Skip to main content

Não é novidade para ninguém que o período medieval foi marcado por guerras. Basta olhar os registros históricos para perceber, por exemplo, a guerra dos 100 anos, conflito esse que, apesar de contraditório, durou 116 anos. Contudo, a grande quantidade de conflitos dessa época faz com que esqueçamos do lado humano envolvido. Além dos exércitos medievais, toda dinâmica de guerra modifica a vida de milhares de pessoas cujas atividades estavam diretamente relacionadas ao local reivindicado. Mostrando o outro lado da história, Siege Survival: Gloria Victis mostra a luta dos cidadãos presos no meio do conflito entre nobres.

Inspirado fortemente por This War of Mine, o título envolve a luta pela sobrevivência através da captação de recursos em meio a uma cidade destruída. Presos em um castelo durante um cerco, os sobreviventes deverão, além de lutar pela própria subsistência, buscar mantimentos para apoiar uma pequena guarnição encarregada de protegê-los. Com um gênero pouco explorado para o tema abordado, seria Siege Survival: Gloria Victis capaz de inovar em meio aos jogos de sobrevivência?

A luta pela sobrevivência

Como grande entusiasta de franquias de estratégia focadas no período medieval, ao receber esse jogo imaginei que este seria mais um daqueles jogos de defesa contra cercos. Eu não só estava errado, como fui completamente surpreendido pela proposta do título.

A vida de sobrevivente não é nada fácil.

Na pele de um sobrevivente de guerra, o jogador deverá coletar recursos para ajudar na defesa do último reduto de proteção da cidade. Em vez de controlar as tropas de defesa, você ficará encarregado de doar suprimentos, rezando para que os materiais ajudem os soldados.

Essa abordagem mais focada no lado civil bebe muito da fonte de This War of Mine, a inspiração lógica de Siege Survival: Gloria Victis. A mudança está na perspectiva e no período histórico representado, mas os elementos permanecem os mesmos. Tamanha é a semelhança que, ao final do dia, o jogador deverá explorar locais ocupados a fim de buscar materiais para sobrevivência pessoal e para as tropas de guarnição.

Corrida contra o tempo

Na guerra todo tempo é precioso. Com essa máxima na cabeça, todos os movimentos em Siege Survival: Gloria Victis deverão ser bem pensados. Por entender a proposta do jogo, eu já estava esperando que as tarefas diárias exigissem um grande volume de tempo, mas, mesmo assim, fui surpreendido durante vários dias por não conseguir realizar todas as ações planejadas.

Medieval Gear Solid.

À noite as coisas ficam mais complicadas. Em meio a uma cidade ocupada, vasculhar os locais em busca de materiais úteis foi uma tarefa peculiar. Na cidade várias histórias são encontradas, onde você, se esgueirando em meio à escuridão, deverá driblar os guardas a fim de procurá-las. A narrativa da perspectiva do conflito aos olhos dos cidadãos continua presente.

Não tive dificuldade com os elementos de furtividade – até porque eles são extremamente simples. O maior desafio da noite é escolher quais itens levar até o acampamento, já que o espaço do inventário é bem limitado e alguns locais ficam bloqueados, sendo necessário o uso de ferramentas para desobstruir o caminho.

O drama da guerra

Apostando na narrativa envolvente, Siege Survival: Gloria Victis busca preencher um espaço deixado em um gênero que tem This War of Mine como maior representante. Contudo, a mudança de perspectiva – saindo do 2D do título da 11 bit studios para o 3D – não acrescenta muitas novidades.

Uma vez equipados, basta torcer para que os soldados vençam a batalha.

Para os que amaram o drama vivido pelos sobreviventes do conflito inspirado na Guerra da Bósnia, a mudança para a época medieval é uma experiência interessante, já que o lado humano dessa época é constantemente ignorado devido a sua distância cronológica. Sobreviver é uma tarefa árdua, ainda mais quando se está do lado civil e, além da própria subsistência, deve-se enviar recursos para aqueles responsáveis por sua proteção.

Siege Survival: Gloria Victis é necessário para quem está órfão de um jogo que explore o lado civil das batalhas. Entretanto, se for a sua primeira experiência no gênero, existem títulos no mercado melhores e mais intuitivos que esse.