Skip to main content

Muitos acreditam que Pong foi o primeiro videogame criado. Trazendo o conceito simples de um jogo de tênis entre duas pessoas, a maquina se tornou uma febre difundida em bares, cafés e criando os primeiros consoles caseiros. Portanto, é difícil imaginar um jogo como Pong sendo criado atualmente, muito menos difundido no mainstream. é ai que empresas como a Blue Wizard se destacam.

Assim nasceu Hypergalactic Psychic Table Tennis 3000, algo que até mesmo eu, criador da série Freakview, achei estranhamente divertido.

Paddle that ball

Hypergalactic Psychic Table Tennis 3000 é um experiência totalmente maluca do que se pode esperar de um jogo de Pong. No começo, tudo parece ser “normal”, você rebate a bolinha e tenta marcar ponto nos inimigos. No entanto, o “chute” vem quando a barra de vida é adicionada e nossa raquete começa a falar após a vitória, subir de nível e se sentir cada sempre confiante. Logo nos vemos enfrentando monstros, criaturas mitológicas, seres espaciais e chefões. Sem contar humanos, todos em forma de raquetes de Pong.

Imagem do review de Hypergalactic Psychic Table Tennis 3000
Yes…

Posteriormente, descobrimos que o objetivo nosso neste universo é o de nos tornarmos a melhor raquete de Tênis Psíquico Intergalático que já existiu. Isso será possível destruindo nossos oponentes em nossa jornada e absorvendo a poeira energética que exala de seus corpos derrotados. Tudo isso de uma maneira muito teatral, explicando como cada chefão se torna poeira intergalática após ser vencido, seja explodindo em milhares de pedaços, ou derretendo em uma poça de matéria “raquetal”.

A cada batalha vencida, nossa raquete sobe de nível, sempre nos oferecendo uma escolha de atributos a serem aumentados. Porém, com o tempo, podemos comprar o atributo Destino. Cada vez que o atributo é comprado, aumentam-se as opções de escolhas do jogador, o que o torna extremamente raro. Inicialmente, o jogador irá sempre aumentar agilidade, força e resistência da raquete, mas com o tempo, descobrimos que podemos aumentar outras características.

Ai entram os elementos de RPG do jogo, dando ao jogador inúmeras opções de atributos, sendo eles força, carisma, inteligência, sabedoria, agilidade e constituição. Não para por aí: será possível também usar magias e rebater a bola com uma força X ditada por um atributo. Os ajustes finais ficam por conta do jogador, entre bater mais forte na bola ou diretamente no adversário, ou poder usar magias mais poderosas.

Imagem do review de Hypergalactic Psychic Table Tennis 3000
Mais forte que meu personagem de mesa atualmente.

Sai da minha frente, Karen

Nossa super raquete possui dez magias diferentes, algumas servem para ataques, outras servem para defesa e algumas servem para resetar o status quo do universo. Assim o jogador deve equilibrar a balança de ataque e defesa, para assim ganhar as partidas de cinco pontos, sendo quem fizer três primeiro, ganha. A cada quatro partidas vencidas, o jogador irá enfrentar um chefão, sendo 40 no total, até o próximo ciclo existencial.

Os inimigos não são apenas raquetes, mas também celebridades, memes, comidas ou qualquer coisa que você pode pensar. Em um momento você estará jogando Pong normal contra uma raquete, no outro estará movimentando sua raquete livremente pela tela, soltando esferas de fogo na bola pra aumentar a velocidade e dano da mesma em um prato de panquecas consciente. Ou então irá lutar contra Chtulhu, enquanto espera sua chance pra lutar contra o próximo boss, que pode ser uma geladeira, ou um gigante com nanismo.

Caso o jogador tenha altos pontos de carisma, é possível ainda tentar fazer com que os bosses se apaixonem por você. Durante uma batalha contra boss, se o jogador tiver um carisma alto, uma janela de texto irá se abrir, oferecendo uma ou várias opções  de diálogo. Assim, ele deve tentar enamorar o oponente, o que torna a partida algo mais fácil, mas caso erre nas escolhas das palavras, pode acabar enfurecendo o inimigo, o que torna tudo ainda mais difícil e violento.

Conte-me a sua história

Além dos atributos e magias que o jogador pode aprender, ainda existem outras vantagens que podem ser obtidas durante o jogo. Como, por exemplo, a habilidade de ler o passado dos oponentes antes da batalha, ou descobrir quanto HP eles possuem. As partidas são como batalhas, sempre que vocês rebatem a bola, tomam danos e quanto mais rápida a bola, maior o dano. Por isso é sempre bom prestar atenção nos atributos e magias disponíveis.

Imagem do review de Hypergalactic Psychic Table Tennis 3000
Calcinha na cabeça, ultima moda na Europa

Logo que tenha noção do que pode ou não pode usar, quão forte bate e se movimenta pela tela, o jogador começa a ganhar cada vez mais situação das partidas em Hypergalactic Psychic Table Tennis 3000. Por outro lado, o cenário apresenta seus próprios obstáculos, como minas que explodem a bola aumentando sua velocidade e portais que a transportam para lugares aleatórios e imprevisíveis. Além de lava que pode nos queimar, ácido para corroer e água que pode acabar com a magia de fogo.

Porém, com o passar do tempo o jogador também pode conseguir as habilidades de andar sobre estes terrenos e se tornar o mestre da quadra. Outro grande atributo presente no jogo são os baús, que surgem aleatoriamente nos dando peças de roupa. Sejam chapéus, mascaras, blusas, jaquetas, calças leggings ou pé de patos, literalmente patos. Também é possível se adquirir a habilidade Animal Husbandry, que permite que possamos ter uma montaria, afinal quem nunca quis jogar Pong em cima de uma capivara em chamas?

Imagem do review de Hypergalactic Psychic Table Tennis 3000
Okay Batman, pode acreditar que não vai ser essa “águinha” que vai me impedir de ir ai te dar uma surra

Hypergalactic Psychic Table Tennis 3000 é totalmente insano, ligeiramente doentio e completamente imperdível. É Pong, sem nada de Pong, com elementos de RPG e até Visual Novel, além de inúmeras referências a filmes, séries, desenhos e muito mais. É um daqueles jogos para se jogar simplesmente por  jogar e perder algumas horas rindo dos inusitados oponentes.

Apesar de tantos elementos inusitados, com o tempo o jogo acaba ficando bem repetitivo, então é  bom aproveitar a bizarra história em intervalos regulares.

Review – Pepper Grinder

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.28/03/2024
Imagem do review de Everloop

Review – Everloop

Marco AntônioMarco Antônio28/03/2024
Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024