Vroom Kaboom é um jogo de batalha de carros que mistura cartas, batalhas e tower defense. Os desavisados certamente vão pensar que é um jogo de corrida, não é! A Ratloop Games Canada desenvolveu de forma excepcional e divertida um jogo de cartas onde escolhemos o deck e, baseado nele, temos os nossos carros e defesas para posicionar no campo de batalha. Estes campos são separados por faixas de rolamento de estradas onde ficamos trocando de faixa, atirando, protegendo ou destruindo o inimigo e suas barricadas.
Dominando o óleo
Talvez o melhor do jogo seja o quesito diversão. Desde o início o jogo gera uma curiosidade em conseguir destruir as defesas inimigas e, ao mesmo tempo, ficar se defendendo chocando seus carros contra o seu adversário. Vroom Kaboom oferece uma variedade bastante interessante de carros, uns armados e outros apenas mais fortes e rápidos, além é claro das barricadas e os mísseis teleguiados. Tem até carros kamikazes com botão de autodestruição e um super tanque de guerra.
Essa variedade de cartas vai aumentando com a passagem dos níveis e ao ganhar pontos pra comprar novas cartas para o seu deck. Como podemos customizar nosso deck de cartas, é imprescindível fazer escolhas corretas dependendo do campo de batalha escolhido e obviamente o seu adversário. Durante o jogo coletamos minas de óleo e fogo; baseado no número delas as cartas mais fortes vão sendo disponibilizadas para que você coloque em uso.
Talvez o menos intuitivo inicialmente seja o gameplay: com o trigger apertado mudamos os carros de faixas e com os outros botões acionamos o nitro e as características especiais de cada carro ( metralhadoras, campo magnético, pulos etc.) É um tanto confuso no início, mas depois que se pega o jeito a coisa melhora bastante. Não testei no gamepad, o que provavelmente deixa tudo mais fácil.
Preciso de óculos
Estranhamente, as cartas que ficam na sua mão esquerda são absurdamente pequenas no VR. Fica difícil de enxergar o que você está escolhendo, o que torna bastante confusa a seleção. Uma falha que complica justamente o uso do deck, essencial para vencer os adversários. A própria seleção com o trigger do controle para mudança de direção dos carros poderia ser melhor implementada. Estes dois pontos negativos comprometem um bocado a experiência toda.
Apesar dos poréns referentes ao gameplay, Vroom Kaboom é uma ótima pedida para os amantes do VR. Temos a nova interface de jogo, se assim posso dizer, com visão na terceira pessoa e você imerso dentro da plataforma do game. E temos também tiros e defesa de objetivos com uma grande variedade de carros. É só uma pena que o modo online esteja abandonado, um problema crônico nos jogos VR. Mas sim, vale muito a conferida!