Control é um jogo amado por muitos e incompreendido por tantos outros, o que é super compreensível, já que a história é completamente maluca! Entendendo ou não, temos aqui um excelente game de ação com elementos de terror de autoria da Remedy. Aproveitando que este foi um dos jogos gratuitos da PlayStation Plus em fevereiro de 2021, agora é a hora de jogar pela primeira vez ou simplesmente voltar para platinar!
A boa notícia é que os assinantes da Plus receberam a versão Ultimate, que inclui todos os DLCs lançados. Quem ainda não tem PS5 também saiu ganhando, pois essa versão também desbloqueia o port de PS4. Independente de estar jogando no PlayStation, Xbox ou PC, as conquistas são as mesmas em todas as plataformas, então este guia será útil para todos!
O que Control tem de complicado em seu enredo ele não tem em dificuldade. No geral, o jogo é muito fácil e a platina é mais fácil ainda! É bem provável que ao terminar a campanha, você já tenha pego pelo menos 80% de todas as conquistas e vai precisar fazer somente umas coisinhas para conseguir a platina.
Nada aqui é perdível, nem mesmo as sidequests, então não se preocupe em deixar alguma coisa para trás, pois dá para continuar jogando normalmente após terminar a história. A princípio deixe os troféus de lado, jogue a história tranquilamente, curta o game e no final é só ver o que faltou para correr atrás.
Neste guia você encontra dicas para todos os troféus do jogo base e dos dois DLCs, que também são bem fáceis e não vão te dar dor de cabeça. Confira abaixo a lista de troféus e a estratégia para obter cada um.
Director of the FBC Unlock all other trophies |
Obtenha todos os outros troféus. |
15G |
Astral Construction Construct a Weapon Form or Mod |
Impossível de perder. |
Provavelmente será um dos primeiros troféus a serem conquistados. Basta ir a qualquer Ponto de Controle e construir alguma arma ou mod aleatório. Qualquer coisa forjada já garante a conquista.
Para construir esses itens, é necessário acumular uma certa quantidade de materiais dropados de inimigos e encontrados dentro de baús. Você conseguirá coletar muitos naturalmente, então não se preocupe com isso. |
30G |
Non-Standard Issue Upgrade any Weapon Form to Level 3 |
Troféu de farm. |
Evolua qualquer arma até o nível máximo, ou seja, três vezes. Cada upgrade desbloqueia um novo espaço para equipar mods na arma, então quando uma arma estiver com os três espaços disponíveis, ela já está no nível máximo.
Como qualquer coisa que pode ser construída em Control, não existe uma arma mais fácil de evoluir do que outra. Basta ir jogando naturalmente, acumulando materiais e ir evoluindo tudo que conseguir na medida do possível. Eventualmente você conseguirá maximizar todas as armas. |
30G |
Career Development Unlock all 3 Personal Mod slots |
Troféu de farm. |
Evolua Jesse até o nível máximo. O jogo não possui levels, então os upgrades da personagem funcionam da mesma forma que os upgrades de armas (ver troféu Non-Standard Issue). Jesse possui três upgrades que desbloqueiam novos slots de mods, mas eles não podem ser conquistados exatamente da mesma forma que as melhorias das armas.
Para maximizar Jesse, você precisará gastar 30 pontos de habilidades. Você os obtém completando missões (principais e secundárias) e encontrando salas secretas espalhadas pela Antiga Casa. Não importa qual habilidade você vai comprar, apenas que gaste um total acumulado de 30 skill points. Isso acontece naturalmente, então provavelmente você já terá conseguido antes do fim da campanha. |
15G |
The Importance of Synergy Complete 5 Side Missions |
Veja o troféu FBC Crisis Solution Task Force para mais informações. |
15G |
Inter-Departmental Cooperation Complete 10 Side Missions |
Veja o troféu FBC Crisis Solution Task Force para mais informações. |
30G |
FBC Crisis Solution Task Force Complete 15 Side Missions |
Troféu de missões secundárias. |
Existem 18 sidequests no jogo base, então você nem precisará completar todas, pois 15 já garantem o troféu (mais os troféus The Importance of Synergy e Inter-Departmental Cooperation)! Elas são desbloqueadas gradualmente conforme se avança na história, mas todas também podem ser concluídas após o fim da campanha, então nenhuma delas é perdível.
