A Devolver acertou mais uma vez com o lançamento de Sumerian Six, novo jogo desenvolvido pela Artificer, parte da publisher famosa por trazer jogos irreverentes e muito interessantes. Neste lançamento de setembro, matar nazistas durante a Segunda Guerra Mundial nunca foi tão divertido ou gerou situações criativas como as que encontramos nesse título.
Com gameplay isométrico e elementos de RTS (estratégia em tempo real) e tático, você vai comandar o Enigma Squad em partidas que revisitarão acontecimentos reais e localidades pela Europa, numa aventura que mescla fatos históricos com ficção na luta contra o terceiro Reich, na tentativa de impedir os abomináveis planos de Hans Kammler e sua busca pela substância mística chamada Geiststoff.
Depois de uma excelente sequência de abertura e uma primeira aventura com Sid Sterling e sua irmã, Isabella Sterling, vamos viajar por dez cenários diferentes e controlar uma equipe improvável, formada por um elenco de personagens que fazem de Sumerian Six extremamente divertido. Começando com a química Rosa Reznick, depois adicionando o curioso Wojtek, um homem que se transforma em urso, e Siegfried von Adelsberg, um psiquiatra que estuda os efeitos do Geiststoff nas pessoas.
Kill the Nazis
Antes de falar da história, que por sinal é um dos pontos altos do jogo, vamos falar do mais interessante em Sumerian Six: cada partida será diferente e variada. O trabalho da Artificer provou que não precisamos de um mundo aberto para que o gameplay seja brilhante ao proporcionar situações diferentes entre partidas. O conjunto de habilidades, que variam entre três e quatro, para cada personagem é o grande responsável por permitir diversas situações diferentes em cada fase.
Seja pela sinergia entre os personagens, combinando suas habilidades, ou pela familiaridade que desenvolvemos com um ou outro em específico, o jogo permite que você jogue à sua maneira. Para proporcionar ainda mais diversão, os desenvolvedores criaram três níveis de dificuldades (Fácil, Normal e Difícil) para você se ajustar da melhor maneira possível, com significantes mudanças no desafio e permitindo explorar mais a jogabilidade ou focando num desafio realmente complexo, principalmente se você quiser completar uma fase cumprindo todos requisitos extras.
Para diminuir a exigência de destreza do jogador, Sumerian Six tem o Action Planner que, quando ativado, adiciona uma camada estratégica com características de um título RTS. O tempo desacelera e você pode planejar suas ações sequencialmente com todos os membros do esquadrão, seja apenas um ou com todos de uma vez, para que eles executem o seu plano e consigam cumprir o necessário naquela área. Se jogar em tempo real já é divertido, ver seu plano dando certo é ainda mais gratificante.
Usar o Flash Bomb de Sid, deixando seu alvo atordoado, para que Isabella consiga ativar seu Swap Places, trocando de posição com um inimigo, enquanto você utiliza o Dissolving Strike de Rosa Reznick, ou apelando para o Go Bearserk de Wojtek para eliminar um grupo de nazistas, são todas opções muito gratificantes de ver acontecendo. Gostei muito da habilidade Human Bomb, Launch Pad e Spirit Form, que permitiram resolver situações à distância, mas exigem bom posicionamento e estratégia em como preparar seu esquadrão.
Sumerian Six é um convite aberto para a experimentação, inclusive com a facilidade para que você salve rapidamente e carregue de volta sua partida em caso de qualquer falha, além de poder refazer qualquer cenário na dificuldade que desejar. Começar pela dificuldade mais baixa, entendendo as mecânicas de jogo e ir aumentando o desafio, já que a curva de aprendizado é breve e nem sempre contribui para o entendimento em tempo real com as ameaças, é uma das diversas possibilidades para aproveitar ainda mais o trabalho da Devolver.
A preocupação com o jogador parece ser tamanha que além do nível de dificuldade, que influencia diretamente no nível de vida dos personagens, velocidade de resposta dos inimigos e a quantidade de inimigos pelo cenário, você também poderá customizar algumas questões do jogo como, por exemplo, a velocidade do slowdown ao ser avistado ou detalhes que facilitam a identificação de certas situações, como o indicador quando seu inimigo está sendo visto ou melhorando a visibilidade dos personagens quando estiverem atrás de obstáculos. Realmente um show dos desenvolvedores com muitos detalhes para que o gameplay seja divertido e a criatividade do jogador seja respeitada durante a partida.
Criatividade é a chave de tudo
Até agora temos um elenco de personagens extremamente interessante e com muitas habilidades, fazendo com que o gameplay seja interessante e divertido. Fechando esse trio, a história também é um dos pontos fortes do jogo. Sem cair na mesmice ao mesmo tempo em que parece familiar, saindo de um possível filme do Indiana Jones, com muita furtividade, investigação, combate contra nazistas, forças demoníacas e uma substância misteriosa.
Durante o jogo descobrimos uma ligação entre Hans Kammler, o general nazista e responsável pela SS-Geistesstärke, e Alistair Sterling, pai de Sid e Isabella, responsável por criar o Enigma Squad original. No período entreguerras, o material do Geiststoff foi descoberto e acabou se tornando a obsessão de Hitler, pois com essa energia arcana ele poderia criar uma Wunderwaffe, uma arma maravilhosa, para ajudá-lo a dominar o mundo.
Misturando o sobrenatural e tecnológica, Sumerian Six consegue criar uma narrativa interessante e que explora seu elenco de personagens para fazer com que ela aconteça. Sem ser repetitivo durante os dez cenários, mesmo com um looping de jogo muito parecido, aos poucos vamos conhecendo um pouco mais sobre o Geiststoff, o plano de Kammler e como o Enigma Squad está envolvido nisso tudo. Enfrentando supersoldados, como o Panzer Wolf, o Geist, espécie de armas autômatos, e até demônios, que conseguem sentir a presença dos nossos heróis através das paredes, sua tarefa ficará cada vez mais difícil com o avançar do jogo.
Resgatando o estilo de jogos já consagrados como Commandos, Shadow Tactics e o recente Iron Hive, este novo jogo da Devolver é perfeito para quem cresceu com jogos desse tipo nos anos 90. Com um excelente trabalho na direção de arte, seja nas sequências com belas artes estáticas ou em cenas in-game, o design dos personagens também foi muito bem trabalhado para acompanhar suas características, estilo e habilidades. Todas as fases são muito bem feitas e possuem um bom level design, que favorece com a oportunidade criativa que Sumerian Six propõe ao jogador.
Mesmo que a trilha sonora não tenha o mesmo apelo do restante do jogo, mas ainda assim é boa o suficiente para acompanhar a evolução narrativa e como acompanhamos essa história, Sumerian Six brilha em todos os outros momentos. Ainda que encontramos alguns pequenos glitches na movimentação dos personagens, que podem ser corrigidos após o lançamento, a Devolver conseguiu entregar um jogo interessante, divertido, criativo e bonito para você investir muitas horas na luta contra o nazismo.
Prós:
🔺 Jogo extremamente criativo
🔺 Ótimo elenco com boas habilidades para serem combinadas
🔺 Possibilidade de experimentar e resolver as fases de diversas maneiras diferentes
🔺 História interessante e muito bem desenvolvida
Contras:
🔻 Glitches na movimentação do Enigma Squad podem atrapalhar a furtividade
🔻 A câmera exige prática para ser usada com eficiência
🔻 Curva de aprendizado curta pode prejudicar a experiência
Ficha Técnica:
Lançamento: 02/09/24
Desenvolvedora: Artificer
Distribuidora: Devolver
Plataformas: PC