Skip to main content

Desde seu lançamento, Dead by Daylight mantém um ritmo constante de implementações que sempre trazem mais terror para os fãs. Desta vez a novidade é o lançamento do título no Nintendo Switch trazendo consigo a sua variada seleção de assassinos famosos e sobreviventes para promover partidas cheias de gritos, perseguições e muito sangue onde quer que você esteja.

Dead by Daylight é um jogo de ação em um multiplayer online assimétrico, onde um jogador controla o assassino que perseguirá o grupo de quatro jogadores que vão tentar escapar desta ameaça. No início muitos podem torcer o nariz para o jogo devido ao seu visual um tanto fraco (me incluo nesta lista), mas com algumas partidas já se surpreenderão e vão descobrir que aqui há uma fórmula que garante uma jogatina divertida e com momentos verdadeiramente assustadores.

Um olho no peixe e outro no gato

Em Dead by Daylight os jogadores vão enfrentar partidas online ao melhor estilo esconde-esconde. Mesmo sem um modo campanha o jogo se preocupa em apresentar um contexto: uma entidade malévola teve a brilhante ideia de reunir personagens de várias realidades para se alimentar de suas esperanças. Colocando essas pessoas cara a cara com os cruéis assassinos de seus mundos, ela te dará a chance de fugir, mas independente do resultado, a criatura pouco a pouco consumirá pedaços de sua alma e te manterá preso neste jogo. Todas essas informações contextuais são exibidas através dos textos nos menus e mesmo sem ser algo tão profundo ajuda a motivar os jogadores em seus objetivos, seja lá qual for o seu lado nesta história.

Imagem do jogo Dead by Daylight
O reparo pode ser mais rápido se você tiver a ajuda de um amigo.

O objetivo dos sobreviventes é consertar os geradores de energia para ativar o portão de saída. Parece fácil né? Mas não é! Do outro lado da história o assassino estará caçando o grupo. Seus sentidos estão sempre atentos a qualquer detalhe do cenário e basta um corvo levantar voo para saber que alguém passou por ali. Na prática, as partidas são realmente desafiadoras, os cenários estão cheios de obstáculos que podem dedurar sua localização e, além disso, há poucos recursos de cura ou itens que podem afastar o inimigo.

Como assassino, o seu objetivo também será simples: caçar os sobreviventes e entregá-los em um sacrifício para a entidade. O problema é que os jogadores se espalham pelo cenário e mesmo sem comunicação por chat, eles são capazes de te enganar, atraindo-o para longe dos equipamentos para que outra parte do grupo possa consertá-los. Tanto o nível de dinamismo quanto a dificuldade das fases dependem das escolhas de cada jogador.

Imagem do jogo Dead by Daylight
Uma mãozinha para se reerguer é sempre bem-vindo!

Se por um lado os objetivos são simples, alcançá-los requerem muita atenção e agilidade. O tempo para reparar as máquinas, por exemplo, pode ser suficiente para que o assassino te encontre e interrompa o serviço, ainda mais se você errar algum comando fazendo com que a máquina sofra uma leve explosão. Se você for pego e pendurado no gancho, ainda terá 2 minutos para tentar se livrar. Essas regras fazem com que as partidas de Dead By Daylight sejam balanceadas. Mas para dar uma mãozinha, ou tornar as coisas um pouco mais divertidas o jogo oferece itens e habilidades úteis para ambos os jogadores. Há coisas como: kits de primeiros socorros, caixa de ferramentas, lanternas e entre outros, mas não espere encontrá-los tão facilmente.

Cada personagem possui níveis de experiência que vão subindo conforme você os utiliza. Subindo de nível você vai desbloquear habilidades únicas que podem, por exemplo, te dar maiores vantagens de velocidade, melhorar sua visão para identificar a posição dos aliados e muitas, MUITAS outras opções. Você também pode equipar objetos para iniciar a partida já com alguns itens que podem te auxiliar. O mesmo vale para os assassinos que também possuem habilidades e a possibilidade de equipar novos itens e equipamentos.

Imagem do jogo Dead by Daylight
Você vai para o mundo invertido, sim senhor!

No Switch, Dead by Daylight oferece 10 opções de sobreviventes, 9 assassinos e 3 pacotes de cosméticos com itens exclusivos, isso é interessante pois em outras plataformas os personagens como: o Palhaço, a Enfermeira ou o Espírito de Rin precisam ser adquiridos através de DLCs ou comprados com uma enorme quantidade de pontos dentro do jogo. Mas mesmo com este conteúdo inicial, essa versão não traz os pacotes dos filmes como: Jogos Mortais, Halloween ou o recente Stranger Things e entre outros, estes ainda precisam ser comprados separadamente.

