Skip to main content

Quase todo mundo já sonhou em ser policial, ou um herói, durante a infância. Caçar bandidos perigosos a qualquer custo certamente apela à imaginação de todo jovem, principalmente após assistir filmes policiais. A figura de um investigador diligente em uma guerra incansável contra criminosos é uma das temáticas favoritas da sétima arte. Quando se pega os elementos citados previamente e se adiciona a uma estética noir, elemento muito aclamado pela cultura pop, o resultado é Interrogation: You will be deceived.

Nesse jogo, utilizando o bom português, o filho chora e a mãe não vê. Você começa como um investigador designado para interrogar um assaltante acusado de latrocínio. Aparentemente não há nada de anormal nesse cenário, porém logo descubro que o buraco é mais embaixo. O comportamento estranho do marido da vítima e algumas inconsistências na história me mostram que há algo acontecendo por baixo dos panos.

Policial bom ou policial mau?

Em Interrogation não há um caminho único para se obter a verdade. Um investigador habilidoso deve saber todas as artimanhas para extrair o máximo de suas vítimas (mesmo que isso envolva métodos não muito legais). Posso utilizar a minha eloquência para deixar os suspeitos confortáveis ou posso emular o meu Batman interior e causar o medo neles.

Imagem do jogo Interrogation
Tudo começa com um simples caso de latrocínio, mas há muito mais do que isso…

Tudo isso é medido através de dois índices. O primeiro, referente à pulsação do interrogado, me mostra o quão borrado com medo o suspeito está. Esse número pode aumentar através de perguntas capciosas ou de métodos, digamos, não muito convencionais

Já o segundo índice é referente à dilatação da pupila. Com isso, o jogador sabe o quão a vontade o elemento está dentro da sala de interrogatório. Obviamente, um investigador não está ali para fazer amigos, então tudo isso tem como único objetivo obter informações valiosas para a operação.

Qualquer que seja o caminho escolhido, as consequências virão. A polícia, assim como qualquer instituição, precisa manter uma boa imagem. Portanto, chegar às vias de fato com os suspeitos resultará em problemas mais adiante.

Imagem do jogo Interrogation
As informações obtidas são vitais para a operação.

Você pensa que a polícia é time?

Um investigador não age sozinho. Em Interrogation, você conta com a ajuda de uma equipe especializada no combate ao terrorismo. Vale ressaltar que, durante o gameplay, é nesse ponto que o jogo se diferencia de uma visual novel comum. Cada membro da sua equipe possui uma especialidade e poderá realizar tarefas diferentes ao final de cada capítulo.

Apesar de ser uma excelente ideia, na prática esses elementos são pouco aproveitados no jogo. Basicamente, toda ação possível para meus companheiros é acompanhada de um percentual de sucesso, que é mais alto ou mais baixo de acordo com a especialidade e a condição psicológica do indivíduo designado. As utilidades dessas tarefas extras se resumem em: aumentar a popularidade da operação entre as pessoas e obter informantes que auxiliarão no caso.

Imagem do jogo Interrogation
Gerenciar sua equipe é fundamental para o sucesso da missão.

A popularidade está representada por três indicadores: imprensa, população e autoridades. Cada um desses índices possui cinco níveis, onde o primeiro e o último dão desvantagens e bônus, respectivamente. Manter uma boa relação com a população, por exemplo, fará com que os interrogados conheçam a sua fama, aumentando as chances de obter informação de forma fácil. Se a sua popularidade estiver baixa, a população poderá se revoltar contra a operação, resultando no fim do jogo.

Manter o psicológico do time sob controle também é fundamental, mas as consequências estão atreladas apenas às ações no final do capítulo. Um membro desanimado terá uma porcentagem menor de realizar uma tarefa, mesmo que ela seja sua especialidade. Portanto, investir em terapia ou manda-los para casa mais cedo pode ser necessário, pensando a longo prazo.

Imagem do jogo Interrogation
A imprensa é uma faca de dois gumes.

Dois lados de uma mesma moeda

O ponto mais forte de Interrogation é sua história. Através de um grupo nascido na internet, pessoas comuns são coagidas a realizar atos terroristas pelo país. A grande sacada da narrativa é que, por meio dessa organização terrorista, indivíduos de ideologias totalmente opostas cooperam em um objetivo comum: o fim de qualquer forma de autoridade.

Nessa narrativa, os extremos convergem, mesmo que eles não saibam disso. Não importa qual o seu espectro político, se você está em algum dos extremos então esse grupo tem algo que te interessa. Se essa pode ser uma das forças do grupo, também é uma de suas maiores fraquezas. Expor as incongruências entre os lados é fundamental para o sucesso.

Imagem do jogo Interrogation
As ações dos terroristas repercutem dentro desse universo.

Apesar de possuir poucos personagens marcantes, cada um deles tem uma história e motivação diferente. Logo depois de concluir com sucesso um interrogatório, é necessário escrever um relatório explicando o que foi feito e de que maneira o time agiu. Diferentes alternativas são oferecidas, então escolha com cuidado qual versão você deseja contar.

Por fim, o jogo busca implementar elementos de gerenciamento. Por mais que a ideia seja criativa, sua execução deixa um pouco a desejar em alguns momentos, já que falta profundidade em muitas mecânicas. A história é o grande carro chefe de Interrogation: You will be deceived, porém ainda fica presa em alguns clichês típicos de filme investigativo. Vale mencionar também que a interface e os diálogos estão todos em inglês, e que por se tratar de um jogo onde a história é o principal, um nível avançado do idioma é necessário para a sua total compreensão.