Skip to main content

Muitos podem pensar que Shin Megami Tensei V: Vengeance poderia ser apenas um DLC para o jogo original, lançado pela Atlus no final de 2021 como exclusivo de Switch. Talvez não estejam totalmente errados com essa opinião, porém o lançamento global e multiplataforma dessa nova edição tem muitas novidades e conteúdo para ser tratado apenas como DLC.

Com a preocupação em relação a qualidade de vida, facilitando a longa jornada com mais de 80 horas de jogo para apenas um dos caminhos e gameplay, a Atlus adicionou dezenas de melhorias e novidades, fazendo com que o quinto jogo da franquia seja a melhor porta de entrada para a série.

Anjos e demônios

MegaTen como a franquia também é conhecida entre os fãs, surgiu a partir de uma adatação para games do livro Digital Devil Story: Megami Tensei, escrito por Nishitani Aya. Depois do sucesso no Famicom, a Atlus e Namco lançaram o primeiro Shin Megami Tensei para Super Famicom, inciando uma franquia de sucesso e que daria origem aos vários spin-offs como, por exemplo, Persona.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Com a proposta de melhorar a história da edição original, Shin Megami Tensei V: Vengeance coloca o jogador no papel do protagonista inicialmente sem nome (ou como eu fiz, resgatando o “Shujinko” da versão anterior, que significa “protagonista” em japonês), você é transportado para uma Da’at, que nada mais é do que uma Tóquio devastada pelo apocalipse após uma guerra divina. Transformando-se em Nahobino, um semideus resultado da fusão com Aogami, que surge para salvar a vida do jovem estudante, precisamos trilhar uma nova jornada de vingança em meio à guerra dos que lutam para manter a ordem e daqueles que procuram desafiá-la.

Importante ressaltar que a escolha pelo novo caminho, o Cânone da Vingança, pode ser escolhido logo no início da aventura ou, se preferir, basta seguir pelo Cânone da Criação e conferir a história da versão anterior, centrada apenas no conflito entre anjos e demônios em que o protagonista luta pelo destino do mundo.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Mesmo que Shin Megami Tensei V: Vengeance exija muito esforço para quem já jogou sua edição anterior, a Atlus conseguiu ponderar a inserção de novidades e novos personagens já nas cinco primeiras horas do jogo, fazendo com que você mantenha-se interessado em continuar por muitas dezenas de horas. A narrativa é rica e, por ser minha primeira experiência com a franquia, fiquei surpreso pela grande quantidade de escolhas morais que vão influenciar na construção da história, desde os pontos de interação com os monstros como também para os demais personagens.

Fiquei surpreso também em como o jogo constrói sua atmosfera, desde as paisagens desoladas de Da’at com uma mistura do desconhecido, que gera expectativa pelo que vai acontecer com o protagonista e ansiedade em descobrir mais sobre o apocalipse. Desde a abertura aos momentos mais importantes, nós acompanhamos cenas incrivelmente bem feitas ao longo do jogo, com uma trilha sonora que permeia toda a experiência de sobrevivência em um ambiente desconhecido, além de acompanhar a belíssima arte potencializada pelo visual processado no PS5.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

A construção da trama segue todas essas questões sensoriais, conseguindo ir além do que já foi visto anteriormente, trazendo para demônios e personagens um peso ainda maior no desenvolvimento dos principais acontecimentos da história. Sem spoilers para não estragar nenhuma surpresa, os destaques dessa grande guerra ficam por conta da verdade por trás de Aogami e sua relação com Hayao Koshimizu, Tao Isonokami e Yoko Hiromine, que foi uma excelente adição a essa nova edição de Shin Megami Tensei V: Vengeance.

Vale ressaltar também a inclusão das Qadištu, um grupo de demônios femininos conhecido como As Deusas da Vingança e que fazem parte do foco principal de Shin Megami Tensei V: Vengeance, acrescentando uma nova camada narrativa à história do jogo desde as primeiras horas, a partir do seu encontro no Edifício da Dieta de Tóquio. As quatro deusas (Lilith, Naamah, Eisheth Zenunim e Agrat bat Mahlat) serão complementos e contrapontos ao panteão de divindades já conhecidas pelos fãs da série, com um toque especial para a líder do grupo, e que retornam para este novo MetaTen como, por exemplo, Abdiel, Lucifer, Tsukuyomi e Mastema.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Com certeza uma diversidade muito interessante de personagens que se entrelaçam com a construção da narrativa e dão profundidade aos acontecimentos da história, principalmente na maneira como os desenvolvedores conseguiram evoluir cada um deles e como nos importamos com suas jornadas individuais.

Temos que pegar!

Sempre tive a ideia de que Shin Megami Tensei fosse uma espécie de “Pokémon para adultos”, afinal precisamos interagir com montros e divindades para adicioná-los à party do jogador. Saem as pokebolas e entram o diálogo, com diversas possibilidades de interação e consequências para as respostas escolhidas, causando sempre um nível de tensão e estratégia ao negociar sua parceria com cada novo monstro. Essa mecânica também será importante para você adquirir demônios mais fortes ao utilizar as opções de fusão no Mundo das Sombras, tudo de maneira muito fácil e didática, podendo escolher qual fusão realizar a partir dos monstros obtidos ou encontrados.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Detalhe importante está na volta de Masayuki Doi ao design dos personagens e novos demônios exclusivos para Shin Megami Tensei V: Vengeance, totalizando 270 criaturas entre novas e as conhecidas anteriormente. Ao explorar o Da’at também encontraremos diversos demônios pedindo auxílio ao Nahobino, com missões secundárias que vão auxiliar muito na evolução da sua party, evitando backtrack e farming para nivelar seu level aos principais inimigos da história. Longe de ficar surpreso sobre isso, mas prepare-se para investir um bom tempo na aquisição de demônios e farmar xp para melhorar sua party.

