Skip to main content

Depois de 17 anos, a franquia Budokai Tenkaichi retorna com Dragon Ball: Sparking! Zero, com a promessa de ser o jogo definitivo para os fãs da obra de Akira Toriyama. O trabalho da Spike Chunsoft eleva este jogo de luta para um novo patamar, com batalhas cinematográficas e ação frenética, resgatando a sensação de vivenciar os melhores momentos da franquia.

Com a extensa lista de 180 personagens jogáveis, os fãs vão poder jogar pela primeira vez com os heróis e vilões de Dragon Ball Super, além de também incluir o saudoso Dragon Ball GT e a novíssima Dragon Ball Daima, que chegará aos streamings na segunda metade de outubro. Tudo para fazer com que você tenha a experiência de estar dentro de um episódio do animê, com cenários amplos e muito bem trabalhados.

Muito amor pela franquia

Dragon Ball: Sparking! Zero é sinônimo de paixão e entrega da equipe responsável pelo desenvolvimento do jogo, pois teremos a oportunidade de reviver desde a batalha contra Raditz até os acontecimentos mais recentes da franquia. Durante os combates, pontuando os momentos mais importantes, podemos perceber a busca por criar imersão através das arenas e como o ambiente reage ao combate. Ter a opção de mudar sua câmera para um olhar diferente do que já conhecemos mostra como os desenvolvedores se preocuparam com o fã. Assim como os ambientes ao nosso redor parecem estar vivos e num zelo imenso ao trabalhar com os personagens, resgatando todos os sentimentos de quem acompanhou e ainda se mantém fiel à franquia.

Dragon Ball: Sparking! Zero

Inegável afirmar que temos uma lista completa (quase perfeita) de personagens jogáveis, porém o destaque fica por conta de termos as diversas variações para alguns personagens como, por exemplo, Goku, Vegeta e Gohan, que não são apenas trocas de cores ou adições de cosméticos. Os jogadores podem jogar com personagens que possuem variações em suas habilidades, ultimates exclusivos e formas ou transformações ligadas ao personagem. Esse cuidado também aparece quando batalhas entre lutadores específicos desencadeiam interações únicas, principalmente quando estão relacionadas aos acontecimentos do animê.

A fidelidade ao visual do material original é impressionante. A estética de Toriyama está presente através do estilo cel shading, característico da franquia, e os movimentos característico dos personagens fazem com que as batalhas sigam a série, com ação frenética, golpes esmagadores e explosões por todos os lados. Algumas vezes a câmera acaba se perdendo ou sendo soterrada pelo cenário destruído, dificultando entender o que está acontecendo por conta do frenesi e destruição acontecendo pelo cenário.

Dragon Ball: Sparking! Zero

Com controles simples, que mantém o padrão dos demais jogos Budokai Tenkaichi, os golpes são fáceis de serem executados e a navegação pela arena é simples de ser realizada, sem deixar o jogador perdido em comandos complexos ou esquemas de movimentação engessado, como em Dragon Ball Xenoverse. Controlar seu herói preferido, acumular Ki para aumentar seu poder e disparar seus golpes preferidos são simples e facilitam, principalmente em partidas online. A nova geração de consoles favorece no amplo espaço de batalha e na rapidez com que você engaja nas lutas, se aproximando de uma animação, mas ainda com certas limitações por conta da câmera.

Treine para alcançar o topo

O desafio maior fica por conta do alto nível de desafio entre as batalhas no modo história que Dragon Ball: Sparking! Zero oferece. Seja no PvE ou PvP, escapar de um combo insano iniciado por um adversário não será uma tarefa fácil com a mesma facilidade que temos ao atacar. Nem sempre a janela para usar esquiva, defesa ou contra-ataque (R1, R3 e bolinha, todos com reações diferenciadas) vai permitir sucesso na maneira como você tenta parar uma iniciativa do inimigo. Por sorte existe um modo de treino para você praticar e conseguir minimizar esses erros, mas a alta velocidade dos acontecimentos em tela exigem maestria na habilidade com os controles e dedicação para aprendizado. Afinal, nem todo mundo merece lugar ao lado dos campeões do Torneio de Artes Marciais, mas muitos podem se frustrar com isso.

Dragon Ball: Sparking! Zero

Falando em modos de jogo, Dragon Ball: Sparking! Zero consegue se destacar pela grande quantidade de conteúdo para ser jogado. A grande novidade fica por conta do ao melhor estilo “What If…”, com acontecimentos inéditos através de versões alternativas acessados através de escolhas que fazemos para momentos marcantes da franquia. E se Goku não chamar Piccolo para lutar contra Raditz? O que aconteceria se as Esferas do Dragão não revivessem certos personagens? O futuro de Trunks poderia ter uma terceira versão? Como seria o Torneio do Poder com outros desfechos?

