Quando a demo de P.T. chegou ao Playstation 4, logo se tornou o assunto do momento, trazendo um gameplay em primeira pessoa onde os jogadores se viam presos em um corredor infinito que só permitia a passagem daqueles capazes de descobrir seus segredos e mistérios. Agora a equipe da SadSquare Studio traz Visage, um sucessor espiritual de P.T.
Seguindo uma ambientação e atmosfera semelhante ao projeto original, em Visage somos apresentados a uma casa muito maior e que eleva ao máximo o suspense e tensão em sua história. Assim como em P.T. somos apresentados à outra família morta por seu patriarca, mas até o momento não sabemos quem é o protagonista.
Após acordar em uma sala, podemos explorar a casa onde nos encontramos trancados. Após os tutoriais iniciais e explorarmos o primeiro andar, podemos ouvir uma mensagem de rádio e tudo muda ao encontrarmos um desenho na porta do quarto de uma das crianças que ali moravam. Lucy é seu nome e junto do que aparenta ser a entidade responsável por todo o infortúnio que ronda esse local irão fazer de tudo para que o jogador falhe em sua busca pela verdade.
A entidade dessa vez é mais agressiva que Lisa de P.T., agindo indiretamente para fazer com que o jogador sinta um arrepio na base da espinha a cada maçaneta virada e a cada curva de um corredor.
Claro que após o lançamento de P.T. outros jogos copiaram sua ideia trazendo proposta semelhantes, como Allison Road e Ghost Theory. Em Visage há um diferencial em sua fórmula. Assim como em Amnesia: The Dark Descent, o jogador conta com um medidor de sanidade: caso fique no escuro por tempo demais ou se depare com muitos fenômenos paranormais o mesmo irá aumentar, ficando cada vez mais vermelho.
Uma vez que o medidor atinja certos níveis, a entidade irá aparecer com mais frequência. Para combater esses efeitos os jogadores devem manter o máximo de luzes e velas acesas, além de estar com pelo menos dois isqueiros e pílulas relaxantes. Depois de um determinado tempo jogando os jogadores receberão uma câmera fotográfica, que permite usar o flash para iluminar o caminho.
Logo no início da experiência podemos ver um altar que possui três pedestais. Ao final do capítulo de Lucy, consegue-se o primeiro dos três “tesouros” que ali serão ofertados, bem como uma chave para um cofre. Ao abri-lo, você tem acesso à um papel escrito “Room 302” – mais uma referência à franquia de survival horror da Konami.
A equipe da SadSquare está de parabéns pela criação da aparição, bastante diferenciada: uma silhueta longa com um rosto de boneca Matrioska, cujo suas cavidades expelem uma espessa matéria negra. A vilão é acompanhada de Lucy, a garota manipulada pela entidade.
Visage é um projeto com grandes ideias e se mostrou uma experiência realmente assustadora, capaz de fazer me sentir como uma criança que acorda no meio da noite e precisa enfrentar um corredor escuro para poder pegar um copo d’água. No jogo completo haverão outros episódios e provavelmente uma segunda ou terceira entidade. Na versão testada, de acesso antecipado, você apenas interage com Lucy.
Se você amou P.T. e deseja uma nova experiência semelhante e possivelmente superior, você deve experimentar Visage e ver se consegue encarar Lucy e sua “amiga”em uma casa aonde apenas a escuridão e calafrios te aguardam.