No combate, que facilita muito ao oferecer o combate automático (somente com ataques ou habilidades) para enfrentarmos os demônios mais fracos pelo mapa, a nova edição inclui a energia Magatsuhi como novidade, que pode ser acumulada durante o combate ou ao coletar orbes pelo mapa. Ela possibilita a execução de habilidades poderosas de acordo com a afinidade da sua party e qual o tipo de personagens você está carregando, influenciando nos status, condições ou poder de ataque e defesa da sua equipe. Também permitirá ataques especiais caso você consiga trazer para combate os demônios necessários para que o golpe seja executado, tudo muito bem explicado nas informações de cada personagem e adicionando uma camada nova de estratégia ao construir sua party.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

A melhor novidade fica por conta da opção de salvar o jogo em qualquer momento, não dependendo apenas das fontes de Ley e utilizando-as para acessar o Recanto do Cadáver, para comprar itens com Gustave e resgatar recompensas ao encontrar os pequenos Miman pelo mapa, além de acessar o Mundo das Sombras, com opções de fusão, Essências para aprendizado de habilidades para combate, e os Milagres, que usam a glória obtida para aprender habilidades passivas e que melhoram a performance de Nahobino.

Essas fontes também funcionam como fast travel pelo mapa entre os pontos encontrados anteriormente, facilitando muito sua locomoção e indo mais longe do que os Trilhos de Magatsuhi, que ligam alguns pontos de energia para acessar áreas escondidas. Dessa forma você sentirá ainda mais engajado em aceitar missões secundárias e explorar o mapa todo, inclusive podendo enxergar de longe os pontos de interesse que precisam ser alcançados.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Ainda sobre as fontes de Ley, você também contará com o Antros de Demônios para interagir com seus aliados, inclusive Aogami, conversando com eles de acordo com a maneira que você progride para que eles ganhem mais confiança e melhorem seus status automaticamente, além de presentear você com diversos itens importantes, principalmente para fusão de Essência e Magatsuhi. Você também poderá usar a opção de câmera livre para registrar o design maravilhoso dos personagens.

Muito mais conteúdo do que apenas um DLC

Os fãs e novos curiosos, assim como eu, não podem reclamar da quantidade de conteúdo e novidades. Além de tudo o que comentei até o momento, temos a adição de Shinjuku, como nova área no mapa de Da’at, e Shakan, como uma nova dungeon para você explorar e que oferece um visual incrível, com exploração verticalizada muito interessante. Ainda pelo mapa, além da coleta de Magatsuhi, você também encontrará essências de Aogami em corpos caídos, e abscessos que precisarão ser eliminados para abrir o mapa, com sequências de combates que contribuirão para a sua evolução.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Guias Demônios vão acompanhar Nahobino ao longo do jogo e serão de extrema ajuda para encontrar itens ou relíquias pelo mapa, além de contribuírem para as missões secundárias, seja com indicações ou comentando sobre a resolução das tarefas. Ao todo serão 17 companheiros ao longo da sua jornada. Os mapas também foram refeitos e, pelo comparativo da versão anterior, ficou ainda mais fácil se guiar pelo mundo, inclusive utilizando a opção de visão aérea para identificar os locais que deseja visitar ou interagir.

A quantidade de informações sobre as mecânicas de jogo, funções, golpes, habilidades, demônios, essências, categorias, itens e Magatsuhi é absurda. Você pode conferir o Tutorial, no menu principal, para seu aprendizado acompanhar a curva de dificuldade que Shin Megami Tensei V: Vengeance possui, pois a cada chefão do jogo você enfrentará um bom desafio, exigindo que você se dedique à jornada. Mesmo com um começo mais lento, após os confrontos iniciais com Naamah e Nuwa, a Atlus conseguiu criar um trilho que fará você ficar cada vez mais investido nessa história, sem conseguir parar.

Shin Megami Tensei V: Vengeance

Shin Megami Tensei V: Vengeance possui o pacote completo e, principalmente para quem ainda está na dúvida, oferece a melhor experiência que os fãs de RPG com combate por turno poderiam pedir. Muito conteúdo para ser jogado e apreciado, inclusive com um modo para New Game Plus, impecável no visual e na trilha sonora, excelente construção narrativa e com uma história ainda mais completa, sem contar a profundidade criada para cada um dos personagens envolvidos pela trama, o lançamento de junho com certeza estará na lista de melhores do ano para 2024.

96 %


Prós:

🔺 Excelente adição de conteúdo à história
🔺 Construção e inserção de novos personagens
🔺 Muito conteúdo e diversas novas melhorias para a nova edição
🔺 Facilidade em aprender as mecânicas
🔺 Combate simples e com níveis de estratégia pela construção de party
🔺 Shin Megami Tensei V: Vengeance é viciante e muito imersivo

Contras:

🔻 Talvez um esforço extra para quem já jogou a edição anterior
🔻 Muito farming para nivelamento com chefões principais

Ficha Técnica:

Lançamento: 14/06/24
Desenvolvedora: Atlus
Distribuidora: Sega
Plataformas: Switch, Xbox Series, PS5 e PC
Testado no: PS5

Imagem do texto de RKGK

Review – RKGK / Rakugaki

Marco AntônioMarco Antônio10/06/2024