Não existe um jeito ou local padrão de se obter sidequests, muitas vezes você só estará passando por um local e uma missão começará do nada. Geralmente, um NPC ou item com uma missão estará com uma triângulo vermelho na cabeça. Para não perder nenhuma, fique atento as seguintes coisas: • Colete todos os documentos que encontrar, pois alguns deles desbloqueiam missões secundárias (porém não há nenhuma indicação de quais fazem isso, a missão será iniciada assim que você pegá-los); • Você conseguirá seis sidequests no mural do escritório do Ahti (o zelador) em momentos diferentes do jogo, divididas em dois grupos (três por vez). Não esqueça de revisitá-lo! • Sempre que avançar uma missão principal, vá conversar com Emily na Central dos Executivos, pois ela também te oferece algumas sidequests; • Após levar toda a sua equipe para a Central dos Executivos, uma ficha de jukebox irá aparecer no centro do cenário, liberando outra missão. É bem fácil de passar despercebido, então fique atento ao triângulo vermelho. Todas as missões que envolvem batalhas contra chefes e novos superpoderes garantem um troféu separado, então ao correr atrás deste você também desbloqueará as conquistas Insular Telekinesis, Shifting Positions, Psychic Occupation, Altered Manifestations May Occur, Aggressive Growth, Head of Communications, Living Archetypes e Astral Phenomena. |
30G |
Paranatural Collection Collect more than 100,000 Source |
Troféu de farm. |
“Source” é como é chamada a principal matéria-prima de Control, aquela que usamos na construção de armas e mods. O troféu exige coletar um total acumulado de 100 mil e não há nenhuma estratégia envolvida nisso, apenas jogar e jogar. Felizmente não é tão difícil quanto parece e provavelmente você conseguirá antes de terminar a campanha.
Você obtém esse material derrotando inimigos e destruindo mods que estejam no seu inventário. Para acelerar o processo, nunca fuja de uma batalha, mate todos os inimigos que encontrar e fique atento aos mods, pois existe um limite que pode ser carregado. Quando seu inventário estiver cheio, destrua os que você não estiver usando para ganhar mais Source e poder coletar mais. Sempre que você morre, você perde uma quantidade de Source como forma de “punição”, mas não se preocupe com isso. O jogo exige alcançar um total acumulado de 100 mil e não juntar 100 mil de uma única vez, então pode morrer e gastar no crafting à vontade. |
30G |
Interdimensional Defender Killed 1000 Hiss |
Troféu de grind. |
Derrote 1000 inimigos. Apesar de parecer muito, o troféu virá quando você menos esperar, pois os inimigos costumam aparecer em grupos grandes, então sempre mate todos que aparecer e não fuja dos combates.
Se você terminou a campanha e não conseguiu este troféu (o que é muito difícil de acontecer, mas é possível), caso esteja jogando a versão Ultimate, basta dar continuidade às missões dos DLCs que com certeza a conquista virá em alguma delas. Se você não tiver os DLCs, o jeito será ficar se teleportando de um Ponto de Controle a outro e andando aleatoriamente para encontrar inimigos. |
15G |
Parautilitarian Unlock 1 Ability Tree Upgrade |
Veja o troféu Master Parautilitarian para mais informações. |
15G |
Expert Parautilitarian Spend 50 Ability Points |
Veja o troféu Master Parautilitarian para mais informações. |
65G |
Master Parautilitarian Spend 100 Ability Points |
Troféu de farm. |
O troféu exige que você gaste 100 pontos de habilidade e não que desbloqueie todas elas, então mesmo gastando tudo isso, você estará longe de obter todas as skills de Jesse. Porém, 100 ainda é um número alto, então mesmo completando todas as missões principais e secundárias do jogo base, ainda ficarão faltando alguns pontos.
