Entre a vida e a morte há uma rota. A gravidade te puxa, mas você insiste em voar. De um lado para o outro estrelas te guiam, portais te transportam e flores estão espalhadas pelo caminho. Água, fogo, terra e ar funcionam como um equilíbrio pacífico e acolhedor, mas podendo ser um desafio para os mais desatentos. Gravity Ghost te leva como um fantasma, auxiliando os espíritos no caminho e sendo auxiliada por eles.
Iona vaga procurando por sua raposa. Sem memórias, sem saber para onde ir, ela apenas voa. Dizem que você só consegue ir para o alto tirando os pés do chão, não é? Ela, em sua busca incessante, encontra amigos. Encontra caminhos. Girando, com seus cabelos ao vento, Iona pode ir onde for. Um planeta é pouco para ela. A gravidade também. Mais do que isso, nem a própria morte a impede de resgatar a melhor amiga.
As voltas que Gravity Ghost dá
Gravity Ghost é um puzzle desenhado à mão que conta a saga da heroína, que durante o jogo tenta encontrar a raposa que se tornou sua amiga. Ajudando outros animais no caminho e interagindo com entidades divinas, ela percorre mundos atrás das estrelas. Quanto mais estrelas conseguir, mais você progride e desbloqueia novos níveis.
A diversidade de planetas e desafios é um dos maiores acertos do game. Podendo ser resolvidos em questão de 10 segundos a 2 ou 3 minutos, alguns serão fáceis demais, outros complicados para se compreender de primeira. Mas não se preocupe, pois não existem falhas aqui. O máximo que pode ocorrer é você passar alguns minutos fritando o cérebro para entender como vai buscar o item e abrir a porta para a próxima fase.
Assim como não há falhas, também não há inimigos. Sua maior adversária é a gravidade: os planetas te puxam. E quando você acha que se acostumou, o jogo coloca seis planetas girando e uma estrela no meio deles. A partir disso, surgem diversas variações. Mundos que funcionam para te rebater, outros congelados que te fazem derrapar enquanto tenta pular. Acredite, você vai querer conhecer todos e atravessá-los.
Pelo ritmo veloz de Gravity Ghost e pelas memórias embaralhadas de Iona, ele te instiga e levanta debates sucintos entre a gameplay. Vários temas familiares e de cultura são apresentados, para que você conheça um pouco mais sobre a nossa heroína. No meio de seu caminho, há o Buraco Negro. Um mundo onde as lembranças recuperadas durante a aventura são colocadas para entender melhor a história. Quem ela era antes de sua morte? O que passou, quem a fazia feliz ou não? E, principalmente, quais eram os sonhos daquele espírito bondoso e aventureiro?
No meio do caminho de Gravity Ghost você encontrará as Terraformas. O fenômeno acontece quando você conquista poder sobre os elementos de cada constelação. Há planetas de água, os quais precisam ser solidificados. Ou justamente o contrário. Isso é apenas um dos exemplos do que você aprende durante a jornada. No caminho você também obtém power-ups, como poder para planar por mais tempo ou cair como uma rocha perto do mundo mais próximo.
Entre altos e baixos, a gravidade
O jogo dá umas voltas em alguns erros, com o perdão do trocadilho. A partir do momento que você pula, é difícil manter o controle da personagem e alguns momentos podem ser bem frustrantes. Cansei de pular e estar com um objeto na minha mira e, subitamente, ela ir mais para cima ou fazer uma curva mais aberta.
Outro ponto a ser ressaltado são os zooms que você sofre quando sobe demais. A partir do momento que atinge algum extremo da área da fase, você perde de vista todo o resto. Se não gravou exatamente a rota para onde iria, é um grandioso “boa sorte” quando for se aproximar novamente do meio da fase. A câmera normalmente capta tudo, mas estes zooms incomodam na execução dos puzzles.
A trilha-sonora de Gravity Ghost é apaixonante, assim como o traço da equipe artística da Ivy Games. Ambos são excepcionais e te prendem do início ao fim da campanha principal. A história da Iona também é um belo conto, qual te intrigará enquanto as peças não se encaixarem. Quando unir tudo e compreender as motivações e o que aconteceu com a raposa, Voy, sua mente vai querer retornar aos pontos para rever cada detalhe.
Falando em Voy, a versão Deluxe permite que você jogue com ela utilizando sua ótima velocidade. Também estão inclusas 13 novas fases que não estavam disponíveis na versão original de 2015. Perfeitas para relaxar, sem planetas e coletando ícones musicais.
Gravity Ghost: Deluxe Edition é um excelente game para relaxar e jogar sem preocupações. Quanto mais avança, mais percebe a beleza do game enquanto gira em torno dos planetas. Os personagens encantadores, os desafios na medida, a bela trilha sonora e a arte fazem deste um indie único e cativante. Iona e Voy vão te envolver na trama como velhos amigos que abraçaram juntos o fim dessa história.