Skip to main content

Criado pelo estúdio dinamarquês Triband e disponibilizado com exclusividade inicial pela Epic Store e através do serviço Apple Arcade no iOS. Esqueça tudo o que sabe sobre golfe, pois em What The Golf?, nenhuma regra se aplica. Ou como os próprios criadores o descrevem, este é “uma paródia de golfe com física maluca para pessoas que odeiam golfe”. Mesmo com essa descrição, o jogo ainda vai te surpreender.

Humor acima de tudo

A trama, se posso chamar assim, gira em torno de uma bola de golfe (vulgo, nós) que precisa passar por uma série de testes em laboratório para encontrar uma maneira de tornar o golfe um esporte ‘menos chato’. Nesse meio tempo haverá um computador solitário que tentará a todo custo nos destruir com desafios mortais e a chave para derrotá-lo é o amor – pois é, o amor cura tudo.

Golfe talvez seja um dos poucos esportes que é mais divertido virtualmente do que presencialmente – e essa não é uma opinião sedentária. Encontrar experiências diversificadas que se utilizam dessa temática não é difícil.

Esse é um esporte recorrente no meio dos jogos eletrônicos, desde os primórdios dos vídeo games. Mesmo os jogos mais populares do gênero pouco seguindo suas regras fielmente, como Golf Story, Golf Peaks, – algum dos diversos – Mario Golf, Worms: Crazy Golf, e por aí vai.

Imagem do jogo What The Golf?
É o que veremos

What the Golf? entra nesse balaio e vai além – muito além. O elemento humor é o destaque deste título, isso é notável a começar pelo seu nome. O gameplay segue a mesma linha, basicamente o único fator que o torna um jogo de golfe, é a bola e a ação de acertar o buraco – sendo que nem sempre eles estão presentes. Ou seja, devido ao elemento imprevisível, nossa reação é (quase) sempre “WTF?” – ou “WTG?” no caso.

Este aspecto inusitado é o que torna este título tão divertido, nada é previsível, e essa é a graça. Não saber o que virá depois, algo completamente maluco e fora da caixinha. Ora você está dando tacadas em uma bolinha, em seguida está dando tacadas em uma casa para levá-la ao buraco, ou um carro, uma cadeira de escritório e etc. A loucura – literalmente – não tem limites aqui.

Outro fator que contribui para isso, são as referências a cultura pop, seja do cinema, desenhos, e claro, outros jogos, que estão presentes por todos os cantos. Até mesmo algum pormenor que pode passar despercebido é capaz de ser uma referência a algo. É sempre divertido prestar atenção a tais detalhes.

Imagem do jogo What The Golf?
Estamos de olho nessa zoeira

Inclusive até o nome das fases tem alguma referência – ou no mínimo um trocadilho bem bolado – que são sempre uma comédia a parte. Infelizmente alguns se perdem na tradução para o português, seja em sentido ou em graça. São questões idiomáticas que muitas vezes são difíceis de se traduzir mantendo o mesmo sentido. Imagino que por essa razão não substituíram os textos originais, mantendo a tradução apenas como legenda nas fases.

Golfástico

O gameplay é tão simples quanto se pode imaginar, acerte a bola – ou seja o que for – no buraco. Porém, nem sempre será tão fácil fazê-lo, buracos pode fugir de você, cavalos podem jogar golfe, jogadores de futebol podem querer te atrapalhar, cachorros quentes podem desviar sua tacada, gatos podem ser sua bola e por aí vai.

É um jogo bastante viciante, devido principalmente a sua simplicidade e seu humor, além das fases curtas e desafiantes. What the Golf? conta com uma série de – tacadas – fases para jogar, todas elas divididas por seções que só podemos avançar uma vez que todos os seus desafios tenham sido completados – além de segredos escondidos.

Imagem do jogo What The Golf?
Super Golf!

Para além disso, cada fase possui dois desafios extras – e às vezes mais difíceis -, como se fossem aqueles jogos onde é necessário conquistar três estrelas por fase. Tais desafios extras – quando concluídos – rendem coroas, que quando coletadas todas de uma mesma seção, fornecem troféus para sua galeria de prêmios.

Caso você termine a campanha – em uma tacada – e fique com aquele sentimento de ‘quero mais’, não se preocupe, pois What the Golf? ainda conta com alguns outros modos – tão divertidos quanto – que prolongam sua vida útil. Como um modo de desafio diário, que é atualizado com novas fases com direito até a um ranking, também há o chamado “Desafio Impossível”, que conta com uma série de fases com… adivinhe… desafios ‘impossíveis’.

Também existem eventos especiais por tempo limitado para datas festivas e afins. No presente momento desta análise (12/19) o evento é um especial de natal, com fases temáticas e desafios diferenciados. Outro modo curioso é o “Mostre a um amigo”, um modo demonstrativo que é auto explicativo – a melhor propaganda é o boca-a-boca.

Imagem do jogo What The Golf?
Donkey Frog

O jogo ainda conta com conquistas, mas não da maneira tradicional, e sim um ranking de tacadas com as quais alcançou algumas metas de conclusão do jogo, como 50%, 75% e 100% da campanha. Dispute com pessoas do mundo todo o melhor saldo de tacadas – tal qual em uma partida de golfe real.

Como descrito inicialmente, a física deste título é um fator que influencia no gameplay, com fases que envolvem todo tipo de elemento físico. Desde gosmas que se grudam nas paredes, impulsão, fricção, foguetes, barris explosivos, veículos, cada um deles com sua própria jogabilidade, peso e dinâmica.

Imagem do jogo What The Golf?
O melhor golfe que já joguei

A única dificuldade que encontrei nesse sentido, foi a falta de precisão, que na verdade não seria um problema caso não houvessem fases que a requerem. Nesses momentos a paciência deverá ser grande, pois do contrário a frustração é quase inevitável, afinal, desviar de um caminho tortuoso cheio de pedras usando um vaso de porcelana não é tarefa fácil, por exemplo.

O jogo conta com uma arte bastante característica e divertida, como se fossem peças de um diorama (durante o gameplay). A trilha sonora também segue a mesma linha, sendo algumas das músicas cantadas por um coro a cappella – algo tão inusitado quanto o restante do jogo.

Imagem do jogo What The Golf?
A reversal russa é quem dita as regras

What The Golf? agrada muito pelo humor e seu gameplay viciante – e inusitado. Um jogo de golfe, onde qualquer coisa pode – e será – golfe. Irá agradar todos os tipos de jogadores, seja para passar o tempo ou para curtir um momento de diversão com amigos. Não há porque não experimentar este divertido jogo de golfe “para quem odeia golfe” – diversão garantida por horas.