Você tem duas opções para conseguir os pontos restantes: encontrar locais secretos (hidden locations) espalhados pela Antiga Casa ou jogar as missões dos DLCs. Existem 19 locais secretos no jogo base e você não precisará encontrar todos para completar os 100 pontos, então qualquer uma dessas opções são fáceis de fazer. Com este troféu, você também garante as conquistas Parautilitarian e Expert Parautilitarian. Abaixo você pode conferir um vídeo com a localização de todos os locais secretos do jogo. |
15G |
Choose to be Chosen Obtain the Service Weapon |
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido logo no início do jogo. |
15G |
Paranatural Powerhouse Obtain the Launch Ability |
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após ganhar o poder de telecinese. |
15G |
Insular Telekinesis Obtain the Shield Ability |
Troféu de missão secundária. |
Obtido após desbloquear o poder de escudo. Para isso, é necessário realizar as sidequests desbloqueadas na missão 3 da campanha, onde devemos consertar os conversores e as bombas do Setor de Manutenção. Para iniciar essas missões, é preciso coletar um documento em específico encontrado no mesmo setor, então não deixe de coletar tudo que encontrar no caminho. |
15G |
Shifting Positions Obtain the Evade Ability |
Troféu de missão secundária. |
Obtido após desbloquear o poder de evasão. Para isso, primeiro é necessário jogar até a segunda missão da história, desbloqueando o acesso ao Setor de Manutenção. Lá você encontrará um corredor com uma luz piscando no fundo, próximo do escritório do Ahti. Vá até essa luz para iniciar uma sidequest e, após completá-la, você ganhará a esquiva. |
15G |
Psychic Occupation Obtain the Compel Ability |
Troféu de missão secundária. |
Obtido após desbloquear o poder de controle mental. Para isso, é necessário completar uma sidequest que fica disponível no fim da missão 4 da campanha, ao falar com um NPC por um interfone próximo de um elevador. Existe um documento específico que inicia essa missão, mas falar com o NPC já é o bastante para começar. Ao terminá-la, você ganhará um novo poder e poderá trazer inimigos para o seu lado nos combates. |
15G |
Rising Thought Obtain the Levitate Ability |
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após ganhar o poder de levitação. |
15G |
Ritualistic Thinking Cleanse 5 Control Points |
Veja o troféu Discerning the Pattern para mais informações. |
15G |
Ritual Intuition Cleanse 10 Control Points |
Veja o troféu Discerning the Pattern para mais informações. |
30G |
Discerning the Pattern Cleanse 25 Control Points |
Troféu de exploração. |
Pontos de Controle são os checkpoints do jogo, um lugar onde podemos recuperar nosso HP, comprar novas habilidades, construir mods e fazer viagens rápidas entre os pontos já encontrados. Eles estão espalhados por todo o jogo e precisam ser “purificados” para ficarem ativos, ou seja, você precisa interagir com cada um deles pelo menos uma vez.
Existem mais de 25 Pontos de Controle só no jogo base, mas para conseguir o troféu será preciso realizar todas as missões secundárias, pois elas liberam áreas exclusivas com novos pontos para conquistar. Como isso também é necessário para conquistar a platina, o troféu virá naturalmente. Além desse, você também garante os troféus Ritualistic Thinking e Ritual Intuition. |
15G |
Strange Collection Collect 40 Collectibles |
Veja o troféu Bureau Archivist para mais informações. |
15G |
Record Keeper Collect 80 Collectibles |
Veja o troféu Bureau Archivist para mais informações. |
65G |
Bureau Archivist Collect 120 Collectibles |
Troféu de colecionáveis. |
Ao longo do jogo, você encontrará diversos documentos, gravações de áudio e vídeos espalhados por todos os setores do prédio. Ao todo são mais de 200 colecionáveis, mas o troféu exige apenas 120, então nem se preocupe em ficar vasculhando cada cantinho ou assistindo guias com a localização de cada item, pois você encontrará a maioria sem nenhum esforço.
Para ajudar ainda mais, os DLCs também adicionam mais algumas dezenas de colecionáveis, então qualquer um que você coletar também colabora com o progresso deste troféu. Outra boa notícia é que não é nem um pouco difícil detectar colecionáveis, mesmo com toda a escuridão dos cenários, pois um círculo de interação sempre aparece indicando que tem algo ali, mesmo quando estamos consideravelmente distantes. Com este troféu, você também consegue as conquistas Strange Collection e Record Keeper. |
15G |
Altered Manifestations May Occur Defeat esseJ |
Troféu de missão secundária. |
Obtido ao derrotar o chefe secreto esseJ. Durante a missão 7 da história, você ganhará acesso a um local chamado Programa do Candidato Primário e lá poderá iniciar uma sidequest ao pegar um documento.
A missão requer que você investigue um espelho, que na verdade é um Objeto Alterado. Ao adentrar o espelho, você terá a oportunidade de enfrentar este chefe e ganhar o troféu. |
15G |
Aggressive Growth Defeat Mold-1 |
Troféu de missão secundária. |
Obtido ao derrotar o chefe secreto Mold-1. Para isso, primeiro é preciso desbloquear o poder de levitação e depois falar com Emily na Central dos Executivos para iniciar uma sidequest. Ela pedirá para Jesse investigar o paradeiro de uma cientista no Setor de Pesquisas.
A cientista está em um laboratório subterrâneo que pode ser alcançado através de um grande abismo no andar mais baixo do Setor de Pesquisas. Ao encontrá-la, ela te passará outra sequência de sidequests e, na última missão, você terá a oportunidade de enfrentar este chefe. |
15G |
Head of Communications Defeat Mr. Tomassi |
Troféu de missão secundária. |
Obtido ao derrotar o chefe secreto Mr. Tomassi. Esse é um dos chefes que enfrentamos ao longo da campanha, mas ele acaba fugindo antes de ser morto. Após completar a missão 7 da história, vá falar com Emily na Central de Executivos para iniciar uma nova sidequest.
