Skip to main content

Antes da popularização dos arcades mundo afora, haviam as máquinas de pinball. Utilizando temas como filmes, bandas de rock ou até conceitos abstratos como fantasia medieval e sci-fi, as máquinas de pinball eram febre e continuam sendo até hoje, mesmo em suas versões digitais. Agora chegou a vez da famosa série Senran Kagura, da Marvelous, virar um jogo de pinball.

Misturando os conceitos de anime ecchi com pinball, Senran Kagura Peach Ball une o melhor dos dois mundos para os fãs curtirem no PC ou Nintendo Switch. Neste spin off da série principal acompanhamos as garotas em uma nova e bizarra aventura, onde as máquinas de pinball irão salvá-las de uma condição um tanto quanto inusitada.

Carinha aquela

Na história, Haruka está tomando conta de uma casa de jogos e resolve criar um pequeno campeonato para as pessoas poderem socializar e se divertir. Durante a última partida do campeonato, uma das jogadoras, Ryona, faz uma pausa para ir ao banheiro e entra acidentalmente em contato com uma criação científica chamada Beastall, criado por Haruka e capaz de transformar qualquer humano em um híbrido animalesco – de preferência garotas, claro.

Ryona se transforma em uma versão furry de cão e acaba contaminando as outras garotas. A única forma de reverter o processo é através de máquinas de pinball modificadas, capazes de desfazer o efeito do Beastall. Asuka, Murasaki, Yumi e Yomi são transformadas respectivamente em cão, coelho, urso, gata e texugo, cada uma com sua respectiva bola e máquina onde devemos utilizar o cenário da mesa para reverter os efeitos do produto químico e descaso de Haruka.

Imagem do jogo Senran Kagura Peach Ball
Jogos que jogamos pela história.

Senran Kagura Peach Ball apresenta um modo história, Free Play e Dressing Room. No modo história, escolhemos uma das garotas e partimos em busca das outras. No Free Play, podemos escolher a nossa garota favorita para jogar contra. E no Dressing Room, bem, as coisas ficam mais íntimas. Nele podemos escolher as roupas que as garotas usarão: roupas de baixo, se queremos acessórios como orelhas de animais, cortes de cabelo diferentes, gargantilhas e coisas do gênero. Ainda na Dressing Room é possível jogar um minigame que permite molhar as garotas e ficarmos mais íntimos delas utilizando “mãos” virtuais. Por fim há uma loja interna, com mais roupas, acessórios e até bolas diferentes para comprar e utilizar nas mesas.

Uma vez que tenha ficado mais íntimo da garota e tenha a vestido à sua preferência, é possível tirar fotos dela ou montar uma diorama com as suas garotas favoritas com poses e roupas da sua escolha. A garota que você personalizou na Dressing Room será sua garota no modo Free Play, mas é possível alternar entre elas na Dressing Room. No modo Free Play, o objetivo é aumentar sua pontuação e despir a sua garota favorita.

Imagem do jogo Senran Kagura Peach Ball
Eu sempre quis jogar pinball contra um Dakimakura mesmo.

Como dito antes, no modo história podemos escolher uma das cinco garotas e cada uma possui cinco fases. Nas quatro primeiras derrotamos as outras quatro garotas, que voltam à sua forma normal, e na última jogamos contra a nossa escolhida. Cada fase possui três missões especiais que, se completadas, aumentam a pontuação e o dinheiro ganho.

Antes de começar a jogatina, deve-se primeiro escolher com qual bola o jogador irá jogar. No começo temos apenas cinco modelos de bolas, cada qual representa uma garota e uma parte do Yin e Yang, algo que parece ter sido colocado mais para diferenciar as mesmas, pois não tem efeito in-game. Novas bolas podem ser compradas na loja, em tipos diferentes: lisas, com pelos de animais, masoquistas com correntes… Tem para todo gosto de cliente.

