Skip to main content

Cenários futuristas são sempre uma faca de dois gumes. Se de um lado temos sempre tecnologias incríveis criadas pela raça humana, ao mesmo tempo, vemos essa mesma tecnologia sendo utilizada de uma maneira cruel. Sunday Gold não é diferente e traz uma Inglaterra futurista em que corporações não medem esforços para obter lucro.

Em um futuro distópico em que cães de corrida geneticamente alterados e fisicamente mutilados correm pelo entretenimento das massas de elite, três improváveis heróis surgem das sarjetas de Birminghan. Uma ativista violenta, um ex-funcionário vingativo e um ladrão excepcional se juntam em busca de Sunday Gold.

Velocidade e ferocidade em quatro patas

Sunday Gold é um point’n’click com mecânicas de RPG, ambientando em um futuro não tão distante pelo visto. A tecnologia de aperfeiçoamento ainda está engatinhando pelo que se pode ver, mas isso não quer dizer que os animais tenham a mesma sorte. Afinal, as corridas de cães voltaram e estão a todo vapor, independente da dor que causem.

Sunday Gold
Uma dupla de arruaceiros lendários

Assim Frank, o incrível e talentoso ladrão que possui uma conta extensa nos bares de Birminghan se encontra com sua antiga parceira de roubos, Sally, que traz consigo Gavin. Gavin é um ex-funcionário de Kenny Hogans, um excêntrico membro da elite Inglesa e dono do atual campeão das corridas de cães, uma fera abismal chamada Sunday Gold.

Gavin diz a dupla que, se eles o ajudarem a entrar na Hogan Industries, ele pode roubar informações e provas que, além de prejudicar Kenny, podem render um excelente dinheiro. Frank inicialmente se nega, mas ao ver Kenny dando uma entrevista na tela do bar e dizer que não há como um perdedor vencer, ou vice e versa, Frank aceita a proposta.

Tudo parece estar indo às mil maravilhas, mas, durante a invasão, logo os heróis percebem manchas de sangue, os servidores apagados e descobrem mais do que esperavam, mesmo não tendo como provar. Uma grande conspiração agora envolve os três, algo maior do que imaginavam e que pode vir a moldar toda uma sociedade.

Sunday Gold
Qual o linha entre avanço e abuso?

A curiosidade matou o gato, porém…

Emaranhados nessa rede de mistérios e conspirações, o trio se vê diretamente agora na mira de Kenny Hogans, dando início a uma guerra fria entre os interesses de cada parte. Usando o porão do bar onde se encontraram pela primeira vez como uma base de operações, Frank, Sally e Gavin investigam a fundo o bilionário.

Partindo em pequenas missões, o grupo invade desde mansões a afiliados de Kenny, passando por armazéns onde experiências e testes ocorrem. O grupo muitas vezes ajuda a elucidar uma memória turva de Gavin, envolvendo um armazém da empresa e vários corpos, com apenas o hacker sobrevivendo.

Muitas vezes perdendo quase que totalmente a cabeça, lutando contra incontáveis inimigos e se aperfeiçoando cada vez mais, o jogador chega mais perto de derrubar a elite e mudar o mundo para talvez melhor. Entretanto, para isso, é preciso saber como chegar a resultados satisfatórios primeiro

Sunday Gold
Esse minigame de lockpick não é de Deus.

Como dito antes, Sunday Gold mistura Point’n’click com batalhas por turno de RPG e um sistema de níveis. Fazendo uma mistura bem inusitada, porém divertida e desafiadora, em que qualquer pista deixada de lado pode fazer falta mais lá na frente, ou ser um denominador crucial para uma batalha.

Clicando e vasculhando

O jogador deve controlar Frank, Sally e Gavin através dos cenários de cada capítulo, sempre vasculhando os objetos, móveis ou pistas disponíveis no local em busca de itens, equipamentos ou requisitos para missões secundárias. Muitas vezes uma foto, chaves ou fitas de gravação garantem um grande bônus de experiência, equipamentos e maior entendimento da história.