Ela pedirá para Jesse dar um fim em Tomassi, que foi visto no Setor de Contenção. Basta ir até o local designado para encontrá-lo e dar início à batalha. |
15G |
Living Archetypes Defeat the Anchor |
Troféu de missão secundária. |
Obtido ao derrotar o chefe secreto Anchor. Primeiro, é necessário realizar a sidequest “A Matter of Time”, iniciada ao falar com um guarda machucado próximo de um cofre no Setor de Contenção. A missão envolve resgatar um médico que está preso em um plano alterado.
Ao concluir essa sidequest, você liberará uma nova chamada “The Enemy Within”, onde será necessário revisitar o local para encontrar um Objeto Alterado, que dessa vez é uma âncora. Após obter o poder de levitação, use-o para atravessar o abismo, interaja com a âncora e derrote o chefe para ganhar o troféu. |
30G |
Astral Phenomena Defeat Former |
Troféu de missão secundária. |
Obtido ao derrotar o chefe secreto Former. Ao chegar no Panopticon, você encontrará uma cela com um homem olhando fixamente para uma geladeira. Ele vai pedir sua ajuda, basta interagir com o interfone para iniciar a sidequest.
A missão só poderá começar caso você já tenha terminado de procurar pelo Dylan no Setor de Contenção, então nem adianta tentar antes disso (apenas não se esqueça de revisitar a cela da geladeira, ela fica bem próxima de um Ponto de Controle). No final dessa missão, você terá a oportunidade de “entrar” na geladeira e enfrentar este chefe. |
15G |
Welcome to the Oldest House Complete Mission 1 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
Unknown Caller Complete Mission 2 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
Directorial Override Complete Mission 3 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
Old Boys’ Club Complete Mission 4 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
Threshold Complete Mission 5 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
My Brother’s Keeper Complete Mission 6 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
The Face of the Enemy Complete Mission 7 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
Finnish Tango Complete Mission 8 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
Polaris Complete Mission 9 |
Relacionado à história, impossível de perder. |
65G |
Take Control Complete Mission 10 |
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após terminar o jogo. |
15G |
Cognitive Intruder Compel 10 enemies with the Seize Ability |
Troféu de combate. |
Obtido após usar o poder de controle mental em 10 inimigos diferentes (veja o troféu Psychic Occupation para mais informações de como desbloquear a habilidade).
No começo você só poderá controlar inimigos pequenos, mas conforme for evoluindo o poder na árvore de habilidades, será possível dominar qualquer tipo de inimigo. Primeiro é preciso deixar eles com pouca vida e depois segurar ou X para entrar em sua mente, dessa forma garantindo seu auxílio em combate. Basta fazer isso 10 vezes. |
15G |
Unstable Matter Kill 50 enemies with the Launch Ability |
Troféu de combate. |
Obtido após derrotar 50 inimigos com o poder de telecinese, o primeiro que desbloqueamos no jogo. No começo pode ser melhor dar alguns tiros para enfraquecer os inimigos e finalizá-los arremessando objetos, mas conforme você investir nos upgrades deste poder, o dano dos arremessos vai basicamente triplicar, se tornando a habilidade mais overpower de Jesse.
Para garantir este troféu o quanto antes, priorize matar os inimigos somente com arremessos telecinéticos. |
15G |
Volatile Debris Kill 10 enemies with the Shield Burst Ability |
Troféu de combate. |
Obtido após derrotar 10 inimigos com estilhaços de escudos (veja o troféu Insular Telekinesis para mais informações de como desbloquear a habilidade). Para isso, primeiro será necessário comprar alguns upgrades para o poder de escudo na árvore de skills.
Após desbloquear os estilhaços, basta segurar L1 ou LB para usar o escudo e depois soltar em algum inimigo. Quanto mais upgrades você comprar para essa habilidade, maior o dano causado, mas felizmente o troféu exige apenas 10 abates. |
15G |
Proper Handling Procedures Use Launch to throw a grenade or rocket |
Troféu de combate. |
Obtido após atirar um míssil ou granada jogado por algum inimigo. Para isso, primeiro você precisa comprar o upgrade do poder de telecinese que permite levitar granadas e depois é só esperar uma oportunidade.
