Minecraft é sinônimo de sucesso hoje em dia, afinal, quem esperava que o pequeno indie de mineração criado por Notch e a Mojang em 2011 viria a se tornar um titã da indústria? Com uma propriedade intelectual tão famosa, jogos como Story Mode, Dungeons e Education surgiram e agora, Minecraft: Legends surge no horizonte.
Diferente dos outros jogos, Minecraft: Legends traz uma abordagem de comando de tropas através de um grande mapa onde jogadores se unem para impedir a invasão dos piglets. Com grande foco no modo multiplayer, ao invés de construir bases, jogadores se unem para criar exércitos capazes de defender o mundo de invasões.
Um herói esquecido
Pelo que entendi através das sessões de jogo de Minecraft: Legends, a história se passa tempos antes do que conhecemos do mundo do jogo original. Aqui a sociedade da raça dos Piglets, uma raça de porcos humanoides que vivem no Nether – uma espécie de inferno -vive sob o comando de um grande rei Piglet.
Em busca de expandir seu domínio, este rei envia tropas pelos portais do Nether espalhados pela região. Estes portais, além de transportar tropas, são capazes de espalhar a influência do Nether pelo mundo, corrompendo-o, além de criar o ambiente perfeito para que os piglets sobrevivam no mundo superior.
Para evitar a conquista do mundo pelos piglets, entidades que se apresentam como Ação, Conhecimento e Premonição recrutam o jogador. Presenteando-o com um alaúde capaz de controlar criaturas e uma bandeira que inspira coragem e fidelidade de tropas e criaturas do mundo superior, você se tornará um herói do mundo de Minecraft.
Seja sozinho ou em grupo com amigos, a tarefa em Legends é a de frustrar os planos de conquista do rei piglet e qualquer outra entidade que possa estar pensando em atrapalhar a vida dos aldeões. Para isso o herói irá usar melodias para criar e encorajar suas tropas.
O poder da música em tempos de guerra
Bardos geralmente são unidades que pouco combatem corpo a corpo, mas isso não quer dizer que não o façam. O mesmo se aplica em Minecraft: Legends, o herói possui uma espada e está sempre montado em seu cavalo ou outras montarias espalhadas pelo mundo, no entanto seu papel principal é o de comandar através da música.
Com o alaúde mágico, o herói controla criaturas semelhantes a fadas para coletarem materiais que serão usados para criar spawns de criaturas, os próprios monstros, torres de defesa, armadilhas e edifícios em vilarejos. O que exige uma grande divisão de funções, além de um rigoroso controle na obtenção e acumulo de materiais.
O que mostra o quão mais fácil o jogo em multiplayer é, permitindo que os jogadores se separem em funções, aumentando a quantidade de material coletado, a velocidade de construção e criação de unidades. Eu infelizmente tive pouco tempo para jogar online, mas quando pude foi bem divertido.
Ainda assim, até o momento, achei Minecraft: Legends um tanto quanto repetitivo e logo me vi cansado em repetir as mesmas tarefas consecutivamente. Talvez o começo seja um pouco mais devagar mesmo ou talvez por quê eu não seja o alvo demográfico no qual a Mojang esteja mirando.
Vida longa ao rei…
Mesmo com um gameplay que acredito ser um pouco monótono para jogadores como eu, a narrativa de Minecraft: Legends é bem divertida! Eu admito que fui pego de surpresa com o quão rico ficou o mundo com a narrativa da batalha entre os piglets e as entidades da criação.
As entidades vivem em um mundo pacífico, regem pela ordem, paz e liberdade, auxiliando como podem o herói e sem intervir diretamente. Já os piglets e seu rei vivem em um lugar desolado, cercado por chamas e a fúria explosiva do rei não ajuda a tornar o lugar tão mais agradável para se conviver.
Somado ao gameplay, o jogo tem seus momentos, como a primeira grande invasão, onde vemos diferentes tipos de unidades inimigas surgindo como piglets brutos, grandes animais guerra e até mesmo magos, um raio do Nether escurecendo o mundo todo e mobs como creepers, esqueletos e zumbis se unindo ao jogador para combater a horda de piglets e destruir o portal!
Para isso o jogador precisa usar os mais diversos tipos de unidades que podem ser invocadas através de seus spanws. Usando a habilidade de coleta de recursos e de criação de ninhos de criaturas, o jogador deve criar um exército de mobs, como golens de madeira e pedra no começo e mais para frente, metal, redstone e outros materiais mais raros e poderosos!
Aliados improváveis
Usando os materiais e fragmentos de cristais para dar vida a suas tropas, o jogador vai estar sempre buscando bases e acampamentos piglets para atacar ou vilas para proteger. Mesmo sendo tão poderoso e recebendo estas habilidades das entidades que regem o mundo e protegem a chama da criação, nosso poder é limitado, ou seja, há um número finito de tropas que podemos criar.
O herói que controlamos no entanto é capaz de unir aliados improváveis com seu carisma e poder! Usando o seu alaúde e bandeira de comando, enquanto navega pelos biomas, o jogador pode recrutar através do comando da bandeira os mobs que estão dentro do seu círculo de ação.
Podendo assim criar uma tropa com golens criados pelo alaúde e spawn, mas também, lobos, zumbis, esqueletos e creepers! Os mobs selvagens por assim dizer não contam como unidades, então quando tiver a oportunidade recrute quantos puder, principalmente se estiver jogando singleplayer.
Os inimigos piglets normais não são tão desafiadores, porém, as tropas maiores exigirão tropas mais poderosas e que o jogador esteja apto a criar unidades e estruturas melhores além de se proteger melhor, seja com novas montarias ou itens. Eu pessoalmente gostei muito do pássaro, já que te permite planar sobre os campos de batalha.
Desbravando o mundo
O mundo de Minecraft: Legends é bem menor do que o do original, tendo em vista que estamos em uma espécie de ilha apenas. Dentro desta ilha no entanto temos todos os tipos de biomas já vistos no jogo padrão da série, como pântanos, pradarias, montanhas nevadas, florestas e desertos.
Criando assim uma grande quantidade e diversidade de locais para explorar tanto sozinho, quanto em grupo com o modo multijogador que é em parte uma dos grandes atrativos de Minecraft: Legends. Permitindo que grupos de até quatro amigos explorem o mapa, batalhem contra os piglets invasores e salvem o mundo de Minecraft.
Mesmo não sendo o que eu procuro em um jogo de tropas, ou multijogador, admito que Minecraft: Legends é uma aventura cheia para aqueles já fãs da franquia e com um grupo de amigos para embarcar em uma aventura cheia de música, batalhas e um duelo histórico entre o herói e o rei dos Piglets.