoltou e subjugou a terra, como mostra no trailer de história. Miquella, irmão de Malenia, foi até a região para lidar com a situação e paro por aqui. Como sempre, existem NPCs e itens que mostram mais sobre a história do jogo. Existem alguns desdobramentos que me surpreenderam. Fãs de lore vão gostar.

O Reino das Sombras de Shadow of the Erdtree é incrível

Vamos ao novo mundo incrível criado pela FromSoftware. Miyazaki chegou a dizer em algumas entrevistas que o novo mapa seria um pouco maior que Limgrave, o primeiro mapa de Elden Ring. Não! Não mesmo. É bem maior! Sabe o porquê? Verticalidade. Pode ser que, na superfície, seja em um tamanho parecido com Limgrave, mas existe uma verticalidade absurda no novo mapa. Você consegue ir muito fundo e também muito alto.

Elden Ring: Shadow of the Erdtree


Esse fator surpreenderá os jogadores sem sombras de dúvida. Quando você está na superfície da terra de Shadow of the Erdtree, vai para as beiras e olha para baixo, acha que aquilo é só cenário, não tem como chegar lá. Mas dá! E o mais impressionante é a complexidade desse mapa no sentido de você encontrar os caminhos que levam àquele lugar específico que seu olho bateu. Precisará explorar muito.

Em uma região consideravelmente menor que toda as Terras Intermédias, a FromSoftware conseguiu colocar tanta biodiversidade quanto o jogo base por conta dessa complexidade na verticalidade. Existe uma variedade bem interessante de cenários diferentes: campos vastos e abertos com vegetações diferentes, vales, regiões alagadas, pântanos (claro), florestas, regiões sombrias, cavernas, catacumbas, castelos e a lista vai embora. Todos belíssimos!

O Reino das Sombras traz um novo nível de level design em mundo aberto.

Tudo isso é recheado de inimigos novos, como o exército de Messmer, monstros em geral, chefes de campo como os gigantes de fogo que já foram apresentados em trailer e, claro, novos e aguardados chefes. São vários, mais de 10 entre aqueles principais e secundários. Se prepare também para aqueles opcionais bastante desafiadores, mas que rendem ótimas recompensas aos que exploram.

Elden Ring: Shadow of the Erdtree


Muitos equipamentos extras para o seu deleite

Ainda em relação a novidades, a DLC de Elden Ring conta com vários equipamentos, como sets de armaduras, magias dos diferentes tipos, cinzas da guerra, invocações e armas. Sobre esse último, são quase 10 novas categorias e você terá dezenas de combinações com as variantes.

Eu usei as novas katanas grandes, uma em cada mão, por bastante tempo, além de espadas invertidas em ambas as mãos também, mas a DLC oferece ainda garras, frascos de perfume, kung-fu (sim, dá para descer a porrada com estilo agora) e mais. Em minha jornada, usei só sets de armaduras e armas do Reino das Sombras.

O mundo de Shadow of the Erdtree é incrível! Não vou cansar de dizer isso. Miyazaki tinha dito que os jogadores teriam o mesmo senso de exploração e descoberta com o Reino das Sombras em relação ao mapa inteiro de Elden Ring. E isso, de fato, acontece. A cada esquina virada, ou exploração vertical, um “uau” era arrancado de mim.

Elden Ring: Shadow of the Erdtree


E esse convite a exploração recompensa muito o jogador com as bençãos desse novo reino, dando ao jogador níveis extras que aumentam muito os atributos de defesa e ataque em relação ao método tradicional de níveis de Elden Ring. Se você não explorar, terá bastante dificuldade, pois não estará forte o suficiente para os desafios. Essas bençãos são tanto para o protagonista, quanto para suas invocações.

Esse auxílio é exclusivo do reino de Shadow of the Erdtree, então não se empolgue com a força extra adquirida lá para voltar às Terras Intermédias e tocar o terror por lá. Não vai funcionar.

Shadow of the Erdtree traz mais de 50h de conteúdo total. Explore muito!

Os chefes principais são um espetáculo à parte, como é de se esperar da FromSoftware. Messmer é o mais diferente de todos. Entrei em sua arena, vi toda sua movimentação, fiquei admirando sem muita reação e, claro, morri muito rápido. Esse cara não é uma surpresa, já que ele é o antagonista da aventura. Não vou dar mais spoilers sobre os outros chefes, mas saiba que existem bastante deles e sempre com boas recompensas. E se preparem para uma surpresa sobre eles: eu fiquei de boca aberta!

Elden Ring: Shadow of the Erdtree


DLC é obrigatória para fãs de Elden Ring

Elden Ring: Shadow of the Erdtree fechou a experiência do jogo como um todo (já que Miyazaki garantiu que o game não terá mais DLC) com maestria. O novo conteúdo não é só mais do mesmo em relação ao jogo base, mas adiciona muito ao universo do título.

O Reino das Sombras é algo realmente criado com um cuidado no level design em um outro nível. Dark Souls é conhecido por entregar um mundo que se conecta com excelência, é um exemplo nisso, mas Shadow of the Erdtree elevou esse potencial da FromSoftware para o mundo aberto em um nível ainda não visto, que não foi possível apresentar nas Terras Intermédias talvez por conta de seu tamanho em geral.

Elden Ring: Shadow of the Erdtree


Não vejo a hora de ver as reações da comunidade explorando a DLC de Elden Ring e descobrindo tudo, avançando nas quests de NPCs (que fiz bastante, quase todos), encontrando os chefes e descobrindo os segredos que eu, muito provavelmente, não encontrei. Sim, gastei mais de 50 horas explorando cada canto e tenho certeza que não fiz 100% do mapa. Com a licença de vocês, agora vou continuar essa jornada incrível em Shadow of the Erdtree.

100 %


Prós:

🔺 Level design super inteligente
🔺 Chefes desafiadores e bem diferentes do jogo base
🔺 Grande quantidade de equipamentos e magias extras
🔺 Mais de 50h para exploração completa

Contras:

🔻 Falta de otimização do jogo base persiste

Ficha Técnica:

Lançamento: 21/06/2024
Desenvolvedora: FromSoftware
Distribuidora: Bandai Namco
Plataformas: PC, PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One
Testado no: PC