Skip to main content

SPYxFAMILY explodiu como nova febre entre os animês que estrearam em 2023 e somente agora ganhou uma adaptação para os consoles. SPYxANYA: Operation Memories vai na contramão dos principais títulos que se empenham em retratar fielmente suas obras originais para uma proposta que esbanja criatividade, irreverência e muito carisma.

Desenvolvido pela Goove Box Japan e lançado pela Bandai Namco, prepare-se para reviver seus tempos de infância ao assumir o papel de Anya em um jogo que consegue surpreender pela diversão enquanto explora maneira descompromissadas de trazer mais do que você esperava desse mundinho investigativo de espiões.

Meu pai é um mentiroso

Assim como na obra de Tatsuya Endo, a missão de Twilight, codinome usado por Loid Forger, para criar uma família e se aproximar de Denovan Desmond, SPYxANYA: Operation Memories coloca o jogador dentro do que seriam interlúdios entre os episódios, fazendo com que o dia a dia de Anya seja jogável, enquanto Loid e Yor não estão no desenrolar da história principal. Quase como uma mistura simplificada de Pokémon Snap e Persona, precisamos vivenciar momentos agradáveis para preenchermos nosso Álbum de Memórias.

SPYxANYA: Operation Memories

A mecânica básica do jogo é fazer com que Anya desenvolva suas atividades interagindo com tudo ao seu redor, desde personagens, itens e locais, para você registrar esses momentos em fotos que capturem seu sentimento. Dividido em dias para que você consiga avançar na história e visitar locais memoráveis, começamos sempre com Anya preenchendo seu diário e com breves momentos de interação com os demais personagens, intercalando com diversas atividades e minigames, para você também desenvolver o relacionamento familiar.

Como um bom collectathon, os desenvolvedores pensaram em todas as ações realizadas ao longo de SPYxANYA: Operation Memories para serem recompensadas com itens e pontuação. Roupinhas para você customizar sua família e até o cachorro, Bond, além de retratos com belíssimas imagens estáticas, e demais itens que vão expandir a quantidade de colecionáveis que você pode conquistar. Tudo que você fará será para completar o Álbum e conseguir desbloquear todos os itens disponíveis no jogo.

SPYxANYA: Operation Memories

Em momento algum você poderá reclamar sobre falta de conteúdo para jogar, pois as interações com os personagens do animê e os momentos na escola proporcionam a exploração pelos pequenos cenários, ficando atento para não deixar passar nada sem que Anya tenha contato. O mesmo pode se dizer dos minigames, acessados através do seu diário e divididos em seis modalidades, colocando todos os Forger em atividade na busca por PJ (pontos de jogo) que podem ser usados na lojinha dentro do jogo.

Jogo infantil ou apenas fan service?

Infelizmente SPYxANYA: Operation Memories peca pela repetitividade e pode cansar os jogadores que não buscam por um título mais casual. No entanto os fãs do animê vão curtir ainda mais cada momento do jogo, pois eles terão conexões com alguns acontecimentos da história principal e localidades que são conhecidas para quem acompanha a série animada. Tenha em mente que tudo acontece sob a perspectiva de uma garotinha de cinco anos.

SPYxANYA: Operation Memories

Ou seja, suas ações ao longo do dia serão limitadas por conta do cansaço para uma criança, os diálogos são simples e muitas vezes bem bobos, além das atividades serem muito próxima das vontades e imaginação de Anya. O mesmo acontece com os minigames, que possuem controles simples, mas não justificam a falta de precisão em alguns movimentos ou comandos, fazendo com que sejam decepcionantes ao jogarmos repetidas vezes os três níveis disponíveis para buscarmos cada vez mais pontos para serem gastos em itens colecionáveis.

Todo o universo criado em torno da obra original está presente em SPYxANYA: Operation Memories, com a trilha sonora marcante, o visual com um “quê” retrô e o carisma de Anya faz com que qualquer coração seja derretido. Assim como no mangá e animê, a pequena criança com seu poder de ler mentes faz com que toda atividade ou minigame seja agradável. A trilha sonora também contribui muito para trazer a imersão necessária, porém a repetição acaba sofrendo também na falta de músicas para o jogo.

SPYxANYA: Operation Memories

Tendo em mente o looping do jogo, você consegue otimizar o fator replay e deixar a jogatina mais divertida e interessante. Ao visitarmos um local num encontro em família, conseguimos três das seis fotos disponíveis para desbloquear uma foto de família feliz e completar a área. Continue assim para revisitar os locais e completá-los numa segunda vez, fechando o Álbum de Memórias com pouco mais de dez horas de jogo e conquistando todos os itens da lojinha.

Sem a pretensão de ser o jogo do ano, SPYxANYA: Operation Memories diverte por sua proposta simples e se apoia no fan service para tentar agradar principalmente quem acompanha SPYxFAMILY. No entanto, por mais repetitivo e enfadonho que possa parecer, controlar Anya e participar de atividades acabam sendo um cozy game da melhor qualidade para um fim de dia estressante ou depois de assistir um anime na Crunchyroll ou Netflix.

71 %


Prós:

🔺 Um ótimo cozy game de SPYxFAMILY
🔺 O visual do jogo foi muito bem trabalhado
🔺 Anya é divertida e carismática
🔺 Jogo divertido e repleto de criatividade
🔺 Muito conteúdo desbloqueável

Contras:

🔻 A velocidade e repetição podem desagradar
🔻 O jogo não se preocupa em explicar a história original
🔻 Mecânica de foto é simples e sem desafios
🔻 Falta de precisão nos comandos dos minigames

Ficha Técnica:

Lançamento: 28/06/24
Desenvolvedora: Groove Box Japan
Distribuidora: Bandai Namco
Plataformas: PC, PS5, Switch
Testado no: PS5