O Setor de Pesquisas é um dos lugares mais fáceis de encontrar inimigos que atiram granadas, mas no geral eles aparecem em toda parte. O troféu nem sequer exige matar um inimigo dessa forma, basta pegar a bomba e arremessá-la em qualquer coisa. |
15G |
War Games Complete 5 Board Countermeasures |
Veja o troféu Astral Tactician para mais informações. |
30G |
Astral Tactician Complete 25 Board Countermeasures |
Troféu de objetivos paralelos. |
Obtido após completar 25 Contramedidas do Conselho. Nos Pontos de Controle, é possível acessar o menu de Contramedidas do Conselho, objetivos paralelos relacionados a combate que o jogo gera aleatoriamente. No geral todos são muito simples de fazer, se limitando a matar um número determinado de inimigos ou derrotar uma certa quantidade com uma arma ou poder em específico.
Não existe nenhuma Contramedida difícil de fazer, mas algumas podem demorar mais do que outras. Dê prioridade para as que exigem apenas farmar kills com um de seus poderes ou armas e, sempre que a lista estiver “muito difícil”, aceite algumas e cancele-as logo em seguida para gerar novas. O número não é alto, mas pode levar algum tempo para completar as 25, então é recomendado começar a cumprir esses objetivos o quanto antes, conforme avança na história. Além desse, você também ganhará o troféu War Games. |
15G |
First On the Scene Complete 1 Bureau Alert |
Veja o troféu Crisis Management para mais informações. |
30G |
Crisis Management Complete 5 Bureau Alerts |
Troféu de objetivos paralelos. |
Obtido após completar 5 Alertas de Setor. Eventualmente, enquanto você estiver jogando e completando suas missões normalmente, um nova missão paralela será iniciada do nada (não tem como não perceber, vai aparecer escrito em letras amarelas bem grandes no meio da tela). Elas são chamadas de Alertas de Setor e consistem apenas em ir até um determinado local e matar todos os monstros que estiverem lá – as vezes pode ser preciso atirar em alguns cubos de Ruído ou proteger NPCs, mas no geral envolve só matança mesmo.
Essas missões possuem um cooldown de 20 minutos e, sempre que você falhar em alguma, perderá aquela oportunidade. Não se preocupe caso perca alguma, pois todos esses alertas são infinitos e vão acontecer literalmente o jogo inteiro. O troféu exige completar apenas cinco deles, uma verdadeira pechincha e, de bônus, você ainda leva o troféu First On The Scene. |
DLC: The Foundation
The Foundation expande a história do jogo após o final da campanha principal, adicionando cerca de três a quatro horas de gameplay ambientado em um local inédito. O DLC traz alguns poderzinhos novos e desafios próprios, mas no final tudo ainda é bem fácil.
30G |
< Make/Unmake > Use Shape and Fracture a combined total of 100 times |
Troféu de combate e exploração. |
Uma das novidades deste DLC são dois poderes inéditos que permitem manipular e destruir os cristais presentes na Fundação. Você obtém ambos avançando normalmente na linha de missões principais da expansão, mas o troféu já começa a contar a partir do momento que você ganhar o primeiro poder.
Basta usar esses poderes 100 vezes, não importa qual deles for. Também não é necessário manipular 100 pontos de cristais diferentes, é acumulativo e você pode usar o mesmo cristal quantas vezes quiser. Provavelmente o troféu cairá antes de terminar as missões principais do DLC. |
15G |
Hostile Work Environment Kill 50 Hiss Sharpened |
Troféu de combate. |
O DLC adiciona novos tipos de inimigos, que no geral não são tão diferentes daqueles que enfrentamos no jogo base. Aqui teremos mineiros possuídos pelo Ruído e mais inimigos que voam; você só precisar matar um total acumulado de 50, independente de qual tipo for.
Eu consegui o troféu na batalha final do DLC, mas caso ainda fique faltando, basta ficar enfrentando inimigos no Armazém e próximo dos primeiros Pontos de Controle do mapa da expansão, onde é mais comum encontrar esses mineiros. Se estiver tendo dificuldades para encontrar inimigos, dê um fast travel para o primeiro Ponto de Controle da lista (na Central de Executivos) e depois dê outro para o lugar que deseja ir na Fundação. Isso vai reiniciar os inimigos da área e você encontrará grupos em todas as áreas de respawn. |
30G |
Rush Job Kill 100 enemies with Shield Rush |
Troféu de combate. |
Shield Rush é uma habilidade que só fica disponível através deste DLC (mas caso você esteja jogando a versão Ultimate, ela já estará disponível na árvore de skills desde o início). Primeiro você precisará usar alguns pontos de habilidade para adquiri-la na árvore de skills; depois é só começar a usar apertando L1 ou LB para ativar o escudo e ou B para usar a esquiva com o escudo ativado.