Enquanto busca pelos cenários, certos itens ou puzzles precisam ser resolvidos ou possuem alguma peça por trás de um obstáculo específico para cada personagem. Sally com sua força pode mover, quebrar ou abrir passagem por mecanismos; Frank pode arrombar qualquer fechadura; e Gavin pode hackear sistemas e portas.

Sunday Gold
O estilo de arte é fantástico

Usando essas habilidades, o jogador facilmente pode sair por cima dos inimigos e dos segredos, mas com um custo, é claro. Para se realizar essas ações, os personagens usam uma quantidade X de pontos de ação. O jogador deve evitar errar para não ter que reiniciar os minigames dessas ações. Se entrar em um combate sem pontos de ação, o jogador vai ficar à mercê da sorte.

O jogador pode recuperar pontos de ações ao finalizar um turno de point’n’click. Ao fazer isso, ele ganha cinco pontos de ação, que podem acumular em até sete, ou mais caso esteja impulsionado com bônus. Porém, sempre que passa o turno, o medidor de alerta inimigo aumenta e pode se iniciar um combate.

Lutando com garras, dentes, facas e rifles

Manejando os pontos de ação, o jogador pode facilmente evitar muitos combates seguidos, pois, em certas áreas que se entra pela primeira vez, é possível encontrar inimigos já no local. Então, quanto menos deles melhor, afinal itens de cura são bem escassos e vem com uma faca de dois gumes muitas vezes.

Sunday Gold
Ye ol’ English…

Sunday Gold traz consigo além dos pontos de ação e vida, um sistema de compostura. Esse sistema está nos três personagens e se divide em três níveis. O jogador sempre começa com o medidor em 100%, mas a medida que ele cai os personagens se tornam imprevisíveis na investigação e extremamente complicados em combate.

O medidor sempre diminui quando se vê uma cena brutal de crime, examina-se corpos ou se erra algo. Isso faz com que as falhas dos personagens venham à tona, com Sally ficando paranoica de fúria, Frank com seus “tremeliques” e Gavin entrando em pânico total.

Essas reações atrapalham as ações de investigação, tornando os minigames de ação muito mais confusos. Além disso, em combate, o pânico diminui a janela de ação do jogador. Um exemplo disso é quando Gavin entra em zero de compostura e o jogador tem apenas cinco segundos para fazer a ação dele ou perde a vez praticamente, uma vez que ele se torna imprevisível.

Sunday Gold
Isso dai é não é um cachorro, é um Uno com escada!

Um dia de cão

Os combates são de turno e não apresentam mecânicas muito complexas, usando os pontos de ação, os personagens atacam ou usam habilidades e uma vez que se defendem, recuperam cinco pontos de ação por defesa. Caso ultrapassem seus pontos com alguma ação, eles ficarão exaustos e perderão dois turnos.

Durante a investigação, no modo point’n’click, é sempre possível encontrar armas novas e equipamentos que ajudam durante o combate. Um exemplo são os coletes a prova de bala que aumentam a defesa, os kits médicos que aumentam o poder de cura de Sally ou munições especiais que tornam os tiros de Frank devastadores.

Computando as habilidades de cada um, temos Sally como tank e healer, Frank como um rogue/atirador e Gavin como um alquimista e bruxo do grupo, criando explosivos e melhorando itens. Uma party completa para uma aventura marcante, sendo capaz de transpor qualquer inimigo, até mesmo se forem antigos aliados.

Sunday Gold
SE ACALMA, GAVIN!

Somado ao estilo genial de arte de Sunday Gold, o jogo se torna uma aventura imersiva e que nos prende, trazendo um estilo visual belíssimo, quase que um quadro pintado a óleo. Misturado com uma trilha sonora empolgante que traz riffs pesados e técnicos em um baixo e trompete.

Sunday Gold é uma aventura excelente e divertida, com personagens sinceros, caricatos e marcantes. Mesmo na adversidade eles tentam ainda se divertir e superar os obstáculos juntos como equipe, não deixando ninguém para trás, pelo menos, na maioria das vezes.