Como uma pausa muito grata para a correria insana do dia a dia e um frescor entre um gameplay frenético e outro, Shin-Chan: Shiro and the Coal Town chega com uma aventura narrativa descontraída e divertida para provar que é dessa calmaria e carisma de que você precisa. Desenvolvido pela h.a.n.d e publicado pela Neos Corporation, esse novo título da franquia Shin-chan chega com a proposta de ser um cozy game que explora a vida cotidiana e simples de uma pequena cidade rural japonesa com uma aventura por um mundo fantástico misterioso.
Por conta de uma viagem a trabalho de seu pai, a família Nohara vai para uma pequena casa de campo próxima a Akita em que Shinnosuke, carinhosamente conhecido como Shin-chan, terá muito tempo para viver diversas aventuras com seu avô, Ginnosuke. O pequeno garoto de cinco anos fará diversos amigos e aprenderá como caçar insetos, pescar e o cultivo de vegetais, cumprindo pequenas tarefas para os moradores locais e voltando para cada antes do anoitecer, se reunindo com sua família para saborear um jantar delicioso.
Todos a bordo
Com um jogo muito calmo e repleto de pequenas missões para você completar, buscando algo num ponto A para levar até o ponto B, ganhando acesso à novas áreas da vila, Shin-Chan: Shiro and the Coal Town possui uma estrutura simples e aconchegante. Abusando do seu visual incrível, com paisagens maravilhosas que parecem pinturas ou fotos muito bem produzidas, você investirá as primeiras horas em atividades mundanas que farão parte das férias de verão de Shin-chan.
No entanto, a história possui um ponto de virada da narrativa quando Shiro, o cãozinho de estimação de Shin-chan, aparece misteriosamente coberto de fuligem. Esse acontecimento faz com que você descubra uma misteriosa estação de trem que transportará a dupla para Coal Town, uma estranha cidade que parece ter ficado perdida no tempo. Vibrante e cheia de segredos, com personagens excêntricos e que emula rostos familiares, você conhecerá Sumi, uma garota que esperava por você e que, de alguma forma, consegue conversar com o seu animalzinho de estimação. Ela será sua porta de entrada para novos desafios e missões neste mundo estranho.
Shin-chan e Sumi embarcarão numa jornada para salvar Coal Town dos planos maléficos do Dr. Discardson e para isso você precisará ajudar todos os cidadãos em suas tarefas. Criar receitas para um restaurante, ajudar com a máquina de invenções, participar da corrida de carrinhos sobre trilhos (trolls) e auxiliando com pedidos de todos os tipos, tudo dentro dessa fórmula simples e agradável que Shin-Chan: Shiro and the Coal Town possui, com atividades fáceis de serem realizadas e acessíveis para todas as idades ou públicos.
A construção narrativa do jogo acontece de maneira bem descontraída e leve, com um grande foco nos fãs do animê e se apoiando na maneira como a exploração de Akita e Coal Town proporciona uma experiência divertida e relaxante, tendo algumas mensagens reflexivas como pano de fundo. Questões sobre o tradicional e a inovação surgem como parte da dicotomia que constrói uma camada mais profunda e além do jogo aconchegante e inocente que Shin-chan possui.
Infelizmente a falta de grandes desafios durante a história pode acabar afastando os jogadores exigentes ou que preferem uma jogabilidade mais complexa, podem sofrer com o estilo mais monótono em como Shin-Chan: Shiro and the Coal Town se desenvolve. Na minha opinião e contrariando a maioria, essa quebra de expectativa faz parte do charme que esse jogo possui, reforçando a simplicidade nos controles e o humor pastelão que é característico da série animada, com piadas infames, trocadilhos bobos e piadinhas sobre bunda e peido.
Um animê jogável
Shin chan: Shiro and the Coal Town impressiona pelo visual e consegue nos conquistar pelo seu carisma. O trabalho da h.a.n.d demonstra um cuidado e respeito imenso ao animê, com gráficos em cel shading e ambientes desenhados à mão, trazendo cenários belíssimos e muito detalhados. Os ambientes com um “quê” mais rural do Japão e a estética com estilo retrô de Coal Town, com ambientes que mesclam o velho com o novo, o rústico com o metal, são muito bem explorados enquanto andamos com Shin-chan em busca de respostas.
O jogo possui uma mecânica de horário (manhã, tarde e noite) que transforma o visual das paisagens, com a coloração conforme a posição do sol, além de ser a janela de tempo existente para você explorar ou realizar suas missões. Mesmo que as atividades sejam entre colecionar itens e realizar tarefas, tudo fica ainda mais agradável conforme o tempo passa e você tem essa sensação de progressão através do desenrolar da narrativa ou conquistando etapas fundamentais para avançar na história.
A trilha sonora completa o necessário para uma imersão perfeita, reforçando as características de que este jogo parece um animê jogável, principalmente por conta das cutscenes serem muito bem animadas e contribuindo ainda mais para a experiência durante toda a história. Além da maravilhosa música de abertura, que pode servir como música de fundo por muitos dias para você, o trabalho de dublagem desse jogo também impressiona pela excelente qualidade e serve como um bom material de estudo para quem quiser aprender japonês por conta da simplicidade nos diálogos e facilidade em entender a construção das frases.
Shin-Chan: Shiro and the Coal Town é simples e divertido, sem muitos desafios ou até mesmo com grandes reviravoltas na história. O principal é saber que se trata de um jogo que vai aquecer seu coração, tirar boas risadas pela bobeiras ao longo da jornada e no fim de tudo parece que você deu play num episódio de Crayon Shin-Chan. Com controles fáceis, cenários maravilhosos e diversos colecionáveis para buscar, seja numa versão animada e fiel de Akita ou na fantasia imaginativa de Coal Town, essa nova aventura de Shin-chan mantém o padrão do jogo anterior e aposta numa história mais interessante.
Prós:
🔺 Jogo extremamente lindo
🔺 Excelente trabalho com a trilha sonora e dublagem
🔺 Obrigatório para os fãs de Shin-chan
🔺 Uma boa representação visual do Japão
🔺 História interessante e bem construída
🔺 Controles responsivos e simples
Contras:
🔻 Alguns trocadilhos não funcionam tão bem em inglês
🔻 Falta de localização para o PT-BR pelo humor da série
🔻 A simplicidade de Shin-chan pode ser monótona para alguns jogadores
Ficha Técnica:
Lançamento: 23/10
Desenvolvedora: h.a.n.d.
Distribuidora: Neos Corporation
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series, Switch
Testado no: PC