Uma vez que você tiver desbloqueado a habilidade, não será problema farmar os 100 abates. Use o poder em qualquer confronto que se deparar e, caso ainda fique faltando alguns após o final do DLC, um bom lugar para conseguir kills é na caverna da sidequest Found Footage, aquela que devemos atravessar uma sequência de túneis escuros usando uma televisão para iluminar o caminho. O único problema dessa caverna é que ela é muito escura e impossível de explorar sem ficar carregando uma luz para todo lado, mas em compensação tem um estoque quase infinito de zumbis de mofo. Uma outra forma alternativa de encontrar inimigos é forçando o respawn ao dar um fast travel para o primeiro Ponto de Controle da lista (na Central de Executivos) e depois voltar para a Fundação. |
15G |
Niche Position Find all hidden locations in the Foundation |
Troféu de exploração. |
O jogo base não tem troféu de encontrar todos os locais secretos, mas os DLCs têm! Felizmente, aqui são apenas 10 e você ainda ganha um ponto de habilidade para cada local encontrado.
Recomendo fazer este troféu junto com o One of Us, pois vários Maneki-nekos estão escondidos dentro ou próximo desses lugares secretos. Confira o vídeo abaixo para conferir a localização de cada um: |
15G |
Subterranean Research Collect all Collectibles in the Foundation |
Troféu de colecionáveis. |
Enquanto o jogo base foi bem generoso no quesito colecionáveis e mal nos obriga a encontrar metade da quantidade total, os DLCs são bem mais exigentes. The Foundation possui um total de 57 colecionáveis compostos por arquivos de texto, gravações de áudio e alguns vídeos; para encontrar todos, você precisará revirar cada canto da Fundação, incluindo os locais secretos (ver troféu Niche Position).
Quem estiver jogando no Xbox ou no PS5 ainda tem a vantagem de poder conferir quantos faltam nas informações do troféu. Caso tenha dificuldades de achar tudo, basta seguir o passo a passo do vídeo abaixo: |
15G |
Supportive Staff Have a Deployed Ranger kill 5 enemies |
Troféu de combate. |
De longe o troféu mais frustrante do jogo inteiro, principalmente porque depende mais de sorte do que de habilidade. Nos DLCs é possível chamar um NPC para te ajudar em combate em algumas estações de rádio que encontramos pelo caminho. O problema é que esses soldados são completamente inúteis e, quando não morrem em questão de segundos, erram 90% dos tiros.
O troféu exige que você deixe eles matarem um total acumulado de cinco inimigos (felizmente é pouquinho). Não precisa ser tudo do mesmo soldado e nem no mesmo combate, como já dito, é acumulativo. A melhor estratégia que encontrei é a seguinte: • Vá até o Armazém, existe um rádio um pouco antes do Ponto de Controle. Chame o soldado; • Recue um pouco no túnel, pois pode aparecer alguns inimigos lá mesmo. Caso prefira, pode avançar direto até o Ponto de Controle do Armazém para os inimigos voadores aparecerem; • Atire em todos os inimigos que aparecerem até eles ficarem com apenas um pouquinho de vida, tomando bastante cuidado para não matá-los; • Feito isso, fique correndo pelo mapa (sem se afastar demais do túnel) e fazendo o possível para manter os inimigos focados em você enquanto o soldado tenta acertar algum tiro neles. Se você fez certo, um único tiro será o bastante para garantir o abate, mas pode acreditar que vai demorar. Um outro lugar alternativo para tentar o troféu é no Departamento Fragmentado, mas lá achei muito mais difícil, pois spawnam muitos mineiros, que são bem rápidos e agressivos, e eles sempre matavam meu aliado em questão de segundos. No Armazém temos a vantagem de que provavelmente ele ficará perto do túnel e longe dos inimigos, então lá você não terá problemas. |
15G |
One of Us Gather all the Maneki-nekos |
Troféu de colecionáveis. |
Os Maneki-nekos são estátuas japonesas de gatinhos da sorte que estão escondidas por toda a Fundação. Não existe nenhuma sidequest relacionada a isso e a maioria dos gatos só aparece realizando algum puzzle específico, então esses são colecionáveis secretos e muito bem escondidos.
