Da mesma forma como PES e FIFA sofrem comparações a cada lançamento, WRC 6: World Rally Championship não consegue escapar. Licenciado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o jogo chega à sua sexta edição correndo lado-a-lado dos seus principais concorrentes numa disputa honesta e acirrada.
Bem mais amigável, WRC 6 mostra que pode ser a melhor opção para os novos jogadores e curiosos. Mesmo com algumas derrapadas, a Kylotonn conseguiu entregar um jogo completo e bonito. Aperte os cintos e descubra o que existe de melhor nesse estilo de corrida mais bruto e cheio de terra.
Habilidade no volante, diversão constante
Mesmo não tendo a proposta de ser um simulador de corrida, a não ser pelo modo Pró, WRC 6 consegue se diferenciar dos demais jogos de corrida. Sem ser generalista dentro desse gênero, o título não abre mão do refinamento na direção dos automóveis, apostando em uma corrida mais técnica e que exige cuidado na direção.
Abusando das facilidades pelo licenciamento da FIA, o modo carreira leva o jogador pelas pistas de Rally mais famosas, sem contar o catálogo de carros, corredores e co-pilotos da última temporada. Tudo com a maior fidelidade nos detalhes e a promessa de imersão para os mais fanáticos.
Para os pilotos de primeira viagem, a proposta de WRC pode causar estranheza. A Kylotonn optou por não incluir circuitos fechados ou opções de jogo comuns aos outros principais títulos de corrida. Mesmo o estilo multiplayer, com suas dificuldades em encontrar partidas, deixa de lado partidas como conhecemos para um Time Attack em tempo real, com corredores fantasmas.
Terra e poeira na sua tela
A franquia conseguiu se ajustar à nova geração e consegue surpreender mesmo não tendo os gráficos mais bonitos desse gênero. WRC 6 não entrega paisagens vivas e sacrifica parte da experiência visual para manter-se fiel aos circuitos mundiais. Forza Horizon e The Crew: Wild Run, por mais que não tenham o refinamento na jogabilidade criado pela Kylotonn, conseguiram criar ambientes mais bonitos, vivos e atrativos.
Talvez pela necessidade de atenção às coordenadas do co-piloto e a dificuldade em se manter na pista, WRC tenha evitado ambientes que causem mais impacto do que o quesito “direção”. No entanto nada justifica a queda de frame rate em determinadas áreas dos circuitos e, principalmente, a dificuldade na visibilidade da pista em diferentes condições climáticas como, por exemplo, neblina, chuva ou neve. Infelizmente, Dirty Rally consegue unir visual, física e jogabilidade, melhor que o título da Bigben Interactive, publisher responsável pela sexta edição de World Rally Championship.
Rallyedade de verdade
Tudo em WRC foi pensado para agradar veteranos e novatos, porém a realidade não acompanha a proposta de física da Kylotonn. Por mais que seja perceptível o peso do carro, a aceleração arrastada após as derrapagens, que condizem muito bem com as diversas superfícies, o ambiente não responde bem às colisões e interferências do carro.
Basta um salto com o carro e você perceberá que nem tudo é perfeito. Cercas mais duras que pedras e poças de lama que parecem cimento, WRC se manteve firme em sua proposta de diversão apenas através da jogabilidade.
Se mantenha na pista para não ser penalizado em tempo, muito menos para presenciar algo que cause estranheza por falta de refinamento ao programar o espaço ao redor do carro.
Sinal verde ou vermelho?
Serão horas correndo e participando da temporada de um ano pelas 14 rodadas do campeonato. Com uma curva de aprendizado longa, talvez até frustrante nas primeiras corridas, o jogador terá a chance de testar e refinar suas habilidades ao volante.
WRC 6 é mais um título de corrida que merece sua atenção e que sobrevive ao tempo e seus concorrentes, mantendo-se fiel à sua proposta e estilo. Diferente das demais franquias, a Kylotonn busca pelos seus jogadores e não ao contrário, indo contra aos estúdios que se ajustam ao mercado ou até mesmo aos jogadores que fogem dos títulos que exigem mais habilidade.