Skip to main content

Jogos com foco em atmosfera estão entre meus favoritos. Sejam aqueles com atmosfera tensa como Inside, ou aqueles mais relaxantes como Journey. Quando recebi Caravan Sandwitch, não sabia do que se tratava e fui atrás somente de um gameplay rápido e parecia que teria uma experiência parecida com essa segunda citada aqui.

O game traz uma proposta de exploração de um mundo aberto em que não é possível morrer. Em termos de história, Sauge, a protagonista, volta para seu planeta depois de um chamado de sua irmã que está desaparecida. Essa irmã já estava desaparecida há anos, e seu sinal aparecendo agora traz mistérios, no qual gira todo o jogo.

Uma trama misteriosa

A moça volta para seu planeta natal anos depois de quando saiu. Seu objetivo, como dito acima, é encontrar sua irmã, mas ela passará por várias outras aventuras até chegar em seu objetivo. O local conta com alguns NPCs e eles participarão de sua jornada, seja direta ou indiretamente.

Boa parte deles rendem missões paralelas, mas um deles é o mais importante. Nèfle é uma de suas amigas que também está à procura de Garance. Por isso, ambas se aliam nessa busca. Os personagens têm backgrounds interessantes, mas achei que a localização PT-BR exagerou a mão no uso da língua neutra nos diálogos dos personagens. Sinceramente, tive que mudar para inglês, que é uma língua com pronomes neutros oficiais e a única outra que domino. No caso do jogo em inglês, curiosamente, não existe excesso nesse sentido. Além disso, enquanto jogava em português, as legendas ficavam em francês com frequência e meu francês só funciona para nomes de algumas comidas.

Caravan Sandwitch tem um mistério em sua trama, não só por conta do paradeiro da irmã da protagonista, mas também por causa de um indivíduo misterioso que aparece com frequência. Mas aqui fica um desabafo frustrado: o jogo simplesmente empacou em determinada parte enquanto jogava. Não conseguia avançar de jeito nenhum e a situação só foi resolvido após um patch. Por conta disso, passei dias sem jogar o game e até acabei perdendo interesse por isso. Pode ser que você, leitor, não tenha esse problema.

Caravan Sandwitch

O jogo tem várias missões secundárias que rendem os recursos que o jogador mais precisa. Elas também dão mais contexto ao mundo do jogo, a alguns acontecimentos no período em que a protagonista esteve ausente de sua terra natal. Todas as interações entre personagens são legais, seja entre humanos, robôs ou ainda sapos humanoides, uma outra raça no mundo do jogo.

Caravan Sandwitch tem gameplay agradável, mas repetitivo

Em termos de gameplay, ele é bem repetitivo. Por todo o jogo, você precisa explorar a região atrás de recursos chamados de componentes. São quatro níveis diferentes, com dois deles sendo mais difíceis de serem encontrados. O progresso do jogo só acontece caso você coleta uma determinada quantidade desses componentes por algumas vezes. Essas vezes estão atreladas aos diferentes equipamentos que você adquire para progredir no jogo. Cada vez, a quantidade aumenta. Ou seja, já no final, fica mais de difícil de encontrar esses recursos e você já vai ter feito buscas outras vezes, tornando o jogo repetitivo.

Caravan Sandwitch é sobre exploração a pé ou com sua van. Com o progresso, você adquire um radar que mostra o que está ao seu redor, um ganho para abrir locais e criar tirolesa, e um terceiro que energiza aparelhos. Esses equipamentos vão destravando acesso a novos locais. O gameplay em si é bom, os controles respondem bem, os novos equipamentos deixam a exploração mais dinâmica, mas isso não tira a repetição do gameplay.

Caravan Sandwitch

Não existe combates, já que não existem inimigos. Sauge pode cair de qualquer altura e nada acontece a ela. A parte de água não é o suficiente para afoga- lá. Ou seja, não existe game over. O maior desafio do jogo é entender como acessar determinados locais, seja com os equipamentos mencionados, ou ainda escalando e acessando locais a pé em momentos de plataforma.

O jogo tem belos visuais, é o maior charme do jogo. O mundo é bem bonito, mesmo existindo pouca variação de cenários, com uma parte sendo floresta e outra bem maior como deserto. Os personagens são carismáticos, mesmo que eles não sejam dublados. A trilha sonora é ótima, adiciona bastante atmosfera ao jogo. É um jogo com potencial, mas minha experiência foi frustrada por bugs, infelizmente. O jogo é relativamente curto, eu terminei em 9 horas, mesmo fazendo várias missões extras, e o tempo seria ainda menor se não fosse o que aconteceu com meu jogo.

Caravan Sandwitch tem ainda dois finais, mas a repetição de gameplay não adiciona ao fator replay para que você jogue tudo de novo só para conseguir o outro final que falta. Até o momento em que essa review foi escrita, ainda não existe preços revelados, o que dificulta um pouco saber se ele vale o preço cobrado pelo que entrega de conteúdo.

70 %


Prós:

🔺 Gráficos charmosos
🔺 Trilha sonora que adiciona atmosfera
🔺 Trama intrigante

Contras:

🔻Gameplay repetitivo
🔻Câmera constantemente esbarra em alguma coisa
🔻Localização PT-BR precisa de ajustes
🔻Bugs que atrapalharam minha experiência pré-lançamento

Ficha Técnica:

Lançamento: 12/09/2024
Desenvolvedora: Studio Plane Toast
Distribuidora: Dear Villagers
Plataformas: PC, PS5, Nintendo Switch
Testado no: PC

The Plucky Squire

Review – The Plucky Squire

Raphael GiannottiRaphael Giannotti17/09/2024
Copycat

Review – Copycat

Carlos AquinoCarlos Aquino17/09/2024

Review – BZZZT

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.17/09/2024