No total são oito estátuas e, coletando todas, você precisará ir até um local específico para reivindicar sua recompensa e ganhar o troféu. Como o jogo não te dá nenhum tipo de dica, recomendo assistir um vídeo para ver a localização de cada um e a resolução dos puzzles, assim como o lugar onde a recompensa está guardada. |
15G |
Star Performance Complete the Side Mission: “Jesse Faden starring in ‘Swift Platform'” |
Troféu de missão secundária. |
Durante uma das primeiras missões principais do DLC, você se deparará com um projetor de filmes, que na verdade é um Objeto Alterado. Isso vai desbloquear uma sidequest de libertar esse projetor, mas para isso você terá que literalmente “entrar em um filme”.
A missão te coloca em um minigame onde surfamos em trilhos e devemos desviar de obstáculos e derrotar inimigos. Não é difícil e a música é muito empolgante, mas tome cuidado para não se distrair demais, pois se morrer terá que começar tudo de novo! A parte mais difícil é no chefe final, que na verdade é um inimigo comum com muito mais vida que o normal. Faça de tudo para desviar dos ataques dele, pois eles tiram muita vida e você pode morrer em um piscar de olhos. O troféu cai após você alcançar o projetor pela segunda vez. |
15G |
Astral Plumbing Discover the Astral Plane restroom |
Troféu de exploração. |
Durante a missão principal “The Nail”, assim que você alcançar o Ponto de Controle do Departamento Fragmentado, haverá duas portas ao lado. Ambas levam para banheiros, mas você precisa entrar no banheiro feminino para ganhar o troféu e descobrir uma surpresa. |
30G |
A Strong Foundation Complete all Missions in the Foundation |
Troféu de missões secundárias. |
Precisa completar todas as missões do DLC, incluindo principais e secundárias. Uma vez que terminar o “modo história” desta expansão, você terá apenas três sidequests para fazer e todas são liberadas gradualmente com o avanço das missões principais, então você pode ir intercalando.
Além da missão do projetor de filmes (ver troféu Star Performance), fale com Emily Pope para desbloquear a missão de procurar os cartões de identidade e, quando tiver o poder de manipular os cristais, explore uma caverna que está em uma ponte elevada de pedra, próximo do início do mapa da Fundação, para dar início a missão da televisão (onde você precisará cruzar uma caverna totalmente escura usando a luz da TV de guia). |
DLC: AWE
AWE traz um inusitado crossover de Control com Alan Wake, outra franquia da Remedy. Este DLC é mais curto que o anterior e não chega a durar três horas, então será ainda mais simples conseguir todos os seus troféus e limpar o mapa.
15G |
Familiar Methodologies Fight off Hartman |
Relacionado à história, impossível de perder. |
15G |
Chief Investigator Find 80% of the hidden locations in the Investigations Sector |
Troféu de exploração. |
Se comparado com The Foundation, AWE pega mais leve e não exige que você encontre cada um dos locais secretos do DLC. Porém, você terá que encontrar pelo menos 80% e esta expansão tem apenas cinco! Sendo assim, basta achar quatro para garantir o troféu.
Abaixo você confere um vídeo com a localização de todos. Aliás, vale a pena encontrar todos os cinco, pois além de você ganhar o último ponto de habilidade necessário para desbloquear todas as skills de Jesse, um deles ainda tem um easter egg bem maneiro. |
15G |
Vending Spree Destroy 80% of the Altered Vending Machine instances |
Troféu de combate. |
Um segredinho que este DLC guarda é que algumas máquinas de comida estão vivas! É bem provável que você termine todas as missões principais sem se deparar com essa surpresinha, mas este troféu exige que você mate quatro delas. Na descrição diz ser 80% das máquinas alteradas, mas achei isso bem estranho, pois não se trata de um evento pré-determinado e sim de algo aleatório, então para mim não fez sentido.
Para isso, existe alguns lugares específicos onde você pode “farmar” essas máquinas. O primeiro é em Investigações Ativas, onde existem três máquinas; o segundo é em Escritórios Abandonados, onde você encontra duas e, por fim, na entrada de Fra Mauro AWE, com mais três. Como já dito, depende unicamente da sua sorte, então visite todos esses lugares, atire em todas as máquinas e veja o que acontece. Se der certo, a máquina ficará brilhando em vermelho e sairá pulando pelo cenário. Elas são muito rápidas e sempre tentarão fugir de você, então ataque com tudo e tente matá-las o mais rápido possível. Nem sempre você conseguirá encontrar essas máquinas vivas, então quando você já tiver visitado os três locais citados acima e não tiver sorte, dê um fast travel para o primeiro Ponto de Controle da lista (na Central de Executivos) para forçar um respawn e depois visite novamente cada um deles. O vídeo abaixo mostra a localização de cada máquina presente nos lugares citados: |
30G |
The Third Thing Defeat Hartman |
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após derrotar o último chefe deste DLC. |
30G |
Workplace Recreation Play a single game in Arcade Mode |
Troféu de minigame. |
Logo após a sua primeira luta contra Hartman (na sala do elevador), você poderá acessar uma pequena sala que está à direita do elevador, próximo da entrada de Investigações Ativas. Lá você encontrará duas máquinas de arcades que disponibilizam minigames de combate, basta interagir com elas e selecionar qual deseja jogar.
