Fui conhecer Solo Leveling somente esse ano, assistindo as duas temporadas do anime baseado na web novel sul coreana, originalmente chamado Only I Level Up. A história brinca com o conceito de RPG na vida real, onde humanos com habilidades mágicas enfrentam masmorras cujo acesso se dá através de portais interdimensionais que se abrem aleatoriamente pela cidade de Seul. Uma vez lá dentro, os caçadores enfrentam todo tipo de inimigo e colhem pedras de essência para uma empresa contratante. Basicamente um trabalho como qualquer outro, exceto que neste as pessoas colocam suas vidas em perigo.

Neste cenário temos Sung Jin-woo, um jovem conhecido por ser o caçador mais fraco de toda a humanidade. Mas sua motivação é nobre: salvar a mãe doente, arcando com as despesas do hospital. Após um evento em uma masmorra dupla, com inimigos fortíssimos, o protagonista fica à beira da morte. Eis que um programa chamado “Sistema” o escolhe para conceder a habilidade de subir de nível sozinho. Acordando ileso, sem saber o que diabos aconteceu, ele começa sua jornada em busca de força e loots especiais.

Solo Leveling: Arise Overdrive

Solo Leveling: Arise Overdrive é uma adaptação do jogo mobile Solo Leveling: ARISE, mas sem as mecânicas de gacha e auto battle. A apresentação do game nesta versão para PC e Xbox Series é bem mais completa, incluindo melhorias gráficas e no gameplay (com adição de parry, por exemplo). Seria isto o suficiente para cobrar pelo game ou melhor ficar na versão gratuita de celular?

Jogar solo ou co-op?

Tecnicamente, este game deveria oferecer apenas a opção de campanha solo, para fazer jus ao conceito original. Devido à dificuldade que aumenta gradativamente, existe a opção de jogar em co-op online. Mas, diferente da versão mobile, em Solo Leveling: Arise Overdrive o modo multiplayer é bem mais amplo, perfeito para quem quiser curtir em equipe e fazer grinding. Jogar solo é uma tarefa árdua e, às vezes, frustrante. Principalmente se for repetir as mesmas masmorras em níveis mais altos, pensando em concluir desafios, obter bastante XP e recompensas melhores.

Solo Leveling: Arise Overdrive

O jogo abre em plena guerra, com Sung Jin-woo fortemente equipado e rodeado por dezenas de suas sombras. Não acompanhei nada fora do anime, então fiquei totalmente perdido. Tal guerra funciona como um breve tutorial, posteriormente jogando a história para o início de tudo, como se fosse apenas uma visão do protagonista sobre o futuro. Desprovido de tudo, você começa no Rank E tendo que provar seu valor diante de caçadores bem sucedidos. Neste momento você escolhe um tipo de árvore de habilidade, representando 4 estilos (Assassino, Duelista, Elementarista e Governante) com armas e atributos iniciais diferentes.

Após os primeiros eventos, somos introduzidos ao saguão que reúne tudo o que você precisa em Solo Leveling: Arise Overdrive: mapa do mundo, lojas para comprar coisas, recrutamento de novos caçadores (que funciona como se fosse uma casa de apostas, já que alguns deles são difíceis de negociar), criar armas pra Sung Jin-woo e os demais caçadores da sua equipe (usando recursos coletados), gerenciar a equipe de ataque da Associação dos Caçadores de Yoo Jin-Ho, dentre várias outras opções. No menu principal, você distribui pontos de experiência nos atributos, destrava melhorias na árvore de habilidade, muda suas vestimentas, evolui os outros caçadores, personaliza seus emojis e o cartão do multiplayer online (perfil, moldura, plano de fundo), coleta suas recompensas ao concluir desafios, e muito mais.

Solo Leveling: Arise Overdrive

Ação frenética, caos e repetições

Solo Leveling: Arise Overdrive promove o mesmo caos de combate visto no game mobile, quase como se fosse um musou. Às vezes é complicado entender o que diabos está acontecendo na tela, tamanho a quantidade de inimigos e efeitos visuais rolando na tela. O lado legal do leveling está na construção das builds, conforme o gosto do jogador. Há realmente muitas opções para explorar e testar. Aliás, a progressão fica mais desafiadora e com loots melhores se encarar o game no Difícil. Mas caso estiver apanhando muito na dificuldade Normal mesmo, o jogo automaticamente irá te oferecer a dificuldade Fácil – opção que, inclusive, não é dada no início do game. Um jeito de equilibrar as coisas, caso prefira uma aventura mais casual.