Essas pequenas alterações criam versões paralelas de acontecimentos já conhecidos, divertidos de serem acessados. No entanto, eu tive certa dificuldade em entender claramente o que eu precisava fazer ou missões que deveriam ser realizadas, para conseguir acessar esse caminho que bifurca no mapa das histórias. Lembrando que você consegue trilhar histórias não apenas pela ótica de Goku, mas também de Vegeta, Gohan, Piccolo, Freeza e Goku Black. São diversas maneiras de seguir abrindo o conteúdo da história tradicional de Dragon Ball, além de conhecer essas variações.

Dragon Ball: Sparking! Zero

As Batalhas Adicionais também oferecem um novo modo para você vivenciar batalhas épicas como, por exemplo, a luta contra Mr. Satan ou Mestre Kame, o teste pelo título de mais forte do universo contra Jiren, entre outras. Além de você poder criar seus momentos icônicos e compartilhar com a comunidade através de uma biblioteca em que os jogadores podem experimentar as criações ao redor do mundo. Ou seja, são diversas maneiras que temos para curtir a nostalgia ao reviver os melhores momentos da franquia.

Shenlong, eu desejo muita nostalgia

Dragon Ball: Sparking! Zero também conta com modos offline e online para batalhas simples, rankeadas, campeonatos, inclusive com os diversos torneios do anime já pré-montados para você encarar, além de muita coisa para você desbloquear durante a história ou através de missões com Zen-Oh ou Whis. Uma loja também estará disponível para você gastar todo seu Zeni obtido nos diversos modos de jogo, facilitando a aquisição de conteúdo dentro do jogo e não necessariamente usando dinheiro real.

Dragon Ball: Sparking! Zero

Com diversas opções de customização, seja na partida ou nos personagens, a Bandai Namco conseguiu entregar um título que supera a qualidade de Dragon Ball FighterZ pela infinidade de possibilidades. Seja para usar cápsulas que melhoram seu desempenho, ativar características da CPU para lutas mais desafiadoras ou conquistando todos os itens disponíveis, cosméticos e de personalização para os seus personagens favoritos, com certeza são dezenas de horas investidas para curtir tudo que foi criado pela Spike Chunsoft.

A trilha sonora continua memorável e épica, acompanhando a ação frenética dos combates e fazendo com que, além do fator nostálgico de quem cresceu vendo Dragon Ball na TV, cada momento se tornasse angustiante pelo desafio de vencer um inimigo forte e vontade de tornar a luta ainda mais épica do que conhecemos. Os temas clássicos surgem na hora que precisam, inclusive com as transformações dos personagens e resumos entre as partidas.

Dragon Ball: Sparking! Zero

O visual é simplesmente impecável e entrega uma imersão completa, acompanhado da ótima dublagem para todas as passagens. Infelizmente algumas cenas são apenas imagens estáticas, mas logo voltam à excelente animação 3D que o jogo possui. Uma opção para invocar Shenlong, Porunga e o Super Shenlong completa essa experiência de reviver o anime, mesmo que para ganhar itens, mas que valem o esforço em cumprir as missões. Ter uma galeria repleta de informações, visuais, gestos, falas e tudo para ser customizado como você preferir faz com que esse capítulo da franquia tenha um lugar especial nos corações dos fãs.

Dragon Ball: Sparking! Zero é o jogo definitivo, seja pelas sequências cinematográficas em todas as lutas, pela incrível quantidade de personagens e customização ou a diversidade de conteúdo disponível para ser aproveitado. Para ficar melhor só faltou a dublagem em PT-BR, mas a Bandai Namco mantém seu carinho com o público brasileiro, entregando um jogo totalmente localizado e respeitando a tradução que a franquia possui no Brasil. No entanto, por mais maravilhoso que seja, prepare-se para desembolsar um pouco mais de dinheiro para ter acesso aos DLCs com mais personagens jogáveis.

97 %


Prós:

🔺 O jogo definitivo para os fãs de Dragon Ball
🔺 Excelente trabalho no estilo e direção de arte
🔺 Sensação de lutas frenéticas com a velocidade dos combates
🔺 Muitos personagens para jogar
🔺 Diversos modos de jogo para aproveitar a franquia
🔺 Sistema de “What If…” e para recriar batalhas épicas

Contras:

🔻 Pequenos problemas com a câmera para acompanhar as lutas
🔻 Nem todo conteúdo pode ser desbloqueado dentro do jogo
🔻 Falta de clareza em algumas condições ou missões dentro das batalhas

Ficha Técnica:

Lançamento: 07/10/24
Desenvolvedora: Spike Chunsoft
Distribuidora: Bandai Namco
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series
Testado no: PS5