Todos se resumem a um modo de sobrevivência por ondas, onde os inimigos vão chegando aos montes e precisamos derrotá-los. Para ganhar o troféu você só precisa jogar uma partida, nem precisa vencer. Basta jogar uma rodada do início ao fim e, ganhando ou perdendo, o troféu cairá logo após você voltar para o mundo “real”. |
15G |
Surge of Power Upgrade Surge to the maximum level |
Troféu de farm. |
Este DLC adiciona uma nova arma para o seu arsenal: Surge (ou Explosão). Trata-se de um lança-granada que atira bombas que grudam nos inimigos, mas antes de tudo é necessário utilizar seus materiais para construí-la.
O troféu exige que você evolua a arma ao máximo, ou seja, compre todos os três upgrades disponíveis. Não é uma tarefa difícil, apenas demanda algum tempo de farm, caso você não tenha os materiais necessários. Tente construir a arma assim que começar essa expansão e vá comprando os upgrades conforme joga as missões principais; eventualmente você conseguirá este troféu sem nenhum esforço. |
15G |
Surge Protector Kill 50 enemies with Surge |
Troféu de combate. |
Mate 50 inimigos com a arma Explosão (veja o troféu Surge of Power para mais informações). Não tem segredo, deixe essa arma equipada como a principal e use somente ela até o troféu cair. Apenas tome cuidado com os mods que aumentam o raio de explosão, pois as bombas também causam dano em Jesse e você pode facilmente acabar se matando caso o mod seja de nível alto (Lendário ou superior). |
15G |
Elevated Mind Kill 25 Airborne Rangers |
Troféu de combate. |
Airbone Rangers são um novo tipo de inimigos que aparecem exclusivamente nos mapas deste DLC. São apenas soldados comuns que voam, então você poderá identificá-los pelos tiros (eles atacam com armas de fogo). O troféu exige matar um total acumulado de 25 e ao longo da campanha você já conseguirá adiantar pelo menos metade dessa quantia.
O restante pode ser facilmente farmado no minigame Crowd Control dos arcades (ver troféu Workplace Recreation). É muito mais fácil obter os kills restantes aqui, pois é garantido que você enfrentará pelo menos uns 10 deles ao longo das 20 ondas de inimigos. Eles demoram um pouco para aparecer, mas basta ir matando todos normalmente até que eles comecem a spawnar. |
15G |
In-depth Investigations Find 80% of the Collectibles in the Investigations Sector |
Troféu de colecionáveis. |
Assim como os locais secretos (troféu Chief Investigator), você só precisará encontrar 80% de todos os documentos de texto, gravações de áudios e vídeos deste DLC. Se você for um bom explorador, provavelmente ganhará este troféu antes mesmo de terminar as missões principais.
A boa notícia é que você nem precisará encontrar todos. Caso tenha dificuldade, basta seguir as localizações indicadas no vídeo abaixo: |
15G |
Work Smarter, Not Harder Attach a Surge grenade to an object and Launch it at an enemy |
Troféu de combate. |
A descrição faz parecer difícil, mas na verdade é muito simples: basta grudar uma bomba da arma Explosão em algum objeto do cenário e usar o poder de telecinese para arremessá-lo em qualquer inimigo. As bombas grudam em tudo, então você pode atirar em qualquer objeto arremessável ao seu redor.
Você nem sequer precisar matar o inimigo com a explosão, apenas atirar o objeto-bomba nele. |
15G |
Multiple Applications Use Multi-Launch to hit 3 targets |
Troféu de combate. |
Este DLC acrescenta a habilidade de arremessos múltiplos no poder de telecinese, permitindo que Jesse levite e arremesse até três objetos de uma vez só. Caso você esteja jogando a versão Ultimate, já é possível desbloquear essa skill no jogo base, basta ir investindo seus pontos de habilidade nas melhorias do poder em questão.
O troféu exige acertar três inimigos diferentes em um único arremesso. Uma vez que garantir o poder, use telecinese em algum objeto e aperte L2 mais duas vezes para Jesse levitar outras coisas ao redor. Como os inimigos sempre aparecem em grupos, você não terá problemas em fazer isso. Levite três objetos, espere que a mira automática selecione três alvos diferentes e atire para ganhar o troféu. |