Japão, terra dos robôs gigantes mais famosos da cultura pop. Grandes nomes vem à mente com o gênero: Daileon, DragonZord, EVAs e a lista segue com muitos outros nomes. Entretanto, no mundo dos games a serie Armored Core sempre foi pioneira nas batalhas entre os bípedes de metal. Com comandos elaborados a série se tornou icônica e poucos tiveram contato com ela fora do japão e, ao tentar se aproximar do público ocidental, a franquia criou um jogo totalmente diferente do que se conhecia da série. Assim nascia Metal Wolf Chaos, agora nos PCs como Metal Wolf Chaos XD.
Mesmo sendo criado com o intuito de ser uma versão americanizada do título, Metal Wolf Chaos, lançado para o primeiro Xbox, praticamente não deu as caras no Ocidente. Sendo exclusivo no Japão, o jogo se tornou lendário pela notória dificuldade e preço das cópias e pelo preço de bancar um Xbox japonês para se jogar apenas um jogo. Até hoje lembro de como li sobre este jogo em uma daquelas revistas de 9.000 jogos e como queria joga-lo e agora que realizei meu sonho, não poderia ter sido uma experiência melhor.
Tenho todos os Trapizombas na mira
Metal Wolf Chaos XD poderia ser facilmente adaptado para um episódio do antigo desenho M.E.G.A.S XLR. O jogo narra a história do 47° presidente dos E.U.A, Michael Wilson, que sofre um complô do então vice-presidente, Richard Hawk. Para recuperar seu pais, Michael usará seu terno especial para ocasiões de ataques ao presidente, uma armadura robótica chamada Metal Wolf. Foragido e em busca de justiça, Michael irá destruir os EUA para protege-lo de Richard, que também possui um robô gigante. Afinal de contas, é assim que a política realmente funciona, com lutas de robôs gigantes.
Enquanto busca vingança pelo golpe sofrido, Michael deve literalmente destruir o exército americano aliado a Richard, deixando um rastro de destruição e vitória por onde passa, já que os aliados do verdadeiro presidente, artistas, cientistas e eleitores, estão sendo feitos de reféns pelo vice. Metal Wolf Chaos XD é aquele tipo de jogo no qual nada faz sentido, mas é exatamente esta fuga total da realidade que traz a diversão. Você é o homem mais poderoso do mundo, em uma das máquinas mais poderosas do mundo, destruindo um país para salva-lo.
Como é de se esperar de um jogo destes, a ação contínua é eletrizante e divertida. Armado com esse robô gigante recheados de armas, o jogador navega pelos estágios destruindo todo e qualquer obstáculo a sua frente. Soldados, caminhões, bases e edificações militares e muitos outros obstáculos não são páreos para o caos que acompanha Metal Wolf. O jogador pode levar consigo armas leves, pesadas e armas de duas mãos, ou seja, o nível de escala seria algo como, pistolas, fuzis, escopetas, bazucas, armas de raio induzido, lança chamas, miniguns e mísseis gigantes.
Antes de começarmos a missão, podemos personalizar o equipamento de Metal Wolf. Trocando suas armas por outras no sistema interno da garagem, reparando o que for necessário e aumentando a força do mesmo. Durante o gameplay, é possível encontrar itens, metais e partes que podem se utilizados para o estudo de novas peças e armas para o robô e, após estudadas, estas podem ser desenvolvidas como verdadeiros trunfos que podem mudar o jogo.
Uma vez que tenha equipado seu Arauto da Destruição, é hora de tomar de volta o pais, uma cidade de cada vez. A mecânica de gameplay de Metal Wolf Chaos XD é bem simples e prazerosa, nada de combos complicados ou movimentos avançados, apenas a boa e velha caótica destruição. Utilizando W, A, S, D no PC, movimentamos o robô, com o mouse, nós movimentamos a câmera, os botões do mouse servem para o fogo primário e secundário, referindo-se a mão esquerda e direita respectivamente.
Utilizando o Shift esquerdo é possível utilizar o boost de Metal Wolf, aumentando assim sua velocidade no chão. Caso o botão seja usado no ar, é possível planar por um período de tempo. Porém, não abuse do boost: uma vez que sua barra acabe, o correto é deixa-lo esfriar e reabastecer. Caso forçado, o boost começará a drenar a vida do jogador. Com o passar do tempo, o núcleo de Metal Wolf sobrecarrega e, neste momento, podemos utilizar um ataque especial em que o robô dispara todas suas armas ao mesmo tempo, derrubando toda e qualquer oposição adiante. Cada nível possui um objetivo diferente, alguns são apenas destruir inimigos e libertar reféns, já outros exigem uma batalha contra um boss. O importante é sempre se lembrar de destruir tudo em busca de itens (e também por ser divertido para caramba).
O gráfico de Metal Wolf Chaos XD é bem semelhante ao que se podia esperar do game em seu lançamento original. Muitos polígonos e aqueles deliciosos cenários chapados da época Playstation 2/ Xbox. O que é uma ótima estratégia para que finalmente possamos experimentar o lendário e tão falado jogo em sua glória original. Os robôs possuem diversos formatos e modelos, mas os robôs de Michael e Richard sempre roubam a cena, com seus arsenais de armas nas costas e design arrojado.
A trilha sonora é contante o tempo todo, contando com faixas que mantém o jogador animado o tempo todo por mais ação, mais combates e mais pedaços de entulho e metal voando por entre explosões. Os efeitos sonoros da época são como mergulhar em uma piscina de memórias, em que podemos nos lembrar de jogos antes de todo o atual refinamento, com sons de explosões estourados e áudios confusos algumas vezes.
Metal Wolf Chaos XD é um tesouro digno do status de lenda de sua era. Um jogo tão misteriosamente difícil de se jogar que povoava meus sonhos infantis de lutas de robôs gigantes. Ele finalmente está em minhas mãos. E compensou cada minuto gasto de espera, o jogo é como uma capsula do tempo, apenas esperando ser aberta pelo Ocidente em busca de um segredo por muito tempo escondido de nós e que finalmente explodiu em nossas caras.