Skip to main content

A desenvolvedora sueca Midjiwan AB lançou o agradável The Battle of Polytopia com a proposta de ser um jogo simples, rápido e trazendo referências dos board games de civilização.

O mais surpreendente foi perceber que a sua recente chegada ao Nintendo Switch apresenta também um excelente trabalho de portabilidade, além de oferecer um indie com muitas camadas de estratégia e modos de jogos mais complexos.

Conheça os 4X do sucesso

Com um carismático e bem trabalhado visual low poly, The Battle of Polytopia se propõe em oferecer uma jornada através da evolução de uma tribo. Com o passar dos turnos, sejam eles limitados ou livres conforme modo de jogo selecionado, você precisará desenvolver seus habitantes, descobrir novas tecnologias e explorar.

The Battle of Polytopia
A melhor defesa é um bom ataque

Quase como um board game, com suas mecânicas de produção e pontuação automatizados, você terá os quatro “X” para utilizar em favor do seu progresso: explorar o mapa, extrair matéria-prima para sua sobrevivência, expandir seu domínio em busca de novos territórios e exterminar seus adversários, sejam eles controlados por IA ou outros jogadores, no modo multiplayer.

As similaridades com os jogos de tabuleiro existem também na maneira como as ações são desenvolvidas. Você poderá realizar apenas um “movimento” para criar, deslocar, explorar ou extrair, em cada unidade dentro do seu território. Ou seja, um quadradinho do mapa pode oferecer a opção de ser desmatado, cultivado ou construído, porém só uma delas pode ser escolhida.

Suas ações também serão “controladas” e guiadas pela quantidade de estrelas que você possui. A simplicidade do jogo acaba ganhando uma profundidade maior quando exigir do jogador a melhor estratégia para ganhar mais estrelas no menor tempo possível. Isso só será possível com a evolução e expansão das cidades, unidades e território.

The Battle of Polytopia
Cada tribo oferecerá características e desafios diferentes

Quanto mais estrelas, maior a variedade de atividades que você realizará num mesmo turno. Ao terminar seus movimentos pelo mapa, seu adversário fará as jogadas antes de retornar para você. Nesta alternância você seguirá em busca de missões, para conquistar as famosas três estrelas dos jogos mobile, além de ganhar a supremacia como vencedor da partida.

Sinônimo de variedade e muito conteúdo

O trabalho dos desenvolvedores foi grande para trazer uma imensa quantidade de conteúdo para os jogadores. Além das 12 tribos já desbloqueadas, o jogo oferece mais quatro para você desbloquear. Todas elas possuem visuais e características únicas, que estão ligadas aos tipos de terrenos que farão parte do pequeno mundinho em que a partida se desenrolará.

Sua civilização pode ter uma facilidade maior para exploração, mineração ou construção, dependendo da sua escolha inicial ou customização do mapa. Terrenos áridos, lagos, continentes abertos, arquipélago e mundos aquáticos, isso sem contar a variedade proporcionada pelo clima, são os ambientes que complicarão sua estratégia e o progresso da sua tribo.

The Battle of Polytopia
Não faltarão modos de jogos e customizações para você se divertir

Acrescente uma grande árvore de tecnologia para ser descoberta e utilizada, todas elas com funções ligadas à evolução da sua tribo, para deixar ainda mais complexa a maneira como progredir com seu território e civilização.

O que achei um tanto incomum foi perceber que o nível de defesa das cidades contra invasões só pode ser evoluído como resultado das suas outras construções, não sendo possível evoluir suas fortificações e exigindo ainda mais atenção às unidades que escolhemos criar ou como expandir o território, sem deixar as bases desguarnecidas.

Você precisará levar em conta qual será sua prioridade, pois o senso de urgência por conta da quantidade de turnos ou a ameaça iminente dos seus inimigos exigirá um mix de habilidades, unidades e construções.

The Battle of Polytopia
Será que você consegue desbloquear todas as suas tecnologias?

Esqueça aquele começo moroso e mais cadenciado de Age of Empires, com foco na base em matéria-prima, para algo mais dinâmico e ágil.

Mais simples e divertido

The Battle of Polytopia tem claras referências aos títulos AAA que marcaram gerações no PC, assim como os jogos modernos que ganham cada vez mais mesas pela Europa e, desde a última década, os fãs brasileiros.

No entanto a Midjiwan AB soube utilizar o estilo de jogos mobile para criar uma experiência mais breve, com um ritmo mais frenético e resultados mais breves, mesmo que seja uma surpreendente derrota.

The Battle of Polytopia
Uma boa partida é sinônimo de conquistar todos os territórios

Desde o visual simples e carismático, com fácil e rápido entendimento, à jogabilidade simplificada para os controles do Switch, oferecendo agilidade para acessar as opções e botões, inclusive com o apoio de uma seta (estilo mouse) e movimentação da câmera ao redor do mapa, este jogo é extremamente agradável e desafiador.

Acrescente o bom trabalho com a trilha sonora, que preferiu não investir em muitos efeitos para as ações pelo mapa, à diversidade de conteúdo e simplicidade do jogo para bons momentos repletos de diversão e desafio.

The Battle of Polytopia vale sua atenção e tempo, principalmente pelo trabalho contínuo dos desenvolvedores em trazerem expansões com novas tecnologias, tribos e até mesmo elementos de fantasia, com dragões.