Quase com o cheiro de quadra, mas trazendo em sua simulação desde o som do tênis rangendo no piso, NBA 2K25 ainda consegue tirar o fôlego de quem acompanha a maior liga de basquete. Prometendo inovações, com diversos nomes estranhos, melhorias no visual e jogabilidade, encaramos mais uma edição lançada pela 2K e desenvolvido pela Visual Concepts, para entender se temos algo que poderia ser um DLC ou não, se realmente temos algo completo e inovador.
As respostas para essa dúvida talvez você descubra ao longo desse review e algumas delas podem até merecer o devido destaque, ainda mais por alguém que começou a acompanhar NBA com a pandemia e tornou-se um entusiasta do esporte. Novas tecnologias, esforços de profissionais para mapear e transportar a realidade para um jogo, e, por fim, a grata experiência de jogar basquete.
Torne-se uma lenda sem sair do sofá
Vamos começar pelo visual, falando do realismo proporcionado pelo ProPLAY e como os jogadores e quadras parecem realmente a transmissão de um jogo. São milhares de novas animações capturadas diretamente das partidas e que recriam os movimentos dos jogadores, permitindo pela primeira vez o uso de uma nova engine para a movimentação, comportamento e os dribles.
Mesmo que os comandos tenham um leve delay no input para a realização em tela, talvez pela alta sensibilidade ao utilizar o direcional direito para realizar seus movimentos, em conjunto do direcionail esquerdo e os gatilhos superiores, são muitas possibilidades para seus movimentos ofensivos e defensivos. A fluidez na maneira como os jogadores se movem pela tela e, ao usarmos os direcionais em conjunto, realizam dribles incríveis e fáceis de serem executados.
NBA 2K25 pode exigir muito aprendizado do jogador menos acostumado com os termos, jogadas e nomes das técnicas de cada atleta, assim como nem sempre saberemos como customizar nosso personagem com as milhares de combinações possíveis combinando tudo que existe ao redor da NBA, mas com certeza é um convite maravilhoso para você aprender cada vez mais enquanto aproveita um divertido jogo esportivo.
Realizar as jogadas e enterradas, seja com seu personagem no modo MyCARRER e sua longa jornada para se tornar uma lenda da NBA, acaba sendo extremamente gratificante. A gamificação em torno da maneira como você joga faz com que seja necessário equilibrar entre pontuar loucamente, para alcançar uma nota maior, fazer boas jogadas, para ativar seu modo “on fire”, e participar do jogo ao lado dos seus companheiros, para aumentar a química em quadra e facilitando os caminhos até a vitória.
Mais direto e breve que o MyCARRER, o The W, em que você pode jogar na liga feminina com as atletas do WNBA, mas sem precisar acompanhar a história que acaba sendo muito morosa e que, mesmo abrindo diversas atividades e missões paralelas, ainda parece uma série de TV da pior qualidade. As intenções dos desenvolvedores fica muito clara, porém falta um roteiro que proporcione momentos agradáveis ao longo da narrativa em torno do jovem jogador em busca dos seus objetivos pessoais enquanto trilha sua jornada pela NBA.
No entanto você pode ignorar, de certa forma, a história para aproveitar o The City para jogar em diversas partidas, competindo em missões e ganhando recompensas. Como um hub concentrando partidas online, desafios e favorecendo a interação entre os jogadores, você precisa procurar pela cidade por atividades disponíveis e que estejam no seu nível, nem sempre seguindo pela narrativa principal. Como são diversas opções de partidas e muitas quadras para descobrir, com certeza esse modo chamou muito mais minha atenção, porém sempre nos lembrando para retornar à história.
Uma NBA para chamar de minha
Personalização é o principal foco em NBA 2K25, desde o MyPLAYER, com a opção de você utilizar o app para transportar seu rosto para o personagem, e as várias customizações visuais e técnicas, fazendo com que até a maneira como seu personagem arremessa. O MyTEAM também oferece a chance de você criar seu próprio time e competir contra os outros jogadores. Mesmo com esse modo quase sem inovações, ele continua sendo conhecido pelo seu altíssimo nível predatório com microtransações, principalmente pelos desafios semanais.
No MyNBA você pode criar e desenvolver sua própria dinastia, comparando seus esforços aos principais legados criados pelos atletas ao longo da história. Com o Heart of the Dynasty, temos um um elemento narrativo extra com os jogos importantes para você reviver, com Stephen Curry levando o sucesso da temporada 2016 e 2017 para competir com times que deixaram sua marca na história da NBA.
Reviver momentos com Magic vs Bird e o time de Michael Jordan no Chicago Bulls, além de você poder criar sua própria competição para conquistar diversas recompensas ao derrotar personalidades icônicas fazem com que o MyNBA ganhe uma nova vida. No entanto não achei que o modo MyGM, em que você assume o papel de um Manager da liga, fosse se tornar algo realmente divertido de jogar, com todas essa novidades em torno dos diversos modos de jogo.
Para quem está começando na NBA assim como eu, o modo Learn 2K é perfeito e o mais divertido para você se aprofundar nesse mundo, com um sistema de treinamento que proporciona uma curva de aprendizado mais longa e recompensadora. Isso sem contar a 2KTV, que oferece conteúdo relevante sobre a liga semanalmente, acompanhando o volume de desafios das temporadas, com muitas recompensas que justificam seu esforço e investimento de tempo em no jogo.
Na verdade, NBA 2K25 não poderia ser apenas um DLC se olharmos para as melhorias que ele traz para essa nova edição. Mesmo que os modos de jogo não tenham ganhando uma atualização realmente significativa, com destaque para a maneira como o MyCARRER está integrado ao MyNBA e ao The City, o trabalho da Visual Concepts alcançou um novo patamar ao oferecer um jogo divertido até mesmo para quem não manja muito de NBA, mas que está disposto a embarcar nesse curso intensivo e divertido criado pela 2K para simular a NBA.
Prós:
🔺 O visual do jogo é impressionante
🔺 Jogar é fácil e divertido, mas exige dedicação
🔺 Controles fáceis e muitas opções de movimentos para aprender
🔺 Diversos modos para jogar, mesmo com os mais simples
🔺 Muito conteúdo para desbloquear através das temporadas
🔺 MyNBA consegue conquistar ao recontar a história da liga
Contras:
🔻 A complexidade do realismo pode afastar quem busca de um jogo mais casual
🔻 Input dos comandos possui um certo delay para ser executado
🔻 Muitas vezes perdido sem saber como acessar certos conteúdos
🔻 MyCARRER não possui uma história interessante
Ficha Técnica:
Lançamento: 06/09/24
Desenvolvedora: Visual Concepts
Distribuidora: 2K
Plataformas: PC, PS5, XBox Series
Testado no: PS5