Ao total são 10 capítulos, que representam áreas no mapa para completar portais, masmorras e rupturas. Dá pra repetir tudo em níveis elevados (indo de 0 a 10 estrelas de dificuldade), caso queira fazer grinding e estender a duração do game. Você pode fazer 100% nos capítulos, mas isto não é obrigatório. A campanha permite seu avanço na história ao completar pelo menos 20% do capítulo em andamento, embora fique tudo mais difícil. Entre uma masmorra e outra, há muita repetição de cenários e inimigos, como goblins, golems, homem-largartos, aranhas e formigas gigantes. O que muda são os objetivos, como investigar pistas, passar por inimigos furtivamente, destruir alvos específicos, etc.

Para ampliar o gameplay e as possibilidades, Solo Leveling: Arise Overdrive permite que os caçadores contratados possam ingressar o time de Sung Jin-woo como ajudantes, além de também participarem diretamente das incursões específicas nas quais você controla três deles, podendo alternar a qualquer momento. A variedade é imensa, deixando os combates muito mais divertidos.

Acaba que o co-op, com até 4 jogadores, se faz uma alternativa muito válida para o grinding, looting e para testar coisas diferentes com os seus caçadores, já que os NPCs ajudantes de Sung Jin-woo realizam ações aleatórias por conta própria, nem sempre te ajudando quando mais precisa (com cura, por exemplo). Felizmente, tem bastante gente jogando online e tá bem fácil de montar equipe. No saguão do multiplayer, dá também para convidar outro jogador para um duelo.

Solo Leveling: Arise Overdrive

Solo Leveling: Arise Overdrive me agradou mais do que esperava, em vários aspectos. O visual em cel shading combinou demais, a ótima trilha sonora dá um gás na empolgação do rápido gameplay, e a última atualização melhorou as recompensas em moedas e items, assim como a trava nos inimigos, a leitura da hud, dentre outras correções importantes.

Certamente peguei o game em um estado melhor do que no lançamento em novembro, apesar de ainda haverem problemas como softlock causado por bugs de interação, tradução PT-BR incompleta (muita coisa permanece em inglês), dentre outros exemplos. Agora o que realmente me incomodou foi a estranha hierarquia de menus, complicando o que deveria ser simples com o apertar de poucos botões.

Se você é fã do anime e/ou web novel, pode ter certeza de que encontrará aqui um jogo fiel à história original, reproduzindo todos os seus eventos mais importantes. Solo Leveling: Arise Overdrive ainda toma algumas licenças poéticas para promover novos diálogos, com direito à uma pitada extra de humor. Está caro para uma adaptação mobile, mas o conteúdo faz jus.

76 %


Prós:

🔺Visual e animações muito caprichadas
🔺O combate é prazeroso, mesmo com a repetições
🔺Sistema de gerenciamento de caçadores e customização profunda
🔺Muitas possibilidades ao mesclar tipos de armas e habilidades diferentes
🔺Lobby multiplayer prático e rápido de montar equipe co-op
🔺Os chefões promovem momentos épicos
🔺Trilha sonora empolgante

Contras:

🔻Muita repetição de cenários e inimigos
🔻Interface e menus confusos, com hierarquia mal planejada
🔻Do capítulo 5 pra frente a dificuldade aumenta exponencialmente
🔻Tradução PT-BR incompleta

Ficha Técnica:

Lançamento: 24/11/2025
Desenvolvedora: Netmarble Neo
Distribuidora: Netmarble
Plataformas: PC, Xbox Series
Testado no: PC

Metroid Prime 4 Beyond_bg
Review – Metroid Prime 4: Beyond

Review – Metroid Prime 4: Beyond

Rafael CorreiaRafael Correia13/12/2025
Review – Business Heroes: Street Grub

Review – Business Heroes: Street Grub

Paulo AlmeidaPaulo Almeida11/12/2025
Skate Story
Review – Skate Story

Review – Skate Story

Marco AntônioMarco Antônio08/12/2025