Regras da versão Monotype de Pokémon Sword:
- Só pode capturar Pokémon do tipo FOGO ou que evoluam/se transformem para ele de forma definitiva (ex.: Eevee e Rotom) – Darmanitan de Galar não se encaixa nestas categorias, logo ficará de fora;
- Só pode capturar UM Pokémon de cada espécie e seguirá as normas do Nuzlocke – chegando ao 0 de HP, ele será descartado;
- Não serão capturadas criaturas lendárias e só serão utilizadas em pontos obrigatórios da história (como o confronto nos momentos finais da aventura);
- O estilo de batalha é alterado para “set” nas configurações;
- Se todo o time for derrotado, a run Monotype será encerrada em definitivo.
Assim que venci o ginásio de Stow-on-Side e garanti a insígnia de Bea, fui parado por Yamper na saída do ginásio. A ideia era óbvia, segui-lo novamente para mais um trecho educativo com Sonia sobre o passado de Galar e o “Dia mais escuro”. Ao me reunir com a personagem, seguimos para as ruínas acima da cidade.
No entanto, um estrondo é ouvido e me deparo com Bede e Copperajah tentando destruir o mural que existe no topo de lá. Obviamente que não podíamos permitir a ação e iniciamos uma nova sequência de combate.
Após derrubar o Machamp de Bea, nenhum dos Pokémon dele pareciam capazes de sequer me fazer algum susto. Principalmente por adotar o tipo Psíquico como o seu principal, minha Lampent não deixou qualquer vestígio dos membros da equipe do rival. No entanto, nada tinha me preparado para o que estava por vir.
Rose aparece pessoalmente, dando uma bronca histórica no jovem e expulsando ele do Desafio dos Ginásios. Ele clama que deseja uma nova chance, mas nem ele ou Oleana dão ouvidos – com os seus seguranças levando-o dali. É um trecho bem triste, diga-se de passagem. Porém, sua atitude não justificaria qualquer outra decisão.
Pokémon escondidos na floresta
Com a queda da parede, Sonia compreende que o povo antigo tinha erguido as estátuas para celebrar os dois heróis e seus dois Pokémon – um deles segurando uma espada e outro um escudo. Ela começa a especular sobre o significado disso e de tantas interpretações diferentes e me deixa partir para o próximo passo da aventura.
Passando pela escura Glimwood Tangle, nada de especial ocorre e o lugar não me faz perder sequer meia-hora lá dentro. Pegar os itens que estão espalhados pela área, confrontar alguns treinadores e ser atacado subitamente por monstros que estão escondidos pelos cogumelos brilhantes é tudo que te espera por ali. Como estou correndo com uma run de monotipo Fogo, nada ali de interessante me ocorreria.
Já em Ballonea, cidade do Ginásio Fada, parto para o Centro Pokémon para curar meus monstros e realizar as tarefas da cidade – o que inclui a entrega da carta misteriosa da garotinha em Hammerlocke, deixando as coisas ainda mais esquisitas do que já estavam. Porém, vida que segue, não é? Já estava na hora de perseguir o caminho para a minha quinta insígnia.
Vale lembrar que meu time já conta com Cinderace, Coalossal, Torkoal, Salazzle, Lampent e Centiskorch. Nenhum dos meus monstros é fraco contra o time de fadas e, inclusive, Salazzle poderia brilhar no ginásio já que ela traz o combo Fogo/Veneno em sua vantagem. Ou seja, não há espaço para derrotas ou para quedas. Certo?
Vs. Opal
Ao adentrar os portões do ginásio, encontro Marnie que cumprimento rapidamente para seguir meu plano de finalizar minha passagem por ali o mais veloz possível. O desafio ocorre dentro de um palco, como se fosse um teatro onde a líder age como se fosse a diretora de uma peça.
O objetivo dali é simples: responder corretamente às perguntas. Se eu acertar, ganho bônus dentro dos combates contra os demais membros do seu ginásio Pokémon e posso vencer os desafios sem muitos problemas. Errar significa que eu serei “nerfado” e isto pode trazer grandes complicações dentro do jogo.
Para minha sorte, passei direto pelo desafio e estava com meu caminho aberto para encarar Opal de frente. Como ela é líder do Ginásio Fada, coloquei minha Coalossal à frente da batalha – dando espaço para Salazzle aparecer depois sem muitos danos no grand finale. Weezing de Galar era o primeiro dela, o que permitiu que derrubasse sem muitos problemas com seu movimento do tipo Fogo.
A mesma estratégia foi feita com Mawile. Já com Togekiss, achei que seria a hora ideal para mudar e invoquei Salazzle para a batalha. Não tomei muito dano e já estava pronto para encarar a maior ameaça de Opal, Alcreamie – o Pokémon bolo. Não que eu achasse que teria problemas, mas nunca se sabe, não é?
Como estava pronto para este momento, usei o Dynamax e usei o movimento Max Ooze, derrubando a decoração inteira da principal criatura da líder e vencendo o combate. Com a quinta insígnia obtida, meu objetivo seria seguir para os últimos combates da região e fazer com que meus monstros do tipo Fogo encerrem a carreira de Leon.
Porém, na saída Opal me adianta que está seguindo diretamente para Hammerlocke e se oferece para dar uma carona. Quando o jogo te direciona para algum lugar, é porque Pokémon terá uma reviravolta de eventos e eu concordei – pronto para derrubar qualquer outro desafio que me aparecer a partir dali.