Skip to main content

O quão longe você iria para beber a sua cerveja favorita? Para os que não bebem – igual esse que vos escreve – essa é uma pergunta trivial, pois quem no mundo se esforçaria para beber um pouco de álcool? Contudo, muita gente leva a bebida a sério, e é justamente para esse tipo de gente que Dude, Where Is My Beer? foi feito.

Em um mundo cercado de pessoas que querem algo a mais, um cidadão comum quer apenas curtir a sua cervejinha tradicional. Nada disso seria um problema, só que ninguém vende mais o tradicional. Imagine você, caro leitor, indo ao supermercado e não encontrando o seu produto favorito. Você provavelmente ficaria bastante chateado, certo? Pois bem, então você e o protagonista deste jogo tem algo em comum.

Onde está a minha cerveja?

Os jogos point and click já são consagrados na indústria através de títulos como Grim Fandango, Full Throttle e The Secret of Monkey Island. Com obras desse calibre, os fãs do gênero esperam nada mais nada menos do que qualidade. Com uma legião de jogadores tão exigentes, será que Dude, Where is My Beer faz juz ao estilo?

Bom, a premissa é bem simples e clara durante toda a história: ache uma cerveja pilsen para o protagonista. A ideia parece simples, mas se fosse simples mesmo o jogo teria apenas 20 minutos. Todo o conceito desse título está em volta do ambiente, onde as pessoas deixaram de consumir o básico e gostam apenas do que é diferentão.

Is that a motherf*cking brazilian reference???

Um conceito simples, é verdade, mas a simplicidade não é necessariamente algo ruim. O jogo diz a que veio logo de início, colocando o jogador para explorar o cenário e as possibilidades a fim de conseguir a sua tão sonhada breja.

O álcool deixa tudo mais divertido em Dude, Where Is My Beer?

O que esperar de um jogo que é literalmente uma busca por uma cervejinha? Como em todo bom jogo point and click, imaginei que a história seria o grande carro chefe de Dude, Where Is My Beer. Bem, eu não estava enganado, mas a história é boa por motivos diferentes do que pensei.

Como dito anteriormente, a simplicidade é a marca registrada desse título, e isso se reflete além da sua jogabilidade. Não há nenhuma reviravolta mística mirabolante ou algo do tipo, mas sim um homem determinado em buscar a sua cervejinha. Contudo, por mais que seja simples, a grande jogada dos desenvolvedores foi esboçar uma crítica à glamourização das coisas, o que diminuiu a apreciação pelas coisas mais simples.

Você disse rock?

Os cenários, os personagens e todo roteiro serve a esse propósito. Não há muito o que ser dito sobre a minha experiência com a jogabilidade, pois, além de simples, ela está longe de ser o foco. Tudo o que Dude, Where Is My Beer faz nesse quesito é apenas para a história fluir.

Tal como um ginasta que escolhe um movimento simples e o executa com maestria, Dude, Where Is My Beer é um jogo que faz o simples de forma bem feita. Para o preço sugerido, esse jogo oferece poucas horas de conteúdo pelo que é cobrado – dá para zerar o jogo em 3 horas. Entretanto, se você for um fã de jogos point and click, esse definitivamente é um título que não deve passar por baixo do seu radar. Divertido e simples, em uma futura promoção esse jogo poderá agradar até mesmo os jogadores que não são muito fãs do estilo.

Review – Pepper Grinder

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.28/03/2024
Imagem do review de Everloop

Review – Everloop

Marco AntônioMarco Antônio28/03/2024
Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024