Depois de dar muito suporte a Warhammer: Vermintide 2, que recebeu novos conteúdos por anos, a desenvolvedora Fatshark resolveu seguir adiante com o mesmo gênero, mas com suas peculiaridades em Warhammer 40,000: Darktide. O novo game foi lançado somente para PC, através da Steam e Game Pass, com versão para Xbox Series X|S prometida, mas ainda sem data de lançamento.
Quem adquiriu Warhammer 40,000: Darktide na plataforma da Valve previamente, pôde ter acesso antecipado. Eu estive acompanhando a recepção da comunidade desde então e vi elogios ao gameplay, mas críticas pesadas em relação à otimização. Agora com o jogo em mãos, vamos ver se o gamers que jogaram antecipadamente tinham razão ou não.
Seguindo uma fórmula de sucesso
Warhammer 40,000: Darktide segue a mesma premissa de gameplay que a franquia Vermintide: história distribuída em diferentes fases em coop de quatro jogadores. Por se passar em um período futurista, o jogo tem mais foco em armas de fogo do que seu antecessor, que é ambientado na era medieval e tem o melee como prioridade nos combates. Mas se você gosta dos dois estilos, Darktide oferece a porradaria e os tiroteios sem problemas.
Ao iniciar uma campanha, é possível criar seu personagem, iniciando pela classe. Sem muito segredo: é possível ser o especialista em armas de fogo (Combatente: Franco-Atirador), ou um equilíbrio entre melee e atirador (Zelote: Pregador), ou então o cara com habilidades sobrenaturais (Psicomante: Psinético), mas se preferir o tanque para destruir tudo que está em seu caminho, também é possível com o gigante (Ogryn: Quebracrânio).
Logo depois, você vai escolher o contexto de seu herói, com várias opções que falam sobre seu passado e presente. A customização da aparência vem logo em seguida. Mais uma vez: não tem muito segredo aqui. O game oferece o básico, então não existe muita chance em ser o “diferentão” aqui. Feito tudo isso, você está pronto para o campo de batalha. O game conta com uma história, mas posso dizer com quase certeza que você não se lembrará dela, já que não é o foco do jogo.
Warhammer 40,000: Darktide conta com um HUB, onde você pode acessar lojas para comprar e melhorar equipamentos em geral. O mais importante desse local é acessar as missões. As diferentes fases contam com objetivos diferentes como invasão, conserto, ataque, investigação e interrupção. Elas têm níveis e condições diferentes, e algumas missões ficam abertas por tempo limitado. Tudo é muito simples, em uma interface amigável, não dá para se perder nesse quesito.
Gameplay é o ponto alto de Darktide
Vamos ao que interessa: o gameplay. Como dito antes, Warhammer 40,000: Darktide segue a mesma fórmula de Vermintide. Você e mais três pessoas (ou bots) precisam concluir os objetivos propostos enfrentando muitos, mas muitos inimigos. Alguns trechos oferecem alguns monstros espalhados pelo cenário, já em momentos críticos, como ao ativar uma máquina que faz parte da missão, hordas e mais hordas aparecem para impedi-lo.
Não é tão difícil lidar com os inimigos. Os mais simples caem com uma porrada da sua arma melee, já outros mais fortes, que aparecem menos, precisam de mais atenção. Além deles, existem os chefes (mais as hordas) que necessitam dos quatro jogadores para serem derrotados e eles são os maiores desafios. Nem é preciso falar que quanto mais variado o grupo, com classes diferentes, melhor fica para diversificar nas estratégias de combate.
Os combates na mão (melee) oferecem movimentos variados, como defesa, ataques leves e pesados, ataques especiais, dá para empurrar os inimigos, esquivar, deslizar pelo chão, além de movimentos normais como correr e pular. Existe uma barra de estamina, que precisa ser bem gerenciada. Ela é gasta ao executar ataques melee (e cada arma consome quantidades diferentes), e ao correr. Além disso, cada classe tem suas próprias habilidades.
Apesar do jogo ter ótimos visuais, o que você vê ao jogar não é tão variado. As fases sempre são estruturas metálicas escuras com luzes e efeitos de iluminação que dão diferentes tons. Não é que cada fase seja uma cópia da outra, isso não acontece, mas a base é a mesma. Existem algumas que acontecem de dia e em lugares abertos, mas essas não são predominantes.
Apesar de Warhammer 40,000: Darktide estar em alta, registrando mais de 20 mil jogadores simultâneos na Steam nos últimos dias, é fácil cair com bots e passar por toda a fase com eles, ou no máximo um outro jogador que entrou no meio da partida. Isso, claro, se você não jogar com seus amigos.
A boa notícia é que os bots são decentes. Eles atacam, levantam o parceiro caído, se movimentam bem, mas dão umas “bugadinhas” de vez em quando, como ficar se tremendo parado ou travar em uma parede, mas nada que os prenda pelo resto da partida. Obviamente é muito mais interessante jogar com amigos, conversando com eles e decidindo as estratégias.
Problemas técnicos apagam o brilho do jogo
O gameplay é bastante divertido e é o ponto alto do game, porque o ponto baixo (e bota baixo nisso) é a parte técnica de Warhammer 40,000: Darktide. Quando comecei a jogar no dia 30 de novembro e nos dias seguintes, rodava muito mal em minha máquina (que atende os requisitos de sistema) e até mesmo em máquinas mais forte, como do nosso editor chefe Vinícios Duarte, que jogou comigo.
Quedas e mais quedas de frames, aliados a crashes nos aborreceram nos primeiros dias de lançamento. O game oferece suporte a ray tracing, o que o torna ainda mais bonito, mas é praticamente inviável por conta da má otimização, já que até mesmo uma GeForce RTX 3070 Ti passa dificuldade, mesmo com o auxílio do DLSS.
Além disso, o game tem os maiores tempos de loading entre jogos modernos no PC, parece até mesmo um jogo de mundo aberto carregando num PS4 ou Xbox One. Chega perto de um minuto, mesmo em um SSD. Isso acontece em absolutamente tudo, não importa se é ao abrir o jogo, carregando uma missão, voltando dela, não importa! Os loadings são ridiculamente grandes.
Em contrapartida, felizmente o jogo recebeu alguns patches dias atrás que o deixou melhor otimizado, sendo possível jogá-lo sem maiores dores de cabeça agora, mas os carregamentos continuam gigantescos. É fácil dizer que Warhammer 40,000: Darktide ainda irá mudar bastante, assim como aconteceu com Vermintide 2, e muitos desses problemas podem ser eliminados ou amenizados com o tempo.
O game já esteve com boas análises na Steam entre os jogadores, mas no momento em que publico essa review, Warhammer 40,000: Darktide conta com quase 40 mil análises e 64% de aceitação, o que deixa o jogo com status neutro. Dando tempo para os problemas técnicos, o game certamente é divertido e conhecendo o histórico da Fatshark, deve receber um bom suporte com o passar dos anos.