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Recentemente, a Capcom anunciou o retorno de Marvel vs. Capcom em uma coletânea com todos os clássicos da série, gerando grande alvoroço entre os fãs. A empresa não é famosa somente pelas suas incríveis franquias, mas também pelos crossovers icônicos nos jogos de luta. Os personagens de Street Fighter e outros títulos do estúdio já se uniram para enfrentar diversos figurões da Marvel, Tatsunoko e até mesmo da SNK, que um dia já foi sua concorrente direta no segmento de arcades.

Durante o EVO 2024, foi anunciado o retorno de mais um crossover: SNK vs. Capcom: SVC Chaos. O jogo foi lançado originalmente para os arcades em 2003 e acabou caindo no esquecimento por uma série de motivos. Digamos que ele está longe de ser o crossover preferido da comunidade, mas ainda possui um peso histórico considerável – o que justifica esse relançamento.

Encontro de gigantes

SNK vs. Capcom: SVC Chaos é o quarto jogo em que as franquias das duas empresas se encontram em um crossover. Este aqui foi totalmente desenvolvido pela SNK durante um período bem turbulento de sua história, sucedendo a trágica declaração de falência do estúdio nos anos 2000. Por isso, existem diversos problemas que fazem deste título um divisor de águas.

Para começar, ele é um jogo mais simples, que substitui as batalhas em grupo por um clássico 1 contra 1. Ao todo, dispõe de um elenco com 36 personagens (contando com os secretos, que também retornam neste port) que, em sua maioria, são bem variados. Temos aqui algumas figurinhas carimbadas e outros que, quando olhamos, logo pensamos “o que diabos ele está fazendo aqui?!”.

São 18 personagens para cada lado e a presença de alguns em detrimento de outros é simplesmente inexplicável. Um exemplo: do lado da Capcom temos Hugo e Dan, mas não contamos com Zangief e Cammy, que são bem mais relevantes. Por outro lado, é possível jogar com Zero (em sua versão do Mega Man Zero) e Red Arremer (Firebrand), que só retornaram aos jogos de luta em Marvel vs. Capcom 3.

A SNK claramente optou por seguir um caminho diferenciado, que se distanciasse da maioria dos jogos produzidos pela Capcom. Além disso, devido aos baixos recursos disponíveis, eles acabaram reciclando as sprites de todo o seu elenco de lutadores, mas precisaram criar do zero os modelos dos personagens da Capcom. É por isso que todos eles possuem um visual meio pixelado, bem semelhante aos The King of Fighters dos arcades.

Um detalhezinho legal é que todos os personagens possuem interações exclusivas entre si, consistindo em um pequeno diálogo antes da luta começar. É algo bem básico, mas que dá um ar “único” para cada confronto.

Eternamente desbalanceado

O elenco de personagens já era um fator criticado pelos fãs antigamente, mas SNK vs. Capcom: SVC Chaos traz alguns problemas mais sérios que retornam neste port – afinal, trata-se mais de um trabalho de preservação do que algo com a finalidade de ser melhorado. Para começar, o jogo possuí pouquíssimos cenários disponíveis, fazendo as lutas se desenrolarem sempre nos mesmos lugares. O pouco que se faz presente é caprichado o suficiente, mas a variedade deixou a desejar.

Contudo, o maior problema do jogo sempre foi o balanceamento. Digamos que essa é uma palavra que simplesmente não existe em SNK vs. Capcom: SVC Chaos, pois há personagens com combos avassaladores e outros que mal conseguem fazer mal a uma mosca. Isso acaba limitando ainda mais o elenco de lutadores, já que uma vez que você entender quem é forte e quem é péssimo, suas escolhas serão claramente óbvias.

Tudo isso permanece neste relançamento, então ainda é possível ter a experiência original dos arcades diretamente do conforto do seu lar – para o bem ou para o mal. O port ainda conta com algumas novidades que estão ali só para enfeitar o pacote. Uma delas é a adição do modo online, que está com uma performance satisfatória no geral. A Capcom não costuma ser famosa por oferecer um netcode decente nos seus jogos, então felizmente a sina não se repetiu desta vez.

Agora também existe a opção de visualizar a hitbox dos personagens, podendo auxiliar alguns jogadores de primeira viagem a entender melhor como o jogo funciona. Por fim, temos uma galeria com diversas artes conceituais do título, o que é sempre uma adição bem-vinda.

SNK vs. Capcom: SVC Chaos não é aquele tipo de clássico que você vai querer se manter jogando por infinitas horas ou dominá-lo por completo. É um jogo legal na medida do possível e um título interessante para se ter na sua biblioteca, mas nada além disso. A falta de melhorias e recursos adicionais deixa o port menos atrativo para veteranos, mas com certeza vale a pena dar uma chance somente pela nostalgia.

70 %


Prós:

🔺 Um crossover interessante de ser revisitado
🔺 Gráficos bem charmosos, semelhantes aos The King of Fighters clássicos
🔺 O modo online funciona suficientemente bem

Contras:

🔻 Completamente desbalanceado
🔻 O elenco de personagens poderia ser melhor
🔻 A variedade de cenários é baixíssima
🔻 Pouquíssimo conteúdo inédito

Ficha Técnica:

Lançamento: 22/07/2024
Desenvolvedora: SNK
Distribuidora: SNK
Plataformas: PS4, Switch, PC
Testado no: Switch