Acredite se quiser, mas há uma boa parcela de fãs do Mario que prefere os jogos de plataforma 2D. Que Super Mario Odyssey é um jogo maravilhoso isso ninguém discute, mas de fato faltava um jogo tradicional do nosso querido bigodudo no Switch. E como a Nintendo não é boba, dá-lhe um port turbinado pro atual console.
Quem nunca jogou New Super Mario Bros. U, lançado em 2012 para Wii U, trata-se de uma aventura como qualquer outra da franquia. Pode ser jogado inteiramente sozinho ou em até quatro jogadores ao mesmo tempo, cada um com um joy-con. A brincadeira aqui é o caos inevitável que se instaura com os jogadores tentando vencer os obstáculos da fase. Por mais que haja coordenação entre a equipe, em algum momento alguém vai pular sobre a cabeça do outro e mandá-lo direto pra lava. E isso pode ser engraçado e igualmente frustrante, já vou avisando.
O que há de luxo nesta versão?
Primeiramente, o jogo está um pouquinho mais bonito. Deram um tapa no visual do mapa do Reino do Cogumelo e também nas fases e personagens. Mas a melhoria visual que realmente dá para notar nesta nova versão é o quão liso o game roda no Switch, cravado nos 60 frames por segundo. O Deluxe coloca no mesmo pacote o New Super Luigi U e todo seu conteúdo extra, totalizando 164 fases para você testar as suas habilidades.
O roster também mudou, agora com 5 personagens: Mario, Luigi, Toad, Toadette e Nabbit. O Toad mudou para a cor amarela e o Toad azul foi substituído pela Toadette. Decisões sábias de design para evitar a confusão na tela, com uma cor principal para cada personagem. Uma novidade bacana é que, ao jogar com a Toadette, ela pode se transformar na Peachette ao usar o inédito e exclusivo power-up Super Crown (a coroa da Peach). Ela poder planar com a saia ao pular e ainda ganha um segundo pulo, semelhante à habilidade do esquilo.
A Super Crown é encontrada da mesma forma que os outros power-ups. Mas a forma mais fácil de obtê-la é através dos desafios do Toad, que envolvem canhões, memorização de blocos e outras brincadeiras. Você pode acumular itens para utilizar antes de entrar em uma fase, assim evitando começar o percurso em desvantagem. O limite é de 10 power-ups, colocados na ordem que adquiri-los.
E por falar em novatos, New Super Mario Bros. U Deluxe oferece uma ajudinha com uma galeria de (17) dicas, outra com muitos vídeos de como passar as fases, e o famoso Super Guide: o computador joga a fase por você. Esta “trapaça” deu as caras pela primeira vez em New Super Mario Bros. Wii e é uma forma de avançar no jogo e não travar em uma fase específica. Uma vez ou outra, até os marmanjões experientes irão sucumbir à este recurso para não perder muitas vidas e a paciência junto.
Mais desafios para quem gosta
Para ampliar a jogatina, há três novos modos de jogo: Challenges, Boost Rush e Coin Battle. É possível jogá-los usando o seu próprio Mii, com jogabilidade equilibrada – os personagens principais possuem uma leve diferença nos movimentos e alcance do pulo. No modo Challenges, você encara quatro tipos de desafios: correndo contra o tempo, coletando moedas, pulando em inimigos na sequência para conseguir 1-UPs e os especiais. Este último apresenta uma grande variedade de percursos, como desviar de bolas de canhão no dirigível do Bowser com a condição de não atingir os inimigos, não encostar nos canhões e não pegar moedas. Molezinha, só que não!
Em Boost Rush, você joga pacotes de fases com um cronômetro que não pára. A movimentação do cenário ocorre automaticamente, da esquerda pra direita, e acelera a cada 10 moedas coletadas. Por fim, o Coin Battle promove uma verdadeira correria para ver quem pega mais moedas. Este modo permite de 2 a 4 jogadores e as fases podem ser editadas no Coin Edit, que inclusive funciona na tela touch.
New Super Mario Bros. U Deluxe vale para aqueles que não jogaram o game original de Wii U e querem curtir agora no Switch. Eu diria que vale também pra quem já jogou, mas perdeu todo o conteúdo extra do Luigi. Com o Mario verde, as fases mudam um bocado embora seja o mesmo mapa com os mesmos chefes e final. Agora se você jogou isso tudo aí antes, somente os novos modos e a facilidade de jogar em 4 pessoas com os joy-cons podem atrair a sua atenção.