Sem sombra de dúvidas, Epic Mickey é um dos maiores clássicos da sétima geração de consoles. Ninguém poderia imaginar que um jogo protagonizado pelo Mickey Mouse poderia ser tão épico (como o próprio nome já entrega) fora da franquia Kingdom Hearts. Lançado originalmente em 2010 exclusivamente para o Nintendo Wii, este game é uma grande obra-prima de Warren Spector.
14 anos depois, chegou o momento de revisitá-lo de uma forma inteiramente nova. Apesar de ser excelente, o original não era perfeito e o tempo provou que muitos dos seus elementos se tornaram ultrapassados. Epic Mickey: Rebrushed é um remake que visa dar vida nova ao clássico, trazendo uma belíssima atualização gráfica, gameplay aprimorado e algumas adições interessantes para tornar esta aventura ainda mais mágica.
De volta aos Ermos
Em Epic Mickey, o camundongo é introduzido ao Wasteland: um mundo sombrio de obras esquecidas da Disney. A única forma de escapar daquele lugar é fazendo com que os diversos reinos ali presentes recuperem sua vida – e quando o assunto é renovar, nada melhor do que aplicar uma corzinha, não é mesmo? Armado de um pincel com tinta mágica, Mickey deverá ajudar diversos personagens a saírem desse limbo.
É nessa proposta que Epic Mickey toma forma, se transformando em um divertido jogo de plataforma. Contudo, muitas pessoas acabaram desistindo de jogar o original logo na primeira fase, pois ele sofria de graves problemas relacionados à jogabilidade e à câmera. Digamos que nem todo game conseguia ser adaptado adequadamente para os controles do Wii, que eram no mínimo inusitados. Esse é um dos casos que não deram certo.
Controlar o camundongo no original já era um desafio por si só e, para piorar, a câmera nunca colaborava no seu posicionamento. Uma simples sequência de pulos poderia se tornar uma grande dor de cabeça, então é fato que somente os mais fortes e insistentes tiveram o empenho de jogá-lo até o final. Epic Mickey: Rebrushed conserta todas essas falhas com sucesso!
Esse remake se parece mais com um jogo moderno do que com algo originalmente concebido há 14 anos. Agora que foi totalmente adaptado aos controles da atualidade, nunca foi tão bom jogar Epic Mickey, o deixando ainda mais prazeroso! Além das melhorias na câmera, Mickey também conta com alguns movimentos inéditos à disposição, incluindo a habilidade de correr, realizar um dash ou dar um pulo com impacto no chão.
Falando dessa forma, pode parecer besteira elogiar a adição de mecânicas tão básicas, mas pode apostar que todas elas fazem muita diferença nesta experiência.
Um mundo renovado
O upgrade gráfico de Epic Mickey: Rebrushed é outro fator louvável neste remake. Quem jogou o original no Wii certamente vai ficar de queixo caído ao se deparar com a versão “2024” do Wasteland. No antigo já era maravilhoso explorar aquela bela releitura de clássicos da Disney, então aqui a aventura conseguiu atingir um novo nível de beleza.
Apesar desta nova versão continuar muito fiel ao original, a Purple Lamp teve o cuidado de refazer tudo com cuidado. Cada detalhezinho foi refeito do zero e renovado, a fim de garantir que o jogo pudesse ser lançado com toda a glória do passado e com seu potencial máximo. Particularmente, fiquei bem encantado com as pequenas fases em plataforma 2D que ocorrem entre um estágio e outro; todas elas atingiram uma aura totalmente nova que consegue transmitir perfeitamente a magia do universo Disney.
Já no restante da obra, o jogo foi refeito exatamente como era no passado, trazendo as mesmas fases, personagens e desafios. A única adição referente a isso foram alguns puzzles novos que surgem vez ou outra, mas ainda é algo muito discreto. Para quem já era fã do Epic Mickey original, é um tiro certeiro na nostalgia! Eles eliminaram as falhas do antigo e mantiveram o que dava certo – por isso, não tem como dar errado!
Por outro lado, quem não gostou muito do anterior pode acabar não se dando tão bem com o novo, ainda que ele seja bem superior. Por mais que a jogabilidade tenha sido bem aprimorada, não podemos ignorar o fato de que continua sendo exatamente o mesmo título de 2010. Quem esperava um remake que expandisse a aventura com uma tonelada de conteúdo inédito vai sair decepcionado.
De um ponto de vista pessoal, não considero isso como um fator negativo. A Purple Lamp entregou o que foi prometido e ainda elevou a experiência a um novo patamar, então ninguém pode negar que Epic Mickey: Rebrushed tem seu valor. Além do mais, isso abre portas para um possível remake do segundo (que também sofreu com diversos problemas) e até para um terceiro título inédito – algo que Warren Spector já garantiu não ser impossível de acontecer.
Independente do que o futuro reserva para a franquia, Epic Mickey: Rebrushed é um verdadeiro presente para os fãs e merece uma chance de todos – seja para rejogar ou para conhecê-lo pela primeira vez. São obras como essa que ainda mantém a magia da Disney viva em nossos corações.
Prós:
🔺 Cada elemento do jogo foi refeito do zero
🔺 Novas mecânicas que aprimoram o gameplay
🔺 Todos os problemas de câmera e jogabilidade foram corrigidos
🔺 Belíssimo upgrade gráfico
Contras:
🔻 Não espere muitas novidades que expandam o conteúdo
🔻 Quem não gostou do original provavelmente continuará não gostando
Ficha Técnica:
Lançamento: 24/09/2024
Desenvolvedora: Purple Lamp
Distribuidora: THQ Nordic
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch, PC
Testado no: PS5