Já estamos há mais de uma década sem um título inédito de Super Monkey Ball. As últimas entradas da franquia – Banana Blitz e Banana Mania – foram apenas remasterizações e remakes dos primeiros jogos da série, então já passou da hora da Sega dar uma atenção especial para os nossos queridos macacos orelhudos. Felizmente, a espera acabou! Super Monkey Ball Banana Rumble está prestes a colocar um fim a esta grande seca.
Trazendo um Modo História robusto, um multiplayer divertidíssimo e até mesmo novidades no gameplay, Banana Rumble consegue superar expectativas e renovar a franquia de forma muito eficiente. Super Monkey Ball pode ter passado um bom tempo sem jogos totalmente novos, mas ao menos posso dizer com tranquilidade que a espera valeu a pena!
Em busca da Banana Lendária
Na campanha principal de Super Monkey Ball Banana Rumble, poderemos acompanhar AiAi e seus amigos em uma grande caça ao tesouro. O objetivo é encontrar a Banana Lendária, um artefato místico que, na prática, funciona como as Esmeraldas do Caos deste mundo. Uma novidade legal é que, por mais simples que seja o enredo, a história ainda é totalmente contada por cutscenes animadas em computação gráfica – todas bem divertidas e com uma excelente qualidade de animação!

Banana Rumble traz o maior elenco de personagens já visto na franquia, dispondo de 12 no jogo base e podendo ser expandido para 18 com os DLCs. Através das expansões, é possível jogar até mesmo com outros personagens da Sega, incluindo Sonic, Tails, Knuckles, Amy e algumas surpresas como Beat (da franquia Jet Set Radio) e Axel (de Crazy Taxi). Todos eles podem ser utilizados tanto no Modo História quanto no multiplayer.
A campanha traz mais de 200 fases inéditas e pode ser jogada tanto solo quanto em co-op de quatro pessoas. O jogo está bem amigável para novatos, já que traz um nível de desafio crescente; é bem fácil se adaptar a suas mecânicas, mas acaba sendo mais complicado dominá-las por completo. Contudo, dessa vez temos a adição de um novo movimento: o Spin Dash. Semelhante ao giro do Sonic, agora podemos pegar impulso ao girar a bola sem sair do lugar, facilitando na hora de saltar por abismos ou criar atalhos.

O jogo permanece funcionando como seus antecessores: aqui pilotamos um macaco dentro de uma bola e controlamos a movimentação do cenário, não do personagem. A bola rolará para o lado em que estamos inclinando o trajeto e, dessa forma, elaboramos nosso caminho até o final. Todas as fases são bem curtinhas e objetivas, o que acaba servindo de incentivo para jogar bastante em uma tacada só.
Cada level nos disponibiliza três objetivos opcionais: coletar todas as bananas, coletar o cacho de bananas dourado e finalizar dentro de um tempo específico. Os dois primeiros são perfeitamente possíveis de serem feitos na primeira tentativa, mas os speed runs já são um desafio que exigem mais do jogador, sendo necessário explorar diferentes estratégias em cada fase.
Mais estiloso do que nunca
As novidades de Super Monkey Ball Banana Rumble não param por aí. Outra adição bem legal é a customização dos personagens, que inclui mais de 300 cosméticos para desbloquear! Você pode equipar seu macaco com acessórios diversos e até fantasias completas, um fator útil para diferenciá-lo no modo multiplayer (as roupas também podem ser utilizadas no singleplayer).

Já o modo multiplayer também foi renovado e melhorado, saindo um pouco da pegada de party game dos últimos jogos e trazendo um free-for-all mais dinâmico. Existem cinco modalidades diferentes e cada partida suporta até 16 jogadores online, mas também existe a possibilidade de jogar com 15 BOTs – ou duas pessoas jogarem de forma local contra 14 BOTs. Infelizmente, esse modo suporta apenas dois jogadores em split-screen, ao invés de quatro.
No geral, o multiplayer é muito divertido e viciante, até quando jogado somente com BOTs. Dentre os modos disponíveis, existe uma corrida clássica no estilo Mario Kart, uma competição de coletar bananas, uma espécie de batata quente com uma bomba, um modo de destruir robôs e outro focado em atravessar anéis no ar. Todos exploram muito bem a mecânica do Spin Dash e são bem imprevisíveis, o que certamente ajudará a estender consideravelmente a vida útil do jogo.

No quesito técnico, Banana Rumble é um dos Super Monkey Balls mais bonitos e polidos lançados até aqui. Os gráficos estão bem charmosos e os cenários possuem uma riqueza maior de detalhes, fugindo daquele background simplório dos outros títulos. Em termos de jogabilidade, também achei ele mais agradável de jogar; antigamente, era comum a câmera se mover muito rápido e balançar em excesso, o que podia causar uma certa vertigem em certos momentos. Agora, tudo está mais “firme” e fácil de acompanhar.
Super Monkey Ball Banana Rumble pode ser facilmente considerado o melhor título da franquia até o momento – além de ser uma excelente porta de entrada para novatos! É um jogo divertido, rico em conteúdo, com um multiplayer viciante e mais prazeroso de jogar. A espera foi longa, mas a Sega se certificou em garantir que os fãs fossem muito bem recompensados pela sua paciência.
Prós:
🔺 Mais de 200 fases disponíveis no Modo História
🔺 Diversos personagens jogáveis, todos customizáveis
🔺 O multiplayer online é realmente viciante
🔺 O Spin Dash foi uma adição bem útil no gameplay
Contras:
🔻 O modo competitivo suporta apenas dois jogadores em split-screen
Ficha Técnica:
Lançamento: 25/06/2024
Desenvolvedora: Ryu Ga Gotoku Studio
Distribuidora: Sega
Plataformas: Switch