Skip to main content

Antes de receber o modelo K658 para review, os produtos da Fifine já haviam me chamado a atenção em outras ocasiões. De olho no custo-benefício e nos comentários positivos na internet, alguns amigos meus decidiram comprar um microfone da fabricante chinesa. O primeiro modelo que vi na minha frente foi o K056, um mic branco bem baratinho, de construção simples, mas que atendia as necessidades.

O segundo microfone que tive contato foi o Ampligame A6V, que vem acompanhado de um pop filter com um rostinho sorridente estampado nele. Este me impressionou por três motivos: boa qualidade de construção, captação decente e o preço que meu amigo pagou, menos de R$300. Como isso é possível?

Em agosto de 2021, a Fifine lançou o modelo K658 pra bater de frente com a concorrência. Não duvido que este microfone dinâmico seja o mais vendido da Fifine desde então, uma vez que ele tem o melhor cancelamento de ruído entre todos os modelos disponíveis, sendo altamente recomendado para streamers e podcasters.

Fifine K658
A caixa inclui microfone, suporte de mesa, shock mount e cabo USB-C

As características do Fifine K658

Ao abrir a caixa, o design do Fifine K658 chama a atenção pela semelhança com o famoso Shure SM7B, utilizado pelos principais podcasts ao vivo do Brasil e mundo afora. O microfone é pesado, com construção metálica por dentro e um acabamento de plástico bem sólido por fora, além da espuma grossa. Em cima dele temos um botão para controle de ganho, com uma área sensível ao toque pra “mutar” a captação, e outro botão para ligar/desligar o RGB na parte debaixo.

Um detalhe interessante é que o RGB fica na parte traseira do microfone, em formato de anel de luz, rebatendo no suporte anti-vibração (shock mount) que fica anexado em sua base com uma rosca bem resistente, que vem junto na caixa. O efeito visual obtido é bem maneiro, com um gradiente de cores girando em círculo. Porém não dá pra personalizar o RGB para uma única cor, deixando tudo azul por exemplo.

O shock mount também é feito de plástico bem resistente, com borrachas presas na parte interior para criar a estabilidade necessária. Embora a norma seja utilizar cordas de tecido, o material tecnicamente mais barato não deixa a desejar.

Fifine K658
O suporte de mesa parece frágil, mas é todo de metal

Ao prender o microfone no shock mount e, em seguida, fixar o conjunto no suporte de mesa ou braço articulado, a impressão que se tem é de ter um canhão de laser no seu setup. Seu design vai contra o balanceamento que se vê nos modelos concorrentes: ele fica projetado pra fora do shock mount, e não no meio. Funciona? Sim, mas é preciso apertar bem o parafuso pro microfone não ir caindo aos poucos.

Abaixo, você ouve os testes com o Fifine K658 no suporte de mesa:

O cancelamento de ruídos impressiona, evitando a captação de barulhos do ambiente, mas a espuma não impede as explosões de voz ao falar de perto. Dá para contornar a sensibilidade do microfone diminuindo o ganho, falando mais distante ou de lado. Se preferir, coloque um pop filter extra na frente.

Fifine K658
O botão de mudo fica vermelho quando ativado

Microfone premium que cabe no bolso

Eu não consigo pensar em um microfone mais interessante e barato que este para indicar àqueles que produzem podcasts e lives. O visual do mic causa um impacto bem legal na produção de conteúdo em vídeo.

No momento deste review, o K658 está custando R$ 480,62 na loja oficial da Fifine no Aliexpress. Isso com frete grátis pro Brasil. E ainda rola cupom de desconto pra pegar e usar. Corre atrás que vale a pena!