Imagem do jogo Senran Kagura Peach Ball
Hora de ganhar pontos acertando a Asuka-chan!

Ficha extra, tempo a mais com as garotas

Até o momento existem apenas duas mesas: Peach Land e Shinobi Mansion. Pelo menos o jogo oferece três variações de cada uma, de dia, a tarde ou a noite. O jogador deve completar as missões que se encontram ao lado da tela, que além de dar pontos aumentam o medidor do Sexy Challenge. Cada sessão de jogo possui três Sexy Challenges, que aumentam o rasgo na roupa das garotas. No último, elas ficam como vieram ao mundo e curadas do Beastall. Utilizando os botões superiores o jogador controla as palhetas e vez ou outra pode apertar um botão para utilizar algum item extra, que multiplica os pontos ou salva a bola do buraco.

Cada Sexy Challenge consiste em um minigame, que alterna entre vários tipos como um de sombrinhas, outro de cartolas mágicas e os patos que cospem água. Todos devem ser acertados com duas bolas oferecidas, aumentando o placar de C até S. No último Sexy Challenge o jogo irá escolher entre os seios ou as nádegas da garota, o qual devemos acertar com nossas bolas. E o mais importante: devemos quicar a parte escolhida com as palhetas da máquina para “energizar” a bola para que possamos curar a garota.

Imagem do jogo Senran Kagura Peach Ball
Murasaki is Best Grill.

Infelizmente as mesas são um tanto repetitivas. Cada uma possui seus próprios obstáculos e baterias de pontuação. O parque Peach Land possui um brinquedo de xícaras, uma roda gigante e um elevador daqueles que caem em alta velocidade. Caso consiga ativá-los isso irá deixar a garota tonta e caída, permitindo que você faça sua bola quicar em algum ponto do corpo dela, aumentando a pontuação. Os seios geralmente são a chave para altas pontuações, mas as partes inferiores são mais fáceis de se prender a bola.

Já no estádio da Shinobi Mansion, o jogador deve contar mais com o controle da bola e com as fadas. As fadas surgem em ambas as fases, sempre em três. Quando derrotadas, além da alta pontuação, deixam um coração que ao ser coletado faz a garota cair. Além das fadas é possível bater a bola em móveis, fazendo com que moedas de ouro apareçam pela mesa e também aumentam a pontuação do jogador ao serem coletadas. A melhor estratégia acaba sendo acertar a bola na garota e focar nas missões paralelas para conseguir o Sexy Challenge.

Imagem do jogo Senran Kagura Peach Ball
Divididos em três, é sempre bom ficar esperto com os Sexy Challenges.

A trama de Senran Kagura Peach Ball se desenrola através de Visual Novel, sem exploração livre pela cidade, matas ou montanhas. Os diálogos dão mais detalhes sobre as garotas, como seus gostos e maneiras de agir, algo como um anime ecchi/harem/slice of life. Com a transformação animal, Ryona (cadela) e Yumi (gata) são encontradas na cidade, enquanto Murasaki foi parar nas montanhas por ter virado um urso.

A trilha sonora é bem comum, passando despercebida. Mas para algo como um anime ecchi ou cômico, ela funciona muito bem. Os gráficos não são de se saltar os olhos, mas estão bem apresentáveis. Tendo em vista o poder do Switch, esperava algo mais impactante mas ainda assim não fiquei decepcionado com este quesito, apenas com o fato das mesas serem repetitivas.

Imagem do jogo Senran Kagura Peach Ball
Como diz o próprio diretor do jogo: seios são vida, bumbum é local de repouso.

Senran Kagura Peach Ball é uma entrada interessante para a série, já famosa por estar sempre se reinventado. Aqueles que curtem jogos de pinball conseguirão encontrar alguns desafios interessantes, mas não dá pra negar que o foco está nas garotas e a possibilidade de interagir com elas de diversas formas. Se isso não o incomodar, pode ter certeza que Senran Kagura Peach Ball vale a conferida.