Fazendo escolhas que podem custar sua vida

A experiência no console da Nintendo é, talvez, um pouco menos agradável se comparado a outras plataformas, a começar pelas longas telas de carregamento que ocorrem diversas vezes durante a jogatina. Há também problemas de carregamentos de texturas que por diversas vezes decidem não carregar deixando o visual dos personagens com uma aparência manchada, o mesmo ocorre nos cenários. Convenhamos que o jogo não é o mais bonito desta geração, e essas falhas nas texturas parecem ser crônico de Dead by Daylight já que também ocorrem em outras plataformas mesmo que a frequência seja menor.

Imagem do jogo Dead by Daylight
Momentos antes da desgraça acontecer.

Ignorando o visual e as animações um tanto esquisitas, você vai enxergar um jogo extremamente divertido e talvez até viciante dependendo do seu gosto pelo tema e personagens disponíveis. As partidas são simples, mas como todos aqui são controlados por diferentes pessoas, as situações são totalmente inesperadas e não há como prever quem vai se dar bem no final das contas. Acredito que isso é que promove as boas surpresas e até alguns sustos durante as fases.

Todas as fases são geradas proceduralmente, ou seja, os itens sempre estão dispostos de forma diferente a cada partida. Desta forma, não adianta decorar a localização dos geradores ou dos baús, nem mesmo tentar imaginar o que é que vai haver dentro deles. Isso faz com que os jogadores sempre tenham que explorar os cenários e mantém a tensão durante o jogo.

Imagem do jogo Dead by Daylight
Sai pra lá! Não me venha com seus joguinhos.

Curiosamente Dead by Daylight não tem opções para mudar a linguagem do jogo, ao invés disso o título parece seguir o idioma do sistema do console. No PS4, por exemplo, o jogo está localizado em português brasileiro devido a linguagem do sistema. O Switch, infelizmente, ainda não possui total suporte no Brasil e desta forma o máximo que conseguimos é configurar o sistema para português de Portugal, mesmo assim a linguagem do jogo é apresentada somente em inglês. A tradução seria interessante para melhor compreensão da história e também para entender a função de cada uma das diversas habilidades disponíveis na rede de melhorias. Uma opção para mudar a linguagem resolveria essa questão.

Um outro problema crônico de Dead by Daylight é a falta de jogadores online, vai ser comum você aguardar alguns minutos para encontrar partidas com jogadores aleatórios, mas a coisa fica pior se você escolher jogar como assassino, aqui você provavelmente desistirá simplesmente porque pode levar muitos minutos para entrar em uma partida. Jogar com os amigos da sua lista resolve o problema, mas é curioso como um jogo que recebe tantos conteúdos ainda sofra com a falta de jogadores, é também lamentável, pois por mais que o visual possa não ser dos melhores, o título é sim bastante divertido e merece mais atenção.

Imagem do jogo Dead by Daylight
Você tem certeza de que é esse o caminho correto?

Fora as adições de conteúdo e alguns itens exclusivos, não há nada de muito especial na versão do Switch, até o momento não houve nenhuma interação que utilize os recursos de movimentos dos Joy-Cons. É claro que jogar no modo portátil e levar o terror para onde você estiver é sensacional, mesmo que isso custe um pouquinho do desempenho que temos em outras plataformas. Sim, ocorrem quedas de frames, problemas de texturas e não temos a localização dos textos, mesmo assim é uma ótima adição na biblioteca de jogos do Switch.

Dead by Daylight não é um jogo bonito e tem problemas técnicos que felizmente podem ser resolvidos no futuro com as atualizações. Ele oferece uma quantidade enorme de conteúdos que incluem personagens de filmes famosos que certamente vai agradar muitos fãs, mas principalmente: o jogo tem uma fórmula simples que promove partidas únicas a cada jogada. Só torço para que mais jogadores deem uma oportunidade para o título e que isso possa facilitar o encontro de partidas em ambos os modos. Por parte da desenvolvedora, a Behaviour Interactive, ainda há muito conteúdo planejado para implementar e eu, que no início torci o nariz, agora estou ansioso para saber o que mais pode vir além do Demogorgon (personagem que não vejo a hora de comprar).

Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024
Imagem do review de Contra: Operation Galulga

Review – Contra: Operation Galuga

Marco AntônioMarco